
A Secretaria de Saúde contabiliza 15.122 pessoas imunizadas contra a gripe, cuja campanha teve início na primeira semana de abril. O imunizante está sendo aplicado nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas.
Leziane Vilela, diretora do Departamento de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, explicou que as doses podem ser aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. “Está tendo uma boa adesão e vale ressaltar a importância da vacinação. Ainda mais agora com o tempo seco e frio, o vírus da Influenza circula muito mais e transmite com maior facilidade. Então a principal forma de prevenção é a vacina”, disse.
Tem gente que não dispensa tomar a dose para evitar a gripe. É o caso de Eunice Garcia, de 75 anos, que compareceu à UBS do Jardim Paulista nesta segunda-feira. “Há 15 anos, tomo a vacina religiosamente todo ano. É muito importante se vacinar. Nunca fiquei doente, desde que comecei a tomar a vacina”, contou.
A aposentada foi acompanhada da irmã, de 81 anos, Maria Berdu Garcia que também não fica sem receber o imunizante. “A vacina previne mesmo, eu tomo e recomendo. E nem dói”, comentou.