O Programa 'Saúde Visual nas Escolas', colocado em prática pela Prefeitura de Franca, através de uma ação integrada das Secretarias de Educação e Saúde, está possibilitando, preventivamente, identificar na rede de ensino, os estudantes com dificuldades de aprendizado em decorrência de problemas visuais. Dois profissionais oftalmologistas seguem percorrendo, semanalmente, as unidades de ensino, um em cada período, mediante prévio agendamento conduzido pelo Centro Oftalmológico e oferecendo esses atendimentos em um gabinete móvel.
Esse acompanhamento começou no primeiro semestre com os estudantes da Escola de Educação Básica ‘Emília Tarantelli’, na Cidade Nova e já passou por unidades do Parque Progresso, Santa Rita, Recanto Elimar, Santa Bárbara, Jardim Aeroporto 3 e Jardim Primavera e, hoje, está no Jardim Paraty, onde mais de 700 crianças passaram por atendimento. Antes da realização da consulta, os estudantes passam dentro das salas de aula, sob a responsabilidade da professora, por uma triagem preliminar, mediante testes que permitem identificar se a criança está com limitações no enxergar.
Mais 2 mil crianças passaram por esses testes nas unidades até o momento, visitadas pelos oftalmologistas. Dessas, em torno de 950 foram encaminhadas para serem atendidas pelos médicos, sendo que alguns estudantes receberam prescrições para a utilização de óculos.
A Secretaria de Saúde fornece as armações e as respectivas lentes, atendimento esse que é priorizado para famílias carentes.
Escolas atendidas
Durante este ano, foram atendidos os estudantes das Escolas Municipais ‘Emília Tarantelli’, na Cidade Nova; ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso; ‘Christiane Dezuani’, no Recanto Elimar; ‘Fausto Alexandre Teodoro’, no Jardim Santa Bárbara e, por fim, ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3, da Emeb ‘Paulo Freire’, no Jardim Aviação e deste a semana as consultas estão concentradas na Emeb ‘Profa. Maria Antônia Stevanato’, no Jardim Paraty. Nesta unidade, passaram pela triagem 164 estudantes, que estão sendo examinados, uma média de 50, em cada sexta-feira, com previsão de término para o próximo dia 2.
O objetivo do Programa 'Saúde Visual nas Escolas' é a prevenção, onde os pais das crianças têm contato com os profissionais de saúde e o atendimento permite identificar possíveis limitações de visão apresentadas em sala de aula, por meio do diagnóstico. A partir de cada situação é disponibilizado, através dos serviços na rede, o atendimento adequado para melhorar o processo de aprendizado.
No último bairro, onde a equipe esteve, foram atendidas 124 crianças previamente triadas da Escola Municipal ‘Paulo Freire’, no Jardim Aviação.