A Secretaria de Saúde prepara para este sábado, 17, com as participações das equipes dos Ambulatórios de Saúde Mental, adulto e infantil, dos dois CAPS III e AD III (Florescer e Renascer), que oferecem atendimentos gratuitos 24h, uma grande mobilização na praça central, marcando a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. O tema escolhido é ‘Cuidar Salva Vidas’, uma mensagem simples mais objetiva.
Na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 12h, profissionais de saúde e voluntários estarão com tendas, oferecendo serviços e entretenimento, com oficinas culturais, shows de música com convidados (entre eles pacientes e funcionários) e dança circular. A escolha desse local também não foi por acaso, pontuou a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, pois reúne e circulam pessoas de todas as regiões da cidade, que aproveitam a folga para fazer suas compras, pagar contas, enfim, resolver pendências, que durante os dias de trabalho não conseguem.
Além dessa movimentação no sábado, ao longo do mês, as equipes da UBS, Ambulatório e Centros de Atendimento Psicossoocial estarão compartilhando informações sobre o Setembro Amarelo, tratando sobre os cuidados, sintomas que as pessoas propensas a atitudes mais extremas podem apresentar e as opções de acolhimento disponíveis na rede pública. A UBS Estação já realizou uma ação para seus usuários e a do Aeroporto 3, tem agendado para a segunda quinzena.
Através dos Caps III Florescer (Rua da Concórdia, 4881, no Jardim Milena), na Região Norte e CAPS AD III Renascer, ao lado da UBS Estação (Rua Cavalheiro Petráglia, 80), na Região Oeste, as pessoas podem encontrar apoio a qualquer hora do dia ou da noite.
Para a psicóloga Roberta Vilela Maía, da Secretaria de Saúde, a iniciativa é muito importante, pois ajuda na conscientização das pessoas sobre o assunto, trabalha a valorização da vida e auxilia a população a participar dos acessos e tipos de serviços para a prevenção para quem está enfrentando dificuldades.