A Semana da Árvore, que aconteceu no período de 18 a 22 de setembro, contou com inúmeras ações de educação ambiental nas Escolas Municipais e no Jardim Zoobotânico, além de plantios de árvores em pontos específicos da cidade. A Semana teve o objetivo de criar oportunidades de reflexão sobre a importância da arborização para o meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, realiza o plantio de mudas em áreas verdes não apenas em ocasiões especiais, como a Semana da Árvore e do Semana do Meio Ambiente, mas sim durante o ano todo, e de modo mais efetivo na época chuvosa para o melhor aproveitamento das mudas e crescimento das árvores.
Um exemplo desses plantios aconteceu nos meses de fevereiro e março, na área de preservação permanente do Jardim Piratininga, localizada na Rua Domingos Gomes. Em razão de incêndios recorrentes em intervalos curtos de tempo, houve a degradação da mata ali existente com a morte das espécies arbóreas e a invasão das clareiras abertas por capim braquiária.
O local foi revegetado com o plantio de 5.000 mudas de espécies nativas, prevenindo a ocorrência de erosão e favorecendo a proteção do solo e do curso d’água, além de tornar-se um atrativo para a fauna urbana.
Dentro das iniciativas da Semana, houve plantio de árvores nas seguintes datas e locais: no dia 20 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Christianne Dezuani Dias de Oliveira Barbosa; no dia 21, foi a vez da área de preservação permanente (APP) do bairro Residencial São Domingos; no dia 22, o plantio foi na EMEB Professora Ana Rosa de Lima Barbosa.
O Governo Municipal tem incentivado o plantio de árvores em calçada e faz a doação das mudas através do Jardim Zoobotânico, a fim de garantir os benefícios ecológicos, econômicos e estéticos que as árvores propiciam, como melhoria microclimática, redução da velocidade dos ventos, aumento da umidade do ar, redução da poluição atmosférica, aumento da área permeável para recarga de lençóis freáticos e prevenção de enchentes. Outro benefício é que as árvores atenuam a poluição sonora além de contribuir para o embelezamento da paisagem.
Ao adquirir uma muda no Jardim Zoobotânico para plantar em sua calçada, o munícipe recebe orientações sobre a espécie adequada ao local, qual o melhor modo de plantá-la e os cuidados com a planta.
Mais informações pelo fone (16) 3703-0454 – Jardim Zoobotânico.