Aquelas pessoas que conhecem a região rural que margeia as rodovias Franca – Ibiraci (João Traficante) e Claraval (Tancredo Neves), com dezenas de pequenas propriedade rurais e famílias que dali tiram o seu sustento ou trabalham na cidade, sabe bem das dificuldades existente nas estradas do Nego Elói, serra da Bocaína, do Paco, do Paiolzinho, Furna dos Taveira, entre outras. As equipes da Prefeitura passaram por esses locais nos primeiros dias da semana, aproveitando a breve estiagem, para realizar serviços de terraplenagem, abertura de desvios de águas de chuva, limpeza de represas secas e recuperação de mata-burros.
Garantido aos moradores as condições mínimas de transporte, especialmente porque muitas pessoas comercializam hortaliças e outros produtos na cidade e ainda existem os ônibus ou vans que fazem o transporte escolar duas ou mais vezes ao dia. A Secretaria de Serviços, através do programa Melhor Caminho, mantém uma programação rotineira de conservação dessas vias que circundam a cidade, abrangendo também estradas nas saídas para São José da Bela Vista e Ribeirão Corrente.
Junto com o serviço de terraplenagem nesses locais citados, a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente informa que foram reforçados os mata-burros que estavam danificados, espalhado cascalho em pontos mais críticos e feito o nivelamento geral dos leitos. Essa manutenção ocorre de maneira sistemática, com mais frequência no período de chuvas e também em época de estiagem.