Dentro das comemorações da “Semana da Árvore”, que teve início na segunda-feira 18 e seguiu até à sexta-feira 22, inúmeras ações de educação ambiental foram realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino e também no Jardim Zoobotânico, entre elas, o plantio de mudas em diversas regiões da cidade, cuidados e preservação das áreas verdes.
Exemplo do que não pode ser feito e que foi alertado para os alunos de forma didática sobre conservação ambiental, são os constantes descartes irregulares de resíduos sólidos, como acontecia em uma área pública anexa à Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Ana Rosa Lima Barbosa, no Parque do Horto, que inclusive mantém um Programa de Educação Ambiental para os alunos.
Preocupados com a situação, a diretora Elaine Cristina de Sousa Pereira, os professores, funcionários e alunos da escola solicitaram à Secretaria de Serviços e Meio Ambiente a revitalização e o plantio de árvores no local, o que foi prontamente atendido pela secretaria, que fez a limpeza da área, o nivelamento da calçada, a instalação de bancos e o plantio de árvores, transformando o espaço, que servia para despejo de lixo, em uma área verde de convivência para os moradores do bairro. O plantio foi realizado no dia 22 de setembro, como uma das ações da Semana da Árvore, tendo início às 8h, com a presença de mais de 250 alunos, professores, servidores da escola e da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.
Outra iniciativa, realizada num esforço conjunto e exemplar entre moradores, Lions Clube e a prefeitura, foi o plantio de 50 mudas na Área de Preservação Permanente (APP) do Residencial São Domingos, que aconteceu no dia 21 de setembro, data em que se comemora o “Dia da Árvore”. Nesta ação, as mudas de árvores frutíferas foram produzidas e doadas pelo casal dona Altina e sr. Célio.
De acordo com Eliana Giuberti, Coordenadora Pedagógica de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, embora o destaque aos cuidados com o meio ambiente e o plantio de árvores aconteça de forma mais incisiva durante datas específicas de conscientização ambiental como a Semana da Árvore e Semana do Meio Ambiente, a prefeitura atua na revitalização de áreas públicas durante todo o ano, dando preferência aos meses do período chuvoso, para melhor aproveitamento das mudas.
A coordenadora cita um exemplo desses cuidados, que aconteceu nos meses de fevereiro e março deste ano na APP do Jardim Piratininga, que em razão de incêndios recorrentes em curtos intervalos de tempo, teve a mata no local degradada, com a morte das espécies arbóreas e a invasão do capim braquiária nas clareiras abertas pelo fogo. De acordo com Giuberti, o local foi revegetado, com o plantio de 5.000 mudas de espécies nativas. Completando que as árvores plantadas no local irão atuar na prevenção de erosão e favorecer a proteção do curso d’água e da fauna ali existentes.
Mais informações para adquirir mudas para calçadas e orientações para preservação da natureza podem ser obtidas no Jardim Zoobotânico, pelo telefone (16) 3703-0454.