Email  

Ação Social

Prefeitura amplia serviços para combater violência contra a mulher

 violencia original

     Para garantir mais segurança às mulheres, a Prefeitura de Franca ampliou o número de funcionários, dos serviços e acompanhamentos feitos pela Secretaria Municipal de Ação Social em dispositivos como os CREAS, CRAS,   Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência e Núcleo Reconhecer. 
    Nos primeiros meses deste ano, 304 mulheres já foram atendidas e acompanhadas pelo CREAS, após sofrerem violência. O número já está perto de superar a marca de todo o ano de 2.022, quando foram registrados 390 atendimentos. Isso indica a importância do serviço para tirar essas vítimas do ciclo de violência.
    Os dados crescentes contra as mulheres fizeram com que a secretaria também desenvolvesse um trabalho socioeducativo, junto aos homens. Eles estão participando de oficinas e ações reflexivas, que ajudam a romper com a violência, que pode ocorrer de diversas formas. Em 2.022, essas ações atingiram cerca de 600 pessoas, colaborando na transformação social para uma vida melhor.
    No caso de mulheres que foram vítimas de violência e corriam risco de morte, a Prefeitura segue com o Serviço para Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência, implantado desde 2.014. Elas e os filhos são acolhidos e passam a residir em uma casa - cujo endereço é sigiloso - para resguardar suas vidas e com acompanhamento construírem outras possibilidades. Oficinas, atendimentos e cursos de capacitação e tratamentos são oferecidos pelo trabalho em articulação entre as secretarias.
    Os cuidados com as crianças vão além. Neste ano, a Prefeitura implantou o Serviço de Convivência para crianças de zero a 6 anos, em todas as regiões do município, em um modelo em que as mulheres responsáveis pelos cuidados às crianças são atendidas junto aos seus dependentes. Também há o Serviço para Acolhimento da Pessoa Idosa, quando necessário medida protetiva para mulheres com mais de 60 anos, retirando-a de ambientes violentos, em que a vítima não conseguia se defender.
   Por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, a Secretaria de Ação Social também criou um dispositivo que amplia a rede protetiva às mulheres e às pessoas em situação de violências relacionadas ao gênero, raça e orientação sexual. No ano passado, foi inaugurado o Núcleo Reconhecer, espaço que conta com assistente social, psicóloga, advogada, orientadora social, motorista, administrativo e serviços gerais, garantindo trabalhadores que retratam a diversidade e representatividade do público atendido.
    No Núcleo Reconhecer, que fica na rua General Telles, 842, na Estação, a população é acolhida após a violência, em suas variadas formas, e participa de oficinas e outras ações importantes para uma vida melhor. De acordo com a Ação Social, de agosto de 2.022 até agora foram atendidos mais de 420 casos no Núcleo, que também realiza ações socioeducativas nas escolas municipais, estaduais, Fundação Casa e outros espaços. 
    A população em situação de rua também tem sido amparada. O Programa Dignidade, que cuida dessas pessoas e revitaliza os espaços públicos, implantou o projeto "Moradia Primeiro", tendo como público prioritário as mulheres e mulheres trans em situação de rua. Apenas em maio, 30 mulheres foram acolhidas através desse programa, o que reforça o compromisso em garantir, cada vez mais, melhorias à população.
    Diariamente, as mulheres são atendidas na rede municipal e todos os servidores tem passado pr capacitação para qualificar o atendimento público.

Ação Social dobra vagas de pernoite para acolher pessoas em situação de rua

 cobertas original

     A Secretaria Municipal de Ação Social intensificou o trabalho para garantir que as pessoas em situação de rua aceitem acolhimento nos dias de registro de baixas temperaturas. Nos últimos dias, as equipes do Serviço de Abordagem aumentaram as buscas ativas nas vias da cidade e o número de vagas de pernoite dobraram no Abrigo Provisório, que fica na Vila Gosuen, e no Acolhimento Noturno, no Espaço Dignidade.
    Em 2021, Franca contava com 88 vagas. Esse número foi ampliado para 225 vagas de acolhimento, diariamente. Agora, durante os meses de junho, julho e agosto, serão disponilbilizadas 400 pernoites por mês. Para isso, a Ação Social contará com recurso financeiro extraordinário de R$ 70 mil, em ações de enfrentamento ao frio. Essa iniciativa está vigente até agosto  deste ano.
    Os efeitos da baixa temperatura foram sentidos já na noite da última quinta-feira. Além dos usuários habituais dos serviços de Abrigo, Casa de Passagem, Acolhimento Noturno e Unidade de Atendimento Dia, a Ação Social recebeu 20 pessoas a mais no Espaço Dignidade. Elas buscaram abrigo, conforto e alimentação para se protegerem do frio. Também foram distribuídos cobertores e alimentação a quem insistiu em permanecer nas ruas.
    Avistando uma pessoa em situação de rua, a população pode ajudar. Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, orienta que entre em contato com a equipe do Serviço de Abordagem Social, de segunda a sexta-feira, por 12 horas ou aos sábados, por 6 horas, através do telefone (16) 99965-6571. Fora deste horário, as ligações devem ser direcionadas à Guarda Municipal pelo 153.

