Ação Social
UniCad terá novo endereço
Prefeitura remove mais uma barraca e ampara família no Programa Dignidade
Equipes da abordagem social da Prefeitura de Franca, com a apoio da Secretaria de Meio Ambiente, removeram na sexta-feira, 27, uma enorme barraca instalada em uma Área de Preservação Permanente no Jardim Santa Lúcia. A família que estava no espaço foi acolhida pelo Programa Dignidade nesta semana, recebendo, inclusive, suporte necessário para uma moradia mais digna. No local, viviam mãe, filho e padrasto, que tiravam o sustento da coleta de reciclados. Essa foi a terceira ação do tipo desenvolvida pelo programa, que ampara a população em situação de rua e revitaliza os espaços públicos, devolvendo-os para o uso de toda a comunidade.
Em janeiro, o prefeito Alexandre Ferreira inaugurou a primeira área recuperada pelo Programa Dignidade. Um enorme espaço, antes ocupado por diversas barracas na Vila Gosuen, deu lugar a uma unidade do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), com quadra 3x3 de basquete, duas quadras de areia, uma pista de skate, além de toda a infraestrutura com a instalação de iluminação, alambrados, calçamento nos arredores e bancos.
No último dia 4, foram retiradas as barracas que estavam instaladas embaixo do viaduto 'Dona Quita'. Os moradores que viviam no local também foram amparados pelo Programa Dignidade e o espaço transformado em um ponto de apoio de mototáxi e motofrete.
Em todas as ações, a abordagem social realiza um trabalho de convencimento das pessoas em situação de rua a aceitarem a ajuda oferecida pela Prefeitura pelo Programa Dignidade. E, cumprindo um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) anterior com o Ministério Público, os pertences das pessoas em situação de rua, quando necessário, são separados e guardados.
Próxima etapa
O projeto de Revitalização do prédio da Antiga Mogiana, localizado entre a avenida Integração e a rua Frei Germano, no Bairro Estação, também vai receber ações do Programa Dignidade. No próximo dia 8, as empresas interessadas nas obras de recuperação do prédio, devem apresentar suas propostas à Prefeitura. Antes do início dos serviços, as equipes de abordagem social irão fazer o trabalho de convencimento das pessoas em situação de rua que estão na região, para que aceitem o auxílio oferecido pelo município.