Email  

Ação Social

Beneficiários de Assistência devem se recadastrar até dia 28

     A Secretaria Municipal de Ação Social está reforçando o alerta aos cerca de 2 mil beneficiários dos programas sociais (Benefício de Prestação Continuada e do LOAS), que tem direito a um salário mínimo, sobre a necessidade de fazer o recadastramento até o próximo dia 28. Quem deixar de fazer essa atualização de informações ficará sujeito a ter o benefício cancelado, deixando de recebê-lo a partir do começo do ano que vem.

     O atendimento vem sendo prestado diariamente no Cadastro Único, em prédio anexo a Secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1750, centro), das 8 h às 16 h. Nessa semana o atendimento será normal até sexta-feira e depois, em razão do Natal e ponto facultativo na segunda-feira, o expediente será limitado a dois dias e meio, de quarta-feira após às 12 h, encerrando-se no dia 28, sexta-feira.

     Uma informação mais preocupante transmitida pela Secretaria de Ação Social, é que cerca de 40% dos 2 mil beneficiários até o momento não fizeram o recadastramento obrigatório, conforme estabelece o Governo Federal. Isso representa em torno de 800 pessoas que recebem um salário mínimo que poderão ter o benefício cancelado. As equipes de atendimentos foram reforçadas para fazer frente a essa possível alta de demanda nesses últimos dias.

     Mais informações, tel. 3711-9302, com Ronaldo.

Prefeitura divulga Plano Municipal de Assistência Social

      A Prefeitura colocará a disposição de todo o público a partir do final dessa semana, através do seu portal, o Plano Municipal de Assistência Social, um documento detalhado com o retrato das principais ações nessa área no município, para ser lido, estudado e aprimorado até o ano de 2021. É um importante e estratégico instrumento para a incrementação das políticas públicas, com números e informações reais da cidade até o ano passado, levantadas, debatidas com os mais diferentes segmentos em audiências e seguidas reuniões de trabalho.

      Na sua apresentação os responsáveis destacam que o conteúdo deste Plano Municipal de Assistência Social de Franca (PMAS) retrata o estado atual das ações, as diretrizes, os objetivos, as novas metas para a Política de Assistência Social no município para o período, partindo de um entendimento de que todo o processo já vivenciado pela rede socioassistencial de Franca, somado à decisão estratégica da gestão em consolidar o reordenamento, realizar a educação permanente das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUAS, poderá ser aprimorado no período 2018/2021.

      Para a sua elaboração, a Secretaria de Ação Social (SEDAS), em parceria com o Instituto Paulo Freire (IPF), desencadeou processos formativos desde março de 2017, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido no mesmo sentido nos últimos quatro anos. Para traçar as ações prioritárias e metas que constam neste Plano, foram realizados estudos, análises e encontros para a elaboração do marco legal e teórico, análise situacional do município e avaliação das ações do Plano Municipal de Assistência Social de 2014 a 2017.

      No âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), o Plano Municipal de Assistência Social de Franca se constitui num instrumento fundamental para ampliar os acessos aos direitos sociais e, desta maneira, contribuir com o resgate dos direitos da população excluída. Há uma parcela da população francana, cujas vidas estão marcadas pela pobreza e vulnerabilidades sociais. Rico em informações, com um diagnóstico ampliado do quadro no município, o Plano de Assistência estará acessível a qualquer cidadão até o final dessa semana no portal www.franca.sp.gov.br, na parte inferior da página principal.

Ação Social promove encontro comunitário em dezembro

     A Secretaria de Ação Social por meio do CRAS Centro e CREAS Centro, realiza no dia 1º de dezembro a ação comunitária que acontece todos os anos. A edição deste ano tem como tema central o público jovem, e por isso leva o nome de “MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças)”. É um dia para a família toda, com atrações, brindes, oficinas, entre outras atividades. O evento será no Parque de Exposições Fernando Costa, das 9h às 11h30.

     O evento de realização da Prefeitura envolve diversas áreas, como saúde, meio ambiente e cultura. Equipes do Centro de Prevenção estarão no local para esclarecer e tirar dúvidas sobre DST e AIDS, e outros profissionais ministrarão outros temas, como sustentabilidade.

     Através de reuniões mensais, as equipes do CRAS e do CREAS perceberam a falta de espaço que os jovens têm atualmente, principalmente na região central da cidade, que envolve quase 90 bairros. Serão dadas propostas que atendam as aquisições deste público, espaço de convívio, troca de experiências e o acesso às informações. O objetivo é aproximar as políticas públicas aos jovens, ressignificando-as em espaço de escuta, além de proporcionar o entretenimento.

     Dentre as atividades estão previstas oficinas de pipa e pássaro em origami, rodas de conversa, dança circular, teatro, batalhas de rap, sarau e um espaço de voz para a criança e o adolescente. Mais informações podem ser obtidas através da Secretaria de Ação Social, pelo telefone 3711-9303 ou no CRAS Centro, 3721-0209, com Lisandra.

 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais