A Vigilância Sanitária continua com suas equipes atuando 24h, para o cumprimento das normas de proteção contra a disseminação da Covid-19 contidas no Plano São Paulo e reforçadas pela Prefeitura. O intuito é reduzir a taxa de transmissão do vírus e o número de casos positivos na cidade. Nesta terça-feira, agentes de fiscalização estiveram focados nas dezenas de reclamações registradas pelo canal Covizap (99917-2802), lançado pelo prefeito Alexandre Ferreira na semana passada, com o objetivo de dar maior agilidade aos atendimentos.
E dentre as muitas denúncias recebidas, uma delas foi constatada por um dos agentes de fiscalização, que esteve na agência central da Caixa Econômica Federal, onde havia uma fila grande e sem obediência às regras de protocolo sanitário, medida que é papel da instituição, de modo a garantir o distanciamento físico. Segundo a Vigilância, o banco tem a recomendação de cumprir o protocolo sanitário para garantir a saúde de seus funcionários e clientes, que estão em busca de algum serviço. Face a constatação foi lavrada uma autuação e os responsáveis terão a partir dessa data, 10 dias para apresentar recurso que será avaliado.
A punição para desobediência nessa natureza pode valer uma multa que varia de R$ 10 mil a R$ 290 mil, conforme recente Decreto Municipal. Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, estão sendo fiscalizados outros bancos e casas lotéricas, cujas reclamações têm sido constantes e o funcionamento dos estabelecimentos de serviços considerados não essenciais.
A preocupação é não permitir qualquer tipo de aglomerações, onde as pessoas responsáveis pelos estabelecimentos estão sendo orientadas sobre suas obrigações, ficando sujeitas às punições previstas. Aliado à esses cuidados em cada local, deve ser oferecido álcool em gel para higienização das mãos e as pessoas utilizarem máscara, obrigatoriamente.
Denúncias
Além do canal do Covizap (99917-2802- que recebe mensagens via aplicativo de whatsapp), a Prefeitura disponibiliza para o trabalho de fiscalizações durante o expediente comercial o tel. 3711-9415 ou então na Guarda Civil, 24 h, no tel. 153. Todas as denúncias recebidas passam por uma triagem e são encaminhadas para a fiscalização.