Candidatos a Conselheiros Tutelares farão curso preparatório para prova

 conselho crianca original

     A Prefeitura de Franca publicou no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira, 7, o edital das candidaturas habilitadas para a eleição dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024-2027, a convocação para o processo de capacitação e prova de conhecimento. A publicação está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2299-07062023.pdf
      No edital, consta que 45 candidatos estão habilitados para a próxima fase, que consiste em um Curso de Formação, entre os dias 19 e 22 de junho, das 18h30 às 22 horas, na sede da Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. Essa é uma etapa obrigatória do processo e o candidato deverá cumprir, pelo menos, 75% da frequência e ter uma média mínima de 60% na prova objetiva e mínimo de 60% na redação.
     O processo de capacitação irá abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei Federal Nº 8.069/90; situações práticas de defesa dos direitos da criança e do adolescente; o papel do Conselheiro Tutelar; língua portuguesa e noções de redação oficial. 
      Depois, no dia 23 de junho, será realizada a prova escrita, das 19 às 21h30, novamente na sede da Secretaria de Educação. O gabarito será divulgado no Diário Oficial, no dia 27 e os candidatos terão os dias 28 e 29, para apresentar recursos contra o gabarito, das 8 às 13 horas, na sede do CMDCAF (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca), que fica na Secretaria de Ação Social. 
 
Pós-curso e prova
      De acordo com o edital publicado pelo CMDCAF nesta quarta-feira, o julgamento dos recursos referentes ao gabarito serão divulgados no dia 4 de julho. Os candidatos não aprovados poderão apresentar recurso, nos dias 7 e 10 de julho. O edital de habilitação e homologação das candidaturas sairá no dia 14 de julho. O processo eleitoral está previsto para outubro. 

Campanha do Agasalho amplia pontos de coleta das doações

 agasalho 3 original

     Mais dois estabelecimentos estão recebendo doações para a Campanha do Agasalho 2.023, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSSOL). A iniciativa, que teve início no dia 22 de maio, segue até o dia 31 de julho, com 82 pontos de coleta para o recebimento das doações. 
     Além do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), empresas também estão aderindo à campanha. As caixas para a entrega dos agasalhos e cobertores estão presentes no prédio da Prefeitura de Franca, Câmara Municipal, escolas municipais, creches, supermercados, postos de combustíveis, farmácias, lojas e outros estabelecimentos.
     Quem também quiser se tornar um ponto de coleta, pode solicitar através do FUSSOL, pelo telefone (16) 3711-9311. São aceitos agasalhos, cobertores, meias, roupas e itens em bom estado de conservação. Toda a arrecadação será destinada a quem realmente precisa, através da triagem da Secretaria de Ação Social.
      Confira os 82 pontos de coleta da Campanha do Agasalho deste ano. 
 
- Prefeitura de Franca
Rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova
 
- Câmara Municipal
Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas
 
- Iamspe
Rua Álvaro Abranches, 751, Cidade Nova
 
- J.R Acessórios 
Av. Brasil, 1900
 
- CCBEU
Av. Major Nicácio, 1907, Cidade Nova
 
- Posto Travessia
Av. Reinaldo Chioca, 2000, Jardim Alvorada
 
- Posto Galo Branco
Av. Antônio Barbosa Filho, 101, Jardim Pedreiras
 
- Supermercado Lopes
Loja 1: R. Marco Aurélio de Luca, 2021, Parque Progresso
Loja 2: R. Maj. Moura Matos, 639, Vila Rezende
Loja 3: Avenida Carlos Roberto Haddad, 594, Jardim Aeroporto I
Loja 4: Av. Prof. Moacir Viêira Coelho, 3849, Res. Nosso Lar
 
