A Câmara Municipal de Franca foi palco no último sábado 22, a partir das 9h, do 1º Encontro da Associação de Pais e Amigos do Autista, reunindo autoridades, familiares e o público interessado em conhecer mais sobre o tema.
Na ocasião foram apresentadas 4 palestras, com a participação de especialistas voluntários, que expuseram sobre os conceitos corretos da Síndrome do Autismo e compartilharam informações com o público presente.
A Associação dos Pais e Amigos do Autista foi constituída em maio deste ano, e está em fase de identificação das famílias e cadastramento de associados. Estima-se que existam na cidade em torno de 200 pessoas com a Síndrome do Autismo. Um dos objetivos da associação é integrar as famílias dos autistas, oferecendo a elas assistência especializada.
Segundo o presidente da associação Harley Guirão, a diretoria está empenhada em obter um espaço próprio para as reuniões e atividades voltadas para a formação de pessoas habilitadas para lidarem com o autista. “Já contamos com o compromisso de profissionais voluntários que pretendem dedicar parte de seu tempo para oferecer capacitação aos familiares e pessoas que tenham interesse”, informa o presidente.
O que é o Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista)
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, cada uma será delas será afetada com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.