As equipes da Prefeitura, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, realizaram nesta segunda-feira, 17, uma intervenção arrojada nos arredores do prédio da antiga Mogiana, na Estação, especialmente higienizando os passeios e desobstruindo as canaletas de escoamento das águas de chuva. Local muito frequentado por moradores em situação de rua, muitos deles que se recusam a oferta de atendimento das equipes de assistência social, acabam fazendo das marquises do prédio o local preferido para seus pernoites.
E o resultado dessa prática contínua, sem que os agentes de assistência social possam forçá-los a buscarem um local com estrutura adequada, é uma imundice permanente, pois são atirados nas galerias e canaletas restos de alimentação, isopor de marmitex, garrafas pets e todo tipo de entulho. Durante o período em que a Secretaria trabalhou no local, com o apoio de um caminhão de água com mangueira de alta pressão e várias carriolas de entulhos foram recolhidas.
Em virtude da obstrução causada por esses objetos é comum o local acumular um volume grande de água que não tem por onde escoar. Além dessa manutenção periódica feita pela Prefeitura, o prédio, que estava com as paredes todas pichadas, havia passado recentemente por uma revitalização completa e abriga além de um ponto de comércio de passagens de ônibus intermunicipal, a Biblioteca Sucursal da Estação, o Cartório da 291ª Zona Eleitoral e a unidade digital do Acessa SP, com internet grátis para a população.