A Secretaria de Saúde reforça que já está em pleno funcionamento desde a última segunda-feira, o Projeto de Teleconsultas e orienta à população que o novo serviço é destinado, exclusivamente, a pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19.
Poderão receber o atendimento, as pessoas que apresentarem tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenham recebido resultado positivo para Covid, que tenham tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar.
Para o agendamento da Teleconsulta, o paciente deve entrar em contato de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, pelos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923 ou poderá encaminhar mensagem de Whatsapp para o número (16) 3711-1999, além do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A secretaria destaca que a consulta é individual e intransferível, portanto, outros membros da família também deverão efetuar o seu agendamento, caso necessitem de atendimento. Após a marcação da teleconsulta, o interessado receberá a confirmação do atendimento, com dia e horário em que receberá a ligação do médico.
É importante que o paciente tenha um número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho pode ser celular, computador ou tablet, desde que tenha câmera e microfone, além de conexão com a Internet (Wi-fi).
A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A Teleconsulta é um procedimento sigiloso, onde o paciente deve estar em um ambiente silencioso e fechado, com boa iluminação e que tenha privacidade para ouvir bem e responder com clareza o que lhe for perguntado.
A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde.
Teleconsulta
A Teleconsulta é uma forma de consulta médica usando a tecnologia, por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. O médico avalia a pessoa e pode solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário.
É importante que os interessados mantenham o cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado.
Para a realização deste novo serviço, a Secretaria de Saúde conta com uma equipe médica e estrutura tecnológica para oferecer as consultas on-line, sem que a pessoa precise sair de casa.