Email  

Segurança

Vandalismo e furtos comprometem sinalização de vias públicas

DSC 6919 
     A Secretaria Municipal de Segurança, numa parceria com a Guarda Civil, Polícias Militar e Civil, está desenvolvendo um trabalho para identificar os infratores que estão praticando os furtos de fiação elétrica, em diversos pontos da cidade, ocasionando, além dos prejuízos materiais aos cofres públicos, o comprometimento do trânsito em alguns setores, já que a subtração dos fios tem causado a interrupção do funcionamento dos semáforos.
     Visando coibir esses atos, está sendo reforçado o patrulhamento dessas corporações nos locais, que têm sido alvo dessas ocorrências com maior frequência. 
     Através de investigações em andamento, informou o secretário de Segurança, Marcus Araújo, alguns suspeitos de crimes recentes de furto de equipamentos e fiação, a partir das caixas de controle, passaram a ser monitorados. Os mais recentes registros, alguns no último final de semana, foram identificados entre o Jardim Redentor e o Parque Vicente Leporace, envolvendo dispositivos nas avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrahão Brickmann.
     Nas praças e áreas de lazer, que a Prefeitura tem realizado manutenções periódicas, substituindo em muitas delas, as luminárias, os furtos também têm se repetido. Nos Jardins Bueno, Brasilândia, Consolação, entre outros, as equipes de elétrica da Secretaria de Infraestrutura se depararam com estragos causados nas caixas de concreto, construídas para fins de manutenção. A partir do rompimento dessas estruturas, os infratores subtraem os cabos elétricos, que têm fácil comercialização.
 
 
Combate a receptação
     Buscando complementar o trabalho pós-identificação dos responsáveis pelo furto, uma outra frente de inteligência atua para chegar aos receptadores.  Isso porque, na medida em que adquirem os produtos de origem duvidosa, eles assumem a co-responsabilidade pela prática delituosa e serão chamados a responder por seus atos. Ainda nesse final de semana, foram detectadas situações de furtos de fiação (comprometendo os semáforos), na avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e bairro Nova Franca e também no Jardim Ângela Rosa, na avenida Eliza Verzola Gosuen.
     Mesmo com esse reforço coletivo das forças de segurança, os responsáveis solicitam a colaboração das pessoas, denunciando situações suspeitas que estejam ocorrendo em qualquer horário e locais da cidade. Entre os telefones que podem ser acionados estão os da Guarda Civil (153) e Polícia Militar (190), onde a pessoa sem a necessidade de se identificar, deve ligar e indicar, com precisão, o endereço para que os autores sejam abordados e autuados.
 

Segurança programa alterações no trânsito

transito placas 
     A Secretaria de Segurança informa que a partir da próxima quinta-feira, 14, os bairros Chácara Santo Antônio e Jardim Aeroporto passarão por mudanças no sentido de direção de ruas. No bairro Chácara Santo Antônio, a rua Elpídio Benedito Pinto passará a ser sentido único, sentido avenida Paulo Roberto Cavalheiro Coelho para a rua David Oliveira. 
     Já no Jardim Aeroporto, sofrerão alterações as ruas Octávia Neiva Borges e Luís Carlos Martins. Durante toda a extensão, a rua Octávia Neiva Borges será sentido único, da rua Capitão José Pinheiro Lacerda para a rua Zeferino José dos Prazeres. 
     A rua Luís Carlos Martins terá sentido único entre os trechos da rua Capitão José Pinheiro Lacerda para a rua Octávia Neiva Borges. 
     As mudanças estarão sendo realizadas, após estudos para melhorar a fluidez do tráfego e segurança para os pedestres e motoristas. 
 

PROCON orienta sobre compras para o Dia das Crianças

calcadao2 
     O PROCON Franca, Órgão de Defesa do Consumidor, orienta os consumidores sobre as compras para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, deste mês. 
     Diante disto, o Procon orienta a fazer uma criteriosa pesquisa e avaliar não somente os preços, mas também a faixa etária, o interesse e a habilidade da criança e, se possível dar preferência aos brinquedos educativos que estimulam a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e a socialização. É necessário se certificar de que na embalagem, conste instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante como nome, CNPJ e endereço ou importador, caso o brinquedo seja importado, eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado, de acordo com as normas técnicas.
     Sobre as formas de pagamento, se possível, sempre optar pelo pagamento à vista, para evitar parcelamentos com juros, os quais futuramente podem pesar no orçamento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o preço de uma mercadoria permanece o mesmo para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, o comerciante não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito.
     Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos e Internet exija o comprovante da data de entrega que foi combinado, o prazo de desistência da compra nesses casos, é de sete dias de sua confirmação ou do recebimento do produto. 
     Como esta data gera um grande movimento no comércio, deixando as lojas e shoppings lotados, o ideal é sair de casa com uma definição do que pretende comprar, isso evitará perda de tempo e inibirá decisões impulsivas, sendo mais fácil comparar preços e qualidade do produto. 
     Além de brinquedos educativos, o Procon propõe outras opções de presentes como roupas, calçados e acessórios. Seja qual for o produto adquirido, sempre exija a nota fiscal, pois ela é a garantia de seus direitos como consumidor. 
     Mais informações podem ser consultadas no site do procon.sp.gov.br ou diretamente em sua sede, no Parque dos Pinhais, pelos telefones (16) 3721-4922 ou 3721-4757.

Segurança faz alterações em ruas do Ângela Rosa

DSC 9081 
     A Secretaria de Segurança informa que será alterado a partir desta sexta-feira, 1º de outubro, o sentido de direção da rua Dorama Sad Pedigone, no Jardim Ângela Rosa. A mudança prevê a implantação de sentido único em toda a sua extensão, sendo da rua Felicidade Lucena Nascimento para a avenida Elisa Verzola Gosuen. 
     A pintura no solo e a sinalização vertical estão sendo executadas para orientar os condutores que circulam pelo local. O objetivo desta alteração é facilitar a circulação dos motoristas e pedestres, proporcionando maior segurança.
 

Guarda Civil triplica autuações ambientais

DIP 8679.00 00 26 04.Quadro009 
     A Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança, divulgou nesta semana, um levantamento que apontou que, praticamente, triplicou o número de autuações ambientais, se comparado com o ano passado. Isso em parte se deve ao fato de ter havido a partir desse ano, o aumento de uma para duas equipes trabalhando em horários alternados,  realizando rondas rotineiras em locais considerados de maior incidência de infrações ambientais e também verificando situações pontuais recebidas em forma de denúncia pelos telefones 153 ou 3724-1033.
     Para o secretário da pasta, Marcus Araújo, isso é resultado das diretrizes estabelecidas pelo prefeito Alexandre Ferreira, desde os primeiros dias de sua administração, com uma atuação mais efetiva da corporação. O secretário destacou que esse trabalho ganhará o reforço de uma nova viatura e drones, que vão auxiliar na fiscalização. Os novos equipamentos, em fase de licitação, serão adquiridos com os recursos advindos das infrações e deliberações do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e Fundo Ambiental, com a participação do Ministério Público do Meio Ambiente.
     Ainda de acordo com as orientações da Secretaria de Segurança, atualmente, são realizadas fiscalizações todos os dias e em horários alternados, com prioridade para àqueles locais em que são registrados descartes irregulares de materiais, com maior frequência. São observadas também as comunicações de animais de grande porte soltos em áreas públicas, bem como a averiguação de denúncias de maus tratos, em que a Guarda faz a intermediação junto ao Canil Municipal para a captura, uso indevido de espaços públicos e áreas de preservação. O resultado desta ampliação das equipes é que de 122 autuações ambientais lavradas em 2.020, saltou para mais de 300 até este mês.
     Com legitimidade legal para coibir as práticas de crime ambiental, a Guarda Civil Municipal informa que tem lavrado uma média de 50 autuações por mês, nesta nova fase e reitera que o intuito não é punir e sim orientar, conscientizar e partir daí, reduzir as práticas nocivas ao ambiente e que, por consequência, comprometem a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Reforçando que todos os registros são repassados ao Ministério Público, que instaura um procedimento e a pessoa envolvida é convocada a prestar esclarecimentos. 
     O número de ocorrências gerais atendidas pela corporação municipal também cresceu, consideravelmente, nestes nove meses da nova administração, chegando a 1,1 mil contra 700 registradas ao longo de 2.020.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais