Email  

Ação Social

Fórum Atenção à População em Situação de Rua

     Contando com o suporte da Prefeitura, suas secretarias de Ação Social, de Saúde e outras entidades parceiras, o Conselho Municipal de Assistência Social realiza no próximo dia 26, quarta-feira, no Centro Uni-FACEF, Unidade II, o Fórum de Atenção à População em Situação de rua. A abertura está prevista para as 8h30, seguido com apresentação cultural de integrantes do Centro Pop e outros atrativos e convidados, seguindo durante todo o dia.

     Estão à frente da programação, além do Conselho Municipal de Assistência Social, as unidades municipais estatais e não estatais de atendimento à população em situação de rua da Política de Assistência Social, bem como, com os serviços da Política de Saúde,  Fórum Municipal de Trabalhadoras (es) do SUAS, DRADS Franca, Núcleo de Cidadania Ativa da Unesp - Franca e demais órgãos e entidades de defesa de direitos e representação do município. A participação é aberta também à comunidade.

     Segundo os organizadores o evento tem por objetivo discutir de forma ampla as questões afetas aos direitos e serviços destinados as pessoas em situação de rua, na perspectiva de romper com o preconceito e atitudes discriminatórias. E a partir daí das experiências e vivências demonstradas elaborar um documento local como propostas que possam ser colocadas em práticas, envolvendo os segmentos representativos.

Pessoas com Deficiência, Dia de luta são todos os dias

     O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Franca tem buscado consolidar através de suas ações os direitos da Pessoa com Deficiência. Na última sexta-feira. 21, comemorou-se a data e o Conselho Municipal através de sua diretoria, reafirmou em nota que é responsabilidade de todos contribuir para um mundo efetivamente inclusivo e solidário que possibilite a equidade de oportunidades.

     E destaca que para Franca ser uma cidade inclusiva e equitativa, é preciso haver a união de todos. O CMPCD ressalta a importância da acessibilidade para toda a população, ressaltando que promover a equidade deve ser sinônimo de eliminação das barreiras intitulais e arquitetônicas, bem como atualizar informações a cerca da potencialidade das pessoas, a fim de garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

     Dia 21 de setembro - Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência

Zumba na praça para os idosos

homenagemsemanadamelhoridade14
A partir das 8 h em frente ao ponto de táxi e da Associação Comercial (do outro lado está sendo montada a estrutura da Feira do Livro que também está começando), estão previstas ações de ‘Hábitos Saudáveis de vida e Cuidados com a Pressão’

Semana do Idoso começa com homenagens

     Em meio a apresentações culturais, a Semana de Valorização da Pessoa Idosa de Franca será aberta na segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, com um momento de homenagens a três personagens previamente escolhidos mediante eleição junto aos seus Centros de Convivência. No mesmo local, a partir das 14 h estão previstas as participações do CCI da Fundação Judas Iscariotes, Poesias, Grupo Musical e de Samba dos Centros de Convivência das regiões Leste, Centro, Nortes e Oeste.

Os homenageados

     Na parte de poesia, estão certas as presenças dos poetas Filomena de Jesus Ribeiro e Francisco Paixão de Andrade. Entre os homenageados na ocasião, estão, na categoria pessoa idosa acima de 60 anos, Maria Luiza da Rocha, que é natural de Bela Vista do Paraíso. Em dezembro de 1990 veio para Franca para cuidar da saúde do marido e aqui ficou. É voluntária na Casa da Sopa ‘Avelina’ há 22 anos no Aeroporto 3. Tem na professora, Vevinha uma das grandes incentivadoras: ‘é uma pessoa muito especial na minha vida, ela me ajuda tanto, com ela aprendi a ler e escrever...’

     Nélson Fanan , 86 anos, é outro que foi lembrado no “Valores da Maturidade’. Nascido em 32, em Franca, começou a trabalhar aos 12 anos, como ajudante de farmácia, depois sapateiro, função em que atuou por 40 anos até se aposentar em 86.  Leva no rosto um sorriso meigo e tem sempre uma palavra amiga e sábia para os que estão à sua volta.  Gosta de frequentar a academia ao ar livre e participar dos grupos de apoio e oficina de memória do CCI da Saúde, além de se manter atuante na igreja, como membro da Liga Jesus Maria José.

     Dalva Darcy Sobral, 72 anos, natural Lucélia, será a terceira personagem a ser homenageada. Morou também em Dracena e São Paulo, passando por situações das mais adversas que a fizeram crescer em todos os sentidos. Em retomou os estudos, o o fundamental, o médio e dois anos de língua espanhola na Unesp pela Unati. Afirma que seu filho especial despertou nela sentimentos que só ouvia falar, pois conheceu, sentiu e viveu! E o City Lions completou, onde é voluntária, ensina crochê com barbante e realizou antigos sonhos, conhecendo pessoas incríveis.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais