A partir de uma parceria da Prefeitura de Franca com o Detran-SP, a cidade pode ser contemplada no começo do ano letivo de 2018 com uma arrojada campanha educativa de trânsito, a ser desenvolvida por uma equipe do Clube do Bem-Te-Vi, composta por agentes do órgão estadual e integrantes do Cptran (Comando de Policiamento de Trânsito). Para tratar do planejamento da campanha nesta terça-feira estiveram na cidade uma equipe do Detran, compostas pelo sargento Edson Centamore, cabos João Carlos Rodrigues e Ana Paula Mattoso.
Primeiramente foram recepcionados pela equipe da coordenadoria de Trânsito, na secretaria municipal de Segurança e Cidadania e depois estiveram na Prefeitura, onde mantiveram tratativas com o chefe de Gabinete, Orivaldo Donzelli e o secretário de Assuntos Estratégicos, Thiago Comparini. O intuito dessa mobilização conjunta entre Prefeitura e Detran é reduzir os acidentes e aumentar a conscientização das pessoas, a partir de um trabalho que será feito com atividades dentro das escolas junto aos alunos do segundo ao quinto ano.
Para o chefe de Gabinete da Prefeitura, Orivaldo Donzelli, a presença do Clube do Bem-Te-Vi na cidade será de extrema importância porque vai complementar um trabalho que vem sendo pela cidade, obedecidas as condições e estrutura disponíveis. Como os profissionais envolvidos com esse projeto são especializados no tema, profundos conhecedores da legislação de trânsito e uma alta vivência prática como policiais, terão muito a oferecer e caberá a comunidade aproveitar essa oportunidade. Thiago Comparini também achou oportuna essa campanha, enfatizando que a iniciativa vem de encontro com as ações colocadas em prática pela Prefeitura, com os investimentos que estão ajudando a diminuir os acidentes conforme apontam levantamentos recentes.
Até o final do mês, de acordo com o cronograma que está em fase de elaboração, será definida a data em que a campanha será realizada. Essa campanha terá também, a participação essencial da secretaria municipal da Educação. Deverá ocorrer durante três semanas seguidas, envolvendo as escolas, educadores, familiares e a comunidade como um todo, consistindo em palestras focadas nas regras básicas de obediência às leis do trânsito.