A Prefeitura organiza por meio de sua secretaria de Ação Social e duas unidades de serviço social (CRAS Norte e CREAS Moema), no próximo dia 17, a Campanha denominada ‘A Paz Começa em Mim’, que vai consistir em atividades variadas envolvendo a comunidade. Nessa data está programada a abertura oficial da Campanha, onde serão feitas mobilizações e enfeitada a fachada do local de trabalho envolvido.
As ações terão continuidade em locais diferentes ao longo da semana, a partir do lançamento no dia 17, onde o foco é trabalho enfrentamento da violência. Tanto o CRAS Norte como o CREAS do Jardim Moema, através de reuniões intersetoriais, formada por diferentes setores e políticas que atuam nessas áreas da cidade idealizaram essa Campanha pela Não Violência. O grupo é formado por representantes das escolas municipais e estaduais, Programas de Saúde da Família, CAPSAD, núcleos de Serviços de Convivência para Crianças, adolescentes e idosos (Lions Clube, Pastoral do Menor, Ceprol, Obras Assistenciais, Ismael Alonso, Casa do Pão, núcleo de Serviço em Domicílio (Adefi), Abrigo Provisório, APAEC, Esac, Fundação Casa e Ijepam.
Todos estes segmentos estão empenhados e focados na elaboração de estratégias de enfrentamento às situações de violência. No segundo semestre deste ano foram realizados 4 encontros mensais para estudo e formação sobre aspectos relacionados as diferentes formas de violência, com física, psicológica, contra a mulher, institucional, sexual e outras formas.
As secretariais de Assistência Social, Saúde e Educação estão sendo informadas sobre a Campanha e seus objetivos. O esforço dos organizadores é em um segundo momento, ampliar a abrangência da Campanha, para além do setor Norte, de modo que todo o município propague a Cultura da Paz e contribua no combate as violências silenciosas presentes no cotidiano. Outras informações, tel. 3705-94878, com Iara Guimarães.