Segurança
Parque do Trabalhador ganha academia para Pessoas com Deficiência
A Prefeitura de Franca avança na valorização e inclusão das pessoas com deficiência e acaba de colocar à disposição da população um segundo equipamento para prática de esportes em uma região de fácil acesso, o Parque do Trabalhador ‘Papa João Paulo II”, entre os bairros São Tomaz e Parque dos Pinhais.
O conjunto de equipamentos é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, com quem foi formalizado um Termo de Parceria através do Programa Cidade Acessível. Franca foi contemplada com a transferência de uma academia adaptada no valor de R$ 45 mil, composta por uma máquina de bíceps; uma máquina de puxada alta; uma máquina de supino; máquina de tríceps; uma máquina de twist e respectivas placas orientativas de Pessoas Com Deficiência (PCD).
Com a preocupação de garantir mais acessibilidade e esporte ao alcance de todos, a Prefeitura executou toda a obra de adequação e estruturação do espaço, garantindo que a instalação dos equipamentos no local, por parte da Secretaria Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, acontecesse.
Recentemente também foram instalados equipamentos que integram um playground para PCDs no conjunto Poliesportivo, ao lado da quadra de vôlei de praia, espaço pet e do ginásio ‘Amauri Destro’.
Prefeito entrega viatura e equipamentos à Defesa Civil
O prefeito Alexandre Ferreira esteve na tarde desta terça-feira, 6, na Secretaria de Segurança para entregar uma nova viatura 4x4 e um conjunto de equipamentos para ações da Defesa Civil. Entre eles, estão dois geradores, dois tanques, 5 motosserras, uma dúzia de holofotes, 3 megafones e uma barraca desmontável.
Esse é mais um investimento de grande importância, que proporcionará melhores condições de trabalho para as equipes que atuam em situações emergenciais. Recentemente, foram feitos investimentos em capacitações com membros da Defesa Civil, integrantes da Guarda Municipal, da própria Prefeitura e outros segmentos ligados à segurança, participando de um curso de teor preventivo, com conteúdo focado nas orientações gerais para as ações de campo, antes, durante e posterior aos sinistros.
De acordo com o prefeito, esse reforço na estrutura da Defesa Civil, obtido com apoio do deputado estadual Sebastião Santos, vai ajudar em períodos de chuva, quando são frequentes os registros de alagamentos na área urbana. Além disso, o material incorporado será útil no combate a pequenos incêndios, em áreas públicas e de preservação ambiental, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A Prefeitura tem atuado e contribuído também para melhorar ainda mais a estrutura das forças de segurança na cidade. Nesse sentido, entre outros investimentos, foram adquiridas e entregues 20 viaturas, como motos, carros e caminhões para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
Guarda Civil reforça presença na área central da cidade em horário ampliado do comércio
A partir desta terça-feira, 6, a Guarda Civil Municipal estará na área central de Franca para garantir ainda mais segurança à população, durante o horário estendido de Natal do comércio. A unidade móvel, um micro-ônibus, ficará à disposição na Praça Nossa Senhora da Conceição, próximo à Fonte Luminosa, das 10h às 22h, expediente que será repetido até o dia 23 de dezembro. No dia 24 de dezembro, o horário de funcionamento será das 9 às 18 horas.
Com a base móvel, um dos objetivos é ampliar o monitoramento e a segurança do local, que recebe milhares de pessoas por dia, oriundas dos mais diversos bairros da cidade e dos municípios vizinhos. O micro-ônibus dispõe de quatro câmeras de segurança externas, através das quais, os guardas terão uma visão ampliada do fluxo de pessoas e veículos transitando pelas proximidades, permitindo uma pronta intervenção quando for identificada alguma situação de anormalidade.
A Secretaria de Segurança, a quem a Guarda Civil está vinculada, informa que três guardas civis se alternarão no trabalho de vigilância na região central, durante o período natalino, acompanhando o horário de expediente das lojas. Além disso, haverá ainda uma viatura de apoio, que estará em rondas diárias pelas ruas das 9 às 22 horas.