Email  

Ação Social

Deputado visita Franca para conhecer projetos para população em situação de rua

 IMG 8924 original

      Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Franca, em prol da população em situação de rua, seguem sendo exemplos para todo o país. Depois da visita da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, nesta quinta-feira, 20, foi a vez do deputado estadual Eduardo Suplicy visitar Franca e conhecer o Programa ‘Moradia Primeiro’, que poderá ser referência para a implementação da iniciativa a nível estadual.
      O deputado e sua equipe foram recebidos pelo prefeito Alexandre Ferreira, em seu gabinete. A visita contou com a participação da secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni, servidores da pasta, da Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, organização responsável pelo Espaço Dignidade e pela Abordagem Social.
     Suplicy verbalizou o reconhecimento pela iniciativa da Prefeitura de Franca na implantação de estratégias, que potencializam a autonomia das pessoas em situação de rua, a exemplo do ‘Moradia Primeiro’, que rompe o ciclo de vida nas ruas, garantindo dignidade aos atendidos.
     O deputado também parabenizou o prefeito e a equipe pelas ações da Política de Assistência Social, incluindo o benefício ‘Família de Origem’ e a redução no número de crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência em serviços de acolhimento, mantendo-as junto aos seus familiares.
     Outro projeto da Prefeitura de Franca, que também poderá se tornar exemplo para o estado, é o modelo de acolhimento em Casas Lares para os idosos. Após a reunião com o prefeito, Eduardo Suplicy foi até a casa de um homem assistido pelo Programa ‘Moradia Primeiro’ para saber como funciona e se despediu levando informações dos projetos de Franca para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ação Social faz oficinas preparatórias para aprendizagem

 Design sem nome 3 original

     Com o objetivo de preparar os jovens para os processos seletivos em relação à elaboração de currículos, entrevistas, e também sobre competências e habilidades para o mercado de trabalho, a Secretaria de Ação Social, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Senac, oferecerá oficinas preparatórias para o Dia A. 
     As oficinas serão capacitações intensivas aos candidatos do Dia A a serem ministradas para adolescentes já assistidos pelos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) da Vila Santos Dumont, Centro e os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Sul, Leste, Oeste, Centro e Norte, onde ocorrerão as aulas. Com isso, espera-se que os jovens tenham um melhor desempenho durante as entrevistas e consigam acessar as vagas de aprendizagem.
     A primeira oficina será no dia 28 de julho, das 13h30 às 16 horas, para tratar de habilidades e competência dos jovens. Depois, no dia 4 de agosto, no mesmo horário, será feita uma oficina a respeito de entrevistas de trabalho e elaboração de currículo. Já o Dia A será no dia 11, do mesmo mês, no Senac Franca, e será fornecido transporte gratuitamente.
Iniciativa do Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalhado Infantil e Proteção ao Adolescente (FMPETIPA), em parceria com o Ministério do Trabalho, escolas de aprendizagem e a Secretaria de Ação Social, o Dia A busca direcionar vagas de aprendizagem de empresas que ainda não estão em cumprimento da cota de aprendizes mínima exigida por lei para adolescentes atendidos pela rede de proteção à criança e adolescente

Prefeitura amplia vagas para Abrigo Provisório e Acolhimento

 Reparticao Municipal original

     A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Ação Social, intensificou o trabalho para garantir que as pessoas em situação de rua aceitem acolhimento nos dias de registro de baixas temperaturas. Além da busca ativa feita por equipes do Serviço de Abordagem ativas nas vias da cidade, foi ampliado o número de vagas de pernoite no Abrigo Provisório, que fica na Vila Gosuen e no Acolhimento Noturno, no Espaço Dignidade, na Vila Formosa.
     Em 2021, eram 88 vagas. Atualmente, são 340 atendimentos diários, divididos entre Abrigo, Casa de Passagem, Abordagem, Unidade Dia e Acolhimento Noturno. Ainda há 110 vagas no ‘Moradia Primeiro’, projeto de enfrentamento à pobreza e o Consultório na Rua, que atende as pessoas que necessitam.
     A população pode ajudar, entrando em contato com a equipe do Serviço de Abordagem Social, de segunda a sexta-feira, por 12 horas ou aos sábados, por 6 horas, através do telefone (16) 99965-6571. Fora deste horário, as ligações devem ser direcionadas à Guarda Municipal pelo 153.

Franca realiza Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

 alimentos original

    Será realizada nesta terça-feira, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, a partir das 8h, no auditório 'Marielle Franco', na Unesp.
     O evento organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA), com o apoio da Secretaria de Ação Social  da Prefeitura, irá discutir três eixos temáticos, sendo "Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional"; "Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada" e "Democracia e Participação Social" até às 17h.
   A conferência objetiva fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com Comida de Verdade e com o Direito Humano à Alimentação Adequada, por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, antipatriarcais, sustentáveis, promotores de saúde e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
   O público alvo são os agricultores, nutricionistas, assistentes sociais, organizações, que atuam com segurança/insegurança alimentar e pessoas interessadas na temática. 
   A Unesp Franca fica na avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, 900, Prolongamento do Jardim Antônio Petráglia.

Franca sedia Conferência de Segurança Alimentar

 Design sem nome 22 original

      Com um Banco de Alimentos à disposição da população, o projeto Cozinhalimento em funcionamento e uma horta comunitária em expansão na região da Vila Gosuen, Franca sedia na próxima semana a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no auditório "Marielle Franco", que fica na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

      O encontro ocorre das 8 às 17 horas de terça-feira, 11 de julho, e tem mais de 150 pessoas inscritas. A realização do evento está a cargo do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Nutricional Sustentável), tendo o suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social

       A Conferência é um espaço voltado a discutir alternativas e propostas para garantir de alimentos com qualidade para todos, avaliando as ações em andamento e sugestões que possam aprimorá-las.

    Esta primeira edição tem como temática a ‘Erradicação da Fome e Garantia dos Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade’, que será discutida em três eixos. O público-alvo são os agricultores, nutricionistas, assistentes sociais, organizações, que atuam com segurança/insegurança alimentar e pessoas interessadas na temática.

      Após as falas de abertura, duas palestras estão previstas dos conselheiros do CONSEA/SP Raquel Santos Santana e Pedro Sebastião da Rocha.

      A Unesp fica na avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, 900, no Jardim Petráglia. Mais informações da Conferência podem ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9821.

           

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais