Email  

Segurança

Aumento de furtos de fiação prejudica trânsito e serviços na cidade

 WhatsApp Image 2022 07 08 at 17.19.15
     Franca, a exemplo do que tem ocorrido nas principais cidades de médio e grande portes do país, está enfrentando problemas constantes com furtos de cabos de energia elétrica, prejudicando a sinalização de trânsito e o bom funcionamento das repartições municipais. As autoridades da área de segurança estão em alerta e com um esquema de monitoramento preventivo naqueles pontos de maior incidência e esperam contar também, com o auxílio da população. Ao observar qualquer movimento estranho (por exemplo, pessoas subindo em postes ou árvores durante a madrugada), as pessoas deverão acionar de imediato os telefones 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal).
     Além de prejuízos aos cofres municipais, essas ações causam transtornos e comprometem os serviços prestados à população. 
     Em um balanço parcial, o setor de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente, que realiza essas manutenções, informa que nos últimos dias, houve o registro dessas práticas de furtos de cabos de energia, em semáforos no cruzamento das Avenidas Champagnat com Ismael Alonso y Alonso, na Alameda Arminda Nogueira, imediações da igreja Santa Rita (duas vezes) entre a Av. Ismael Alonso y Alonso e rua Voluntários da Franca e na Av. Champagnat, por duas vezes seguidas, em frente ao antigo Colégio Champagnat. 
     Na UBS da Estação foi registrado o furto de fiação, comprometendo o atendimento na quinta-feira, afetando também a rotina do ACAR (Ambulatório de Crianças de Alto Risco), que funciona em anexo e os atendimentos odontológicos. Outra ocorrência de furto de cabos e equipamentos aconteceu no Centro Comunitário do Parque Vicente Leporace, que funciona em área cedida pela Prefeitura.

 

Mobilização coletiva 
     O secretário de Segurança, Marcus Araújo, a quem a Guarda Civil está vinculada, reforça que as rondas noturnas estão sendo intensificadas por toda a cidade, especialmente, nesses pontos de maior incidência. Estão sendo feitas gestões também, junto aos comandos das Polícias Militar e Civil, visando dedicarem uma atenção especial a esses tipos de delitos.
     Em uma outra frente, Guarda Civil, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária têm feito operações em estabelecimentos, que comercializam materiais usados e outros, onde o foco é chegar aos receptadores. 
     Os prejuízos são consideráveis e a população acaba sendo a maior prejudicada. Nas últimas semanas, escolas, unidades de saúde, semáforos, praças e obras foram alvos dessas práticas delituosas. 

Segurança alerta para interdições no trânsito

 interdicao B
     A Secretaria de Segurança, por meio do Departamento de Trânsito, alerta aos motoristas para algumas interdições de importantes ruas e avenidas da cidade, neste início de semana, tendo em vista a execução de obras de redes de esgoto.
     Para esta segunda-feira, 11, o trânsito de veículos será interrompido na rua Sacramento, entre as vias Mário David e Fortunato Barbosa, no Jardim Roselândia, no horário das 7 às 17h, para o remanejamento da rede de esgoto. A Rua Mário David terá interdição parcial, entre a rua Sacramento, no período de 11 a 15, deste mês, no horário das 7 às 17 horas.
     A Secretaria de Segurança orienta os motoristas para que nos dias e horários mencionados, utilizem rotas alternativas e evitem transitar por esses locais, visando garantir a segurança de todos. 

Segurança recebe veículo para vigilância no campo

 WhatsApp Image 2022 07 06 at 09.05.39
     Um convênio firmado pela Prefeitura, com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possibilitou a destinação de uma camioneta zero quilômetro, cabine dupla, no valor de R$ 257 mil, que deverá ser utilizada nas ações de vigilância, de prevenção e combate a queimadas no campo, conforme Plano de Trabalho apresentado. O veículo foi colocado à disposição da Secretaria de Segurança e será incorporado a frota da Guarda Civil Municipal, cuja forma de utilização será definida de acordo com as demandas verificadas e o que consta do Programa ‘Agro-SP +Seguro’
     Em sua essência, o programa ‘Agro-SP+Seguro’ tem o propósito de contribuir para o reforço da vigilância das estradas rurais do município; apoiar e orientar o município na elaboração e desenvolvimento de atividades de Vizinhança Solidária e promover reuniões com os convenentes, representantes das entidades públicas e privadas, demais interessados para o desenvolvimento e obtenção de  melhores resultados.

Segurança reforça a sinalização nos bairros

 DSC 6740
     A Secretaria de Segurança, em conjunto com a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), realizou nos últimos dias, serviços de revitalização das sinalizações vertical e horizontal em mais de uma dezena de vias públicas nos bairros da cidade. A prioridade está sendo os locais de maiores aglomerações de pessoas, próximos aos portões de entradas e saídas de alunos nas escolas, repartições como Unidades de Saúde, entre outras.
     Nos bairros Santa Lúcia e Jardim Flórida, o trabalho foi concluído durante a semana e envolveu pintura de faixas de pedestres, indicadores de ‘Pare’, além da recuperação de alguns locais, onde a sinalização estava apagada. Na Santa Cruz foram feitos serviços nas Avenidas Cláudio Cruz Ribeiro e Santa Cruz, o mesmo ocorrendo em outro extremo da cidade, no Jardim Santa Efigênia, a partir da Avenida Ministro Rui Barbosa e o bairro Santa Maria. Na mesma região, foram feitas revitalizações de sinalização na Avenida Major Moura Mattos e rua Francisco Marques, a partir do pontilhão sobre a rodovia Cândido Portinari.
     Junto com essas medidas, também estão sendo executadas a pintura e revitalização dos espaços reservados a pessoas idosas e com deficiência, além das áreas para fins de cargas e descargas. A secretaria buscando oferecer maior segurança no trânsito, segue atenta também, ao trabalho de substituição de placas danificadas em ruas e avenidas.

Segurança convoca novos taxistas

 taxi
     A Secretaria de Segurança publicou na quarta-feira, 15, através do Setor de Transporte Alternativo, o edital de convocação de 44 novos candidatos que estavam na lista de espera para a emissão da concessão da licença para o serviço de táxi na cidade. A consulta da relação completa com os nomes dos candidatos pode ser feita, através do site https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2060-15062022.pdf , no ícone Diário Oficial.
     Os convocados terão prazo a partir de segunda-feira, 20 até o dia 8 de julho, para comparecerem na sede da Secretaria de Segurança, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h (Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais). Deverão apresentar a inscrição, junto à Prefeitura, RG e CPF, CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada), certidões de antecedentes criminais (TJ/SP) e de quitação eleitoral, atestado médico ou clínica do trabalho, laudo médico atestando deficiência para Taxista PCD (Pessoa com deficiência), comprovante de endereço e o veículo, com até 12 anos de uso. 
     De acordo com o edital, as pessoas que descumprirem os prazos estipulados, perderão o direito à vaga e serão chamados os próximos nomes que constarem da lista de espera. 
     Já foram convocados pela Prefeitura, desde o ano passado até o momento, 273 candidatos, contando com esta listagem agora divulgada,  entre eles PCD (Pessoas com Deficiência). Para os taxistas deficientes estão abertas 9 vagas, mas não há lista de espera. Pelo menos, 15 profissionais até o momento, assumiram o serviço e faltam na lista de espera 178 para serem convocados.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9509 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais