Email  

Meio Ambiente

Vigilância inicia premiações do Concurso Cultural da Dengue

 PREMIACAO 2 original

           A Vigilância Ambiental começou nesta semana a entregar os prêmios para as escolas e alunos vencedores da 11ª edição do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde contra o Aedes aegypti”.
      Estarão sendo premiadas até o dia 7 de dezembro as seguintes escolas: EMEB Christianne Dezuani Dias de Oliveira, EMEB Sueli Contini, EE Pedro Nunes Rocha, EE Suzana Ribeiro Sandoval, EE Adalgisa Gualtieri, EE Coronel Francisco Martins, EMEB Vanda Thereza Badaró, EMEB Aldo Prata, EE Benedito Eufrásio, EMEB Fausto Alexandre, EMEB Maria Antônia Stevanato, EE Barão da Franca, EE Lina Picchioni Rocha, EMEB Olívia Corrêa Costa, EE Sérgio Leça, EE Lydia Rocha e EMEI Reginaldo Bove.
      O concurso foi promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Educação e o apoio da Diretoria Regional de Ensino. Os alunos participaram das seguintes categorias: Arte Visual, Slogan, Arte Gráfica, Produção Textual e Conteúdo Digital. Nesta edição, 70 escolas aderiram ao concurso, com um total de 8.694 alunos participantes do projeto e 325 inscritos. Foram 21 vencedores, contabilizando os alunos e as escolas que apresentaram projetos nas categorias Arte Visual e Conteúdo Digital.
      Realizado anualmente, o “Parceiros da Saúde contra o Aedes Aegypti” tem como objetivo despertar nos estudantes a importância de se trabalhar em conjunto para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela.

61 bairros da Região Oeste recebem o 'Arrastão da Limpeza'

 Arrastao 61 bairros original

      Está programado para este sábado, 25, mais um 'Arrastão da Limpeza', nos 61 bairros que compõem a Região Oeste, compreendendo aqueles que estão localizados após a rodovia Cândido Portinari, das Vilas São Sebastião/Pedigoni até os Jardins Pulicano, Zelinda, Esmeralda e adjacências.
      A Secretaria de Meio Ambiente estará na coordenação das equipes, com os caminhões percorrendo as ruas a partir das 7h30, recolhendo guarda roupas, colchões, mesas, eletrônicos em geral e demais inservíveis que as pessoas desejam descartar.
      A orientação é que os moradores façam a separação prévia do que será recolhido e deixem sobre as calçadas antes das 7h. Com esse trabalho, a Prefeitura busca manter a cidade limpa e livre de criadouros, que contribuam com o surgimento das larvas do mosquito da dengue.
      Veja a relação dos 61 bairros:      
01) Recanto Bom Jardim
02) Chácara Morada do Sol
03) Chácara Ouro Verde
04) Jardim Simões
05) Jardim Zelinda
06) Parque Florestal
07) Residencial Peres Elias
08) Jardim Esmeralda (Parque das Esmeraldas e Prolongamento)
09) Distrito Industrial Onofre Jacometti
10) Distrito Industrial Antônio Della Torre
11) Village Santa Georgina
12) Polo Industrial Abílio Nogueira
13) Polo Industrial Amazonas
14) Polo Industrial São Bernardo
15) Residencial Itapuã
16) Vila Santa Helena
17) Residencial Bosque dos Angicos
18) Bairro São Joaquim
19) Vila Rezende
20) Vila Pedigoni
21) Parque Piratininga
22) Jardim Dermínio
23) Jardim Santa Efigênia
24) Jardim São Gabriel
25) Parque Residencial Santa Maria
26) Residencial Santa Clara
27) Jardim Bonsucesso
28) Residencial Copacabana
29) Residencial Júlio D’Elia
30) Chácara São Paulo
31) Jardim São Paulo
32) Residencial São Paulo I e II
33) Residencial  Sinsaúde
34) Residencial Rubi
35) Jardim Stephani
36) Residencial Santa Anita
37) Residencial Pérola
38) Jardim Tangará
39) Residencial Adriano Ferreira
40) Jardim Jacinto Nery
41) Residencial Paulo Henrique
42) Conjunto Antônio de Pádua R. Garcia (Franca N)
43) Jardim Anita
44) Jardim Palmeiras
45) Residencial Engenho Queimado
46) Chácara Engenho Queimado (Chácara Getúlio Vargas)
47) Residencial Palermo
48) Residencial Palermo City
49) Jardim Pulicano
50) Jardim João Liporoni
51)Villagio Mundo Novo
52) Jardim Meireles
53) Jardim Martins e Prolongamento
54) Jardim Eldorado
55) Jardim Paulo Archetti
56) Parque Continental
57) Vila São Sebastião
58) Bairro Novo Centro
59) Jardim Marília
60) Parque Vitória Régia
61) Vila Pandolfo
Dengue
      Em dois bairros da Região Oeste, Jardins Santa Efigênia e São Gabriel, acontece nesta sexta-feira, 24, o 'Arrastão da Dengue', com visitas domiciliares para a verificação de ambientes com larvas do mosquito, a partir das 8h. Essas ações tiveram início na quarta-feira, com a distribuição de folhetos e abordagem dos moradores. Nesses dois bairros, a Vigilância Ambiental identificou maior concentração de larvas do mosquito Aedes aegypti, de acordo com a recente Avaliação de Densidade Larvária (ADL).

Ecoponto do Parque das Esmeraldas é inaugurado

 Eco Esmeralda original

          O terceiro Ecoponto de Franca foi inaugurado nesta quarta-feira, 22. Trata-se de um empreendimento localizado no Parque das Esmeraldas, Região Oeste da cidade.
      A inauguração contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, vice-prefeito, Everton de Paula e o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia. O local será administrado pela Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região (Cooperfran).
      O Ecoponto fica entre a rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini e funcionará de segunda a sábado das 7h às 19h e aos domingos das 8h às 14h.
      A população pode fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos e vidros. Os munícipes também podem descartar resíduos inservíveis, como móveis e eletrodomésticos, tais como sofá, guarda-roupa, colchão e outros. Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.
      Este é o terceiro Ecoponto inaugurado neste ano. Na semana passada, foi colocado em funcionamento o do Jardim Portinari, na avenida Hotto Paiva, quadra 34, e em abril deste ano, o Ecoponto do City Petrópolis, que fica na avenida São Pedro, 1231.
      A primeira fase do programa de Ecopontos contempla também o Ecoponto do Jardim Luíza, que já está em obras. Há previsão de construção de outros pela cidade.

Vigilância prepara Arrastão da Dengue para sexta-feira

 Arrastao dengue folheto original

          Com o intuito de diminuir a proliferação dos focos com as larvas do mosquito transmissor da dengue na cidade, a Vigilância Ambiental fará nesta sexta-feira, o ‘Arrastão da Dengue’, a partir das 8h, nos Jardins Santa Efigênia e São Gabriel, ambos na Região Oeste. Nesta área da cidade, foi identificada maior concentração de larvas do mosquito Aedes aegypti, de acordo com a recente Avaliação de Densidade Larvária (ADL). As visitas de orientações nas casas começaram nesta quarta-feira.
      Esta avaliação é feita com base na constatação e análise de larvas nos imóveis pesquisados ao longo do ano. O resultado deste último levantamento revelou a proporção de imóveis infestados com larvas. De 4.203 casas em, aproximadamente, 17 foram encontradas larvas do mosquito, o que representa 0,4%.  
      Os agentes de vetores estarão percorrendo os locais, com focos do mosquito e com permissão dos moradores, visitando as residências, transmitindo as orientações e fornecendo instruções sobre os cuidados que precisam ser observados.
      A Vigilância Ambiental reitera o apelo à população para que continue atenta e fazendo a sua parte, o que é fator fundamental para o êxito das atividades de controle de criadouros, que são feitas diariamente. Nestas ações de visitas e bloqueios, em torno dos locais que apresentaram notificações de casos de dengue, são distribuídos folhetos com orientação. Para esta quinta-feira, está programada uma divulgação mais ostensiva, localizada com carros de som percorrendo os bairros.
      Os números mais recentes apontam para o registro de 4.481 notificações de casos de dengue este ano, das quais 1.635 positivas, sem óbito registrado no período.

Prefeitura inaugura Ecoponto no Esmeralda nesta quarta-feira

 Ecoponto Esmaralda original

          A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Meio Ambiente, inaugura nesta quarta-feira, 22, às 10h30, o terceiro Ecoponto da cidade, no Parque das Esmeraldas.
      A unidade está localizada entre a rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini e receberá resíduos de construção civil (até 1 m³ por pessoa), recicláveis e inservíveis.
      Com mais este Ecoponto, a Prefeitura objetiva reduzir a incidência de resíduos sólidos, que são destinados irregularmente em áreas públicas, como terrenos ou margens de avenidas e rodovias.
      O local será administrado pela Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região (Cooperfran). O funcionamento será de segunda a sábado das 7h às 19h e aos domingos das 8h às 14h.
      Este é o terceiro Ecoponto construído em Franca desde o início deste ano. As outras unidades são no City Petrópolis e Jardim Portinari (inaugurado na última semana).
Ecopontos
      Os Ecopontos são locais preparados com uma estrutura básica, fechados com muro, com dois portões de acesso e saída, que permite o controle do que é descartado e, posterior, separação, de acordo com a natureza dos produtos.
      A população pode fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³), recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos e vidros. Os munícipes também podem descartar resíduos inservíveis, como móveis e eletrodomésticos, tais como sofá, guarda-roupa, colchão e outros.
      Por outro lado, os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais