A Prefeitura segue com várias equipes envolvidas no trabalho de vistoria e manutenção no interior dos Córregos dos Bagres e do Cubatão, que envolve a capina da vegetação nas margens, pequenos reparos naquelas paredes que sofreram danos por ocasião das chuvas, além da remoção de entulhos. Esses materiais atirados indevidamente no leito dos canais são responsáveis em muitas situações pelas obstruções sob as pontes, dificultando a passagem da água.
O serviço conduzido pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente está concentrado em duas frentes, uma no Córrego dos Bagres a partir da rotatória da rua Pará, no Jardim Paulista, que segue descendo até chegar na Avenida Antônio Barbosa Filho, no Jardim Francano. A outra no Córrego Cubatão, a partir da rotatória com a rua Goiás, passando pelos fundos do Lanchão e seguindo até a cachoeira do Jardim Consolação.
Junto com a retirada da sujeira, corte da vegetação, as fissuras encontradas nas paredes de concreto estão sendo eliminadas. O mesmo está sendo feito na base do córrego em pontos onde a estrutura começou a ser comprometida. A Secretaria de Serviços informa que esse trabalho é sistemático e tem caráter preventivo, sendo feito com mais frequência nesse período de estiagem devido ao baixo volume de água no interior dos córregos possibilitando uma visualização melhor dos problemas existentes.