A Prefeitura realizou no último sábado, 14, o Arrastão da Limpeza nas regiões do centro e da Cidade Nova, abrangendo 34 bairros. Foram recolhidos cerca de 16,7 toneladas de inservíveis. O trabalho teve a coordenação da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente com participação de agentes da Vigilância Sanitária.
O limite de ação englobou os setores entre avenidas Hélio Palermo, Ismael Alonso y Alonso e Adhemar de Barros, a partir do Jardim Consolação. Cerca de 40 homens foram distribuídos para trabalhar em oito caminhões, e recolheram os inservíveis, móveis velhos, eletrodomésticos, cadeiras e outros materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Com esse trabalho a Prefeitura procura deixar a cidade mais limpa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e contou com o apoio de equipes da Vigilância Sanitária, visitando domicílios e realizando o trabalho preventivo de orientação. O serviço foi complementado nessa segunda-feira, 16, quando um caminhão voltou a percorrer a região para apanhar o que ficou para trás.
É recomendável que os munícipes sigam algumas medidas para afastar o risco da proliferação do mosquito nas residências, orienta a Vigilância Sanitária.
Confira a dicas:
Pratos de vasos: retirar ou virar ao contrário. Pode colocar areia grossa ou fazer um furo para que a água escorra.
Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva.
Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar.
Ralos: devem permanecer sempre desentupidos e sem pontos de acúmulo de água.
Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente.
Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso.
Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável detritos e inservíveis