A secretaria municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira a vacinação contra gripe H 1N 1, que segue até final de maio em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde e os núcleos de Estratégia de Saúde (antigos PSFs). Nessa primeira semana a imunização está preferencialmente voltada para as pessoas acima de 60 anos, os profissionais de saúde e professores das redes públicas e particular de ensino. A vacina está sendo oferecida sempre das 10 h às 16 h, sendo que no dia 12 de maio, um sábado, será realizado o chamado dia ‘D’, em que haverá equipes especiais e expediente nas unidades das 8 h às 17 h.
Conforme toda a logística elaborada previamente pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, a vacinação foi iniciada nessa segunda-feira dentro da normalidade e sem intercorrências. O comparecimento do público também foi normal, sem a formação de filas e as dúvidas que algumas pessoas apresentavam foram logo esclarecidas nas recepções. A partir da próxima semana, sem prejuízo das pessoas idosas e profissionais da saúde e educação que continuarão sendo atendidas, serão acrescidas as crianças com menos de 5 anos, gestantes, puérperas, portadores de algumas patologias que podem acarretar a redução da imunidade pessoal e pacientes reclusos ou internados, entre outros.
De acordo com a secretaria de Saúde, foram enviadas para Franca nesse primeiro lote 27 mil doses de vacina, o que pode ser ampliado de acordo com as necessidades. Nesta quarta-feira, 25, logo após meio dia deve ser divulgada pela Vigilância Epidemiológica uma primeira preliminar com os números da cobertura desses dois primeiros dias da campanha.