Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Segurança

Central de Monitoramento completa um mês de funcionamento

 Central original

        A Central de Monitoramento completará um mês de funcionamento nesta sexta-feira e já apresenta os primeiros resultados. A unidade conta com 56 câmeras de vigilância, em pontos diferentes da cidade, com acompanhamento 24h, o que tem permitido a intervenção das forças policiais e da Guarda Civil. Um exemplo disso, ocorreu na última quarta-feira, quando um cidadão foi flagrado na Praça Barão, no Centro da cidade, tentando invadir um estabelecimento comercial. Ele foi encaminhado pelos guardas à Central de Polícia Judiciária (CPJ).
      Outra ocorrência registrada aconteceu na Avenida Presidente Vargas, durante o furto em uma loja de celulares. Por meio da Central de Monitoramento, foi possível identificar os responsáveis.
      No bairro São Joaquim, Região Oeste, houve a prática de outro furto e com as imagens das câmeras enviadas à Polícia Militar, foi possível verificar o percurso do veículo e chegar ao responsável, para as providências junto à Central de Polícia Judiciária.
      Ainda, durante este período, dois outros ‘flagrantes’ ocorreram na Avenida Adhemar de Barros e no Poliesportivo, sendo que, neste caso, o infrator portava materiais de pichação e confessou ter praticado o ato. Em outra situação, foi registrada a prisão de um infrator que estava praticando furtos na Secretaria de Saúde, tentando subtrair aparelhos de ar condicionado. A câmera da Avenida Orlando Dompieri possibilitou a visualização da movimentação estranha, permitindo a abordagem e recolhimento do criminoso.
      
A Central
      Os equipamentos começaram a funcionar no dia 31 de agosto, com o objetivo de ampliar a estrutura de segurança, de modo a auxiliar os órgãos responsáveis. A Central de Monitoramento permitirá agir, preventivamente, em ocorrências de enchentes nas margens dos córregos.
           A partir das identificações de movimentações suspeitas, os guardas civis que operam o sistema, acionam de imediato à Polícia Militar para as medidas cabíveis ou então deslocam uma viatura da própria corporação.       
      Instalada na rua Frederico Moura, em frente à Prefeitura, a Central de Monitoramento funciona em período integral, com uma equipe de guardas civis treinada que faz o acompanhamento dos 56 pontos.
 

Prefeitura participa de curso de Proteção e Defesa Civil

 Curso Defesa Civil original

          O Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, promoveu, de 11 a 22 de setembro, o Curso de Gestores de Proteção e Defesa Civil. O evento contou com a participação da Prefeitura de Franca, através do secretário de Segurança, Marcus Araújo.
      O curso tem como objetivo capacitar gestores para a coordenação de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, voltadas às ocorrências de desastres naturais e daqueles provocados pelo homem.
      Foram discentes do curso 33 alunos, além de militares da Coordenadoria Estadual e do Corpo de Bombeiros, diversos Coordenadores Municipais de Proteção de Defesa Civil dos seguintes municípios: Franca, Serrana, São José do Rio Preto, Itaquaquecetuba, Campo Limpo Paulista, São Caetano do Sul, Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, Santos, Bauru, São José dos Campos e Jaguariúna, além do município de Madre de Deus, estado da Bahia.
      Além da parte teórica, os módulos trouxeram aulas técnicas em sala de aula e visitas a locais de risco de desastre e locais recuperados pelo poder público, contemplando um Simulado de Deslizamento de Terra no município de Mairiporã, além de visita ao CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e ao Radar Meteorológico, na cidade de São José dos Campos.
      O secretário de Segurança falou sobre a experiência. “Com o final de curso e a aplicação da prova de conhecimentos adquiridos, fiquei na segunda colocação geral do curso. Foi uma experiência que agregará muito para as ações em Franca. Agora, passarei o conhecimento adquirido aos servidores da Defesa Civil da nossa cidade, pra que estes recursos sejam utilizados aqui”, disse.
      Após a prova, ocorreu ainda a solenidade de formatura no Salão Nobre do Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
 

Segurança promove Semana do Trânsito

Semana Transito original 

          Como forma de conscientizar pedestres, motoristas e motociclistas, a Secretaria de Segurança está com diversas atividades nesta e na próxima semana. São projetos para a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
      Em parceria com a Polícia Militar, serão realizadas ações em escolas e instituições. Nesta quarta-feira, 20, às 10 e às 15 horas, o Senai será local de palestras. Às 7 horas do dia 25, será a vez do Tiro de Guerra. No dia 27 deste mês, às 15 horas, as ações serão na Guarda Municipal e às 16 horas do dia 29, a palestra será na Secretaria de Segurança.
      Além deste trabalho de conscientização, a Secretaria de Segurança revitalizará ciclovias da cidade para garantir mais segurança à população. Os trabalhos serão realizados nas avenidas Santos Dumont, Wilson Sábio de Melo, Moacir Vieira Coelho e Abrahão Brickmann.
      Também será feita, nos próximos dias, a sinalização da área de espera exclusiva para motos nos cruzamentos semaforizados nas avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso, Major Nicácio, Presidente Vargas, Hélio Palermo e Antônio Barbosa Filho, garantindo maior fluidez e segurança no tráfego.

Projeto da ‘Atividade Delegada’ é apresentado e protocolado na Câmara

 Atividade Delegada original

 Com o objetivo de garantir mais segurança e ampliar o número de policiais nas ruas, a Prefeitura de Franca enviou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 14, o projeto de lei para implantação da Atividade Delegada. A assinatura da propositura, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira, aconteceu na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com a presença de autoridades e comerciantes.
      O projeto de lei prevê que seja feito um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo, para que policiais militares possam, em suas folgas da corporação, trabalhar na Atividade Delegada, em turnos de 8 horas diárias, recebendo uma gratificação por desempenho. Com isso, além das viaturas e policiais no patrulhamento ostensivo, haverá mais PMs nas ruas. A ação será paga pela Prefeitura, auxiliando não apenas na segurança, como também nas ações de posturas da população.
      Durante a assinatura, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância da união entre os órgãos públicos para que a Atividade Delegada se tornasse realidade. Ele falou sobre a pronta cooperação do comando da PM e o diálogo com a ACIF e comerciantes para tratar de mais medidas de segurança na cidade, além do trabalho feito pela Câmara Municipal para viabilizar a medida.
      Aprovada e sancionada a lei, a documentação será enviada para a Secretaria de Segurança Pública para assinatura de convênio com o Governo do Estado. Após esse trâmite, estará autorizada a utilização dos policiais militares em Atividade Delegada.
Outras ações
      Além do projeto da Atividade Delegada, a Prefeitura de Franca investe em segurança para a população. Há 15 dias, foi inaugurada a Central de Monitoramento Eletrônico, que tem 56 câmeras em diversos pontos da cidade. O serviço funciona 24 horas por dia, integrado com as Polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta.
      A Prefeitura ainda adquiriu 24 veículos para as forças de segurança, novos uniformes, equipamentos e convocação de novos guardas para a Guarda Civil Municipal e firmou, através da corporação, uma parceria com a Polícia Civil para ações da Lei Maria da Penha, prestando apoio às mulheres vítimas de violência.
 

Trânsito promove mudança de sentido na rua Coronel Tamarindo

 Transito Coronel Tamarindo original

        A Secretaria de Segurança está implantando o sentido único de direção em trecho da rua Coronel Tamarindo, na Vila Formosa, como forma de melhorar o fluxo de veículos no local e garantir mais segurança às pessoas e aos motoristas.
      A alteração passa a valer no dia 12 de setembro, terça-feira. A rua Coronel Tamarindo será sentido único no trecho entre as ruas Evangelista de Lima e Torquato Caleiro.
      As equipes de sinalização da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) farão os remanejamentos de placas e sinalização de solo, de acordo com a nova realidade viária do local, nos próximos dias.
      O secretário de Segurança, Marcus Araújo, explicou que foi realizado monitoramento do cruzamento por vários dias pelas equipes do Departamento de Trânsito e constatado que os acidentes ocorridos no local vieram de condutores, que tentavam acessar a rua Coronel Tamarindo. “Com a mudança de sentido da via a conversão fica proibida, reduzindo desta forma os riscos de acidentes”, explicou.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais