O Ministério da Saúde certificou cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Franca pelos serviços prestados à população, mediante análise de diversas exigências previamente estabelecidas pelo órgão.
As qualificações foram publicadas na Portaria nº 1.021 do Diário Oficial da União em 24 de julho, e contemplam as unidades da Estação, Jardim Guanabara, Leporace, Aeroporto III e Ângela Rosa. Dentre os critérios analisados, estão indicadores essenciais, oferta de ações e serviços, produtividade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde.
Com a publicação da portaria, as cinco UBSs podem obter mais recursos. Elas fazem parte do grupo de unidades de Franca, que prestam serviços à população em horário estendido, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Isso, inclusive, foi levado em consideração pelo Ministério da Saúde para garantir a certificação.
As cinco unidades foram responsáveis por 219.034 atendimentos/procedimentos em Franca, de janeiro a julho de 2023. A Estação registrou 46.063; no Guanabara foram 35.176; Leporace apresentou 46.007; no Ângela Rosa 55.920 e 35.868 na UBS do Aeroporto III.