A Secretaria de Saúde informou que as ações do 'fumacê' nesta quinta-feira, 2, serão realizadas no Jardim Guanabara, Maria Rosa e Vila Exposição, no quadrilátero das ruas Hipólito José da Costa, Plácido Barbosa, José da Silva e Joaquim Gonçalves, a partir das 18 horas.
Nesta sexta-feira, 3, será a vez dos bairros City Petrópolis e Jardim Ipanema. A área abrangida será em torno das ruas e avenidas Santa Terezinha, Coelho Neto, Theodomiro Ramos, São Francisco e Miguel Lourenço de Oliveria.
Nesta semana, o trabalho já atendeu as ruas dos Jardins Francano, São Luiz e Palestina.
Durante a passagem do carro, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O produto não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
O trabalho do fumacê começou no dia 9 de fevereiro e já percorreu mais de 30 bairros em todas as regiões da cidade.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os critérios para realizar a nebulização são os locais que apresentam mais casos da doença. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, têm contribuindo para a redução de casos da doença.
Até esta quinta-feira, foram contabilizados 2.657 casos da doença e 10 óbitos confirmados, sendo o último ocorrido no dia 29 de março, de um homem com 77 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.