- City Posto
Av. Dr. Hélio Palermo, 2888 - Prolongamento Vila Duque de Caxias
 
- Loja do Mecânico
Matriz: Av Alagoas, 1193, Jd. Paulista.
Loja 1: Av Alonso y Alonso 1077, Centro
Loja 2: Av Antônio Barbosa Filho,855, Jd. Francano
 
- Droga Farma
Matriz: Rua Francisco Marques, 780, Vila Santos Dumont
Filial 02: Avenida Presidente Vargas, 230, Cidade Nova
Filial 05:  Rua Marco Aurélio de Luca, 2058, Parque Progresso
Filial 07: Avenida Carlos Roberto Haddad, 558, Jardim Aeroporto I
Filial 08: Avenida Dr Abrahão Brickmann, 971, Parque Vicente Leporace I 
Filial 09: Avenida Santos Dumont, 1240, São Joaquim
Filial 18: Rua Reynaldo Chioca, 1040, Parque Progresso
Filial 20: Avenida Dr Chafic Facury, 4761, Prolongamento Jardim Ângela Rosa 
Filial 26: Avenida Brasil, 1235, Vila Aparecida 
Filial 29: Rua Dr Afonso Pena, 1166, Cidade Nova 
Filial 34: Avenida Dr Chafic Facury, 2805, Prolongamento Jardim Ângela Rosa 
Filial 36: Av.Paulo Roberto Cavalheiro Coelho, 1831, Parque Castelo 
 
- Savegnago
Loja 11: Rua Saldanha Marinho, 2151, Centro
Loja 12: Av. José da Silva, 3913, Jardim Maria Rosa 
Loja 14: Av. Brasil, 1281, Vila Aparecida 
Loja 32: Av. Nelson Nogueira, 2211, Jardim Pulicano 
Loja 50: Av. Paulo Roberto Cavalheiro Coelho, 1911, Parque do Castelo
 
- Laboratório Labcenter
Rua Floriano Peixoto, 1710, Centro
Rua Ouvidor Freire, 1501, Centro
 
- UNI MASTER
Rua Major Claudiano, 2281, Centro
 
- Polícia Militar
15º Batalhão
1ª Companhia (em frente à rodoviária)
5ª Companhia (ao lado do Parque Fernando Costa)
 
- Creche Euripedes Barsanufo
Rua Geraldo Bombiciano, 2780, Vila Europa
 
- Hotel Dan Inn
Rua Alfredo Tosi, 1088, Núcleo Agrícola Alpha
 
- Escola Vivenda
Av. Dr. Armando de Sales Oliveira, 380, Parque Universitário
 
- Secretaria do AEC Castelinho
Av. Miguel Sábio de Melo, 351
 
- Pet Shop Rota do Pet
Av. Dr. Ismael Alonso Y Alonso, 3563
 
- Escolas
 
EMEB Prof. Aldo Prata 
Av. São Pedro, 601, City Petrópolis 
 
EMEB Profª. Ana Rosa de Lima Barbosa 
Rua Waldomiro Gonçalves, 191, Parque do Horto 
 
EMEB Prof. Florestan Fernandes 
Rua Raquel Jacintho Mesquita, 900, Jd. Vera Cruz 
 
EMEB Profª. Maria Ângela David Henrique dos Santos 
Av. Paulo Duarte, 235, Pq. Vicente Leporace I 
 
EMEB Profª. Maria Brizabela Bruxellas Zinader 
Rua Wilson David, 2640, Jd. Luiza I 
 
EMEB Prof. Mitermair Alves Barbosa
Rua Maria de Fátima Cáceres Mercuri, 3185, Jd. Luiza II 
 
EMEB Rev. Prof. Nicanor Xavier da Cunha
Rua Ana Aguilar, 1601, Nova Franca 
 
EMEI Prof. Walter Costa 
Rua Emílio Bruxelas, 3556, Parque São Jorge
 
EMEB Profª. Olívia Corrêa Costa 
Rua Antônio Miras Molina, 4700, Jd. Paineiras
 
EMEB Profª. Sueli Contini Marques
Rua Mamede Silva, 2771, Jd. Tropical 
 
EMEB Profª. Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna 
Rua Erothildes Teodoro Pereