A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada desde o dia 12, deste mês, numa Campanha de Intensificação Ativa de Casos de Tuberculose, que vai seguir até o próximo dia 26. A ação está sendo realizada, por meio do Ambulatório de Tuberculose, que o município mantém no antigo Centro de Saúde, na rua Ouvidor Freire e as informações estão sendo difundidas, por intermédio da rede pública de saúde, UBS e demais repartições.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e o intuito é prevenir, identificar os sintomas desde o surgimento e oferecer ao paciente, opções de tratamento em tempo que permita ser curado com maiores chances. As pessoas, ao apresentarem situação de suspeita, ou seja, que estiverem com tosse contínua e com secreção por até três semanas, podem estar com a doença. Para essas situações, a orientação é para que a pessoa procure o Centro de Saúde, onde está instalado o Ambulatório, que será submetida ao exame de tuberculose e demais encaminhamentos.
Essa intensificação para identificação de pessoas infectadas é realizada, sistematicamente, onde o foco é identificar, precocemente, a doença e iniciar o tratamento, de tal modo que seja também interrompido o ciclo de transmissão. No Brasil, informes do mais recente relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), apontam que a tuberculose é a doença infecciosa, que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS.
Os dados de 2.020 apontam que foram notificados, aproximadamente, 69 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença.
O Ambulatório de Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h.