A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, em parceria com as entidades de defesa do meio ambiente, realizará a Semana da Água a partir desta segunda-feira, 16. Serão realizadas diversas ações até o dia 22 de maio, com o intuito de promover reflexão quanto a importância desse produto finito e que precisa de cuidados.
A programação vai do dia 16 à 22 de março e contará com visitas monitoradas nas estações de tratamento de água e esgoto da Sabesp e projetos e trabalhos educativos sobre “Uso Responsável da Água”, com palestras sobre o Saneamento Básico, ministradas por equipes de Educação Ambiental da Sabesp, e sobre “Abelhas: conhecer para preservar”, ministrada pelo Biólogo Ricardo Luís Gonçalves, nas escolas municipais da cidade.
Estão previstas também visitas monitoradas para conhecer a produção de mudas de árvores no Jardim Zoobotânico, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da arborização na preservação dos recursos hídricos. Haverá o plantio de árvores nativas em áreas públicas, juntamente em parceria com a comunidade para ajudarem nos cuidados após o plantio.
Está prevista durante a Semana, a implantação de horta e composteira e educação ambiental, na escola Profº Pedro Nunes Rocha no dia 16, pelo Engenheiro Ambiental Maurício Mayor e pela Bióloga Juliana Aparecida da Silva. A Sabesp realizará no dia 21 de março a 19ª Cavalgada das Águas do Rio Canoas, a partir das 9 horas, em parceria com a Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas, com a intenção de proporcionar oportunidade de lazer e integração com a natureza.
No dia 22, acontecerá o plantio de árvores do Projeto Guardiões de Nascentes, na área de Preservação Permanente do City Petrópolis a partir das 9 horas, com gestão participativa pelo Grupo Protetores da Natureza e comunidade. Na Escola Profº Ângelo Gosuen, o plantio de árvores terá a gestão participativa do Grupo Mulheres do Brasil/Verdejar e comunidade, no dia 22 a partir das 8h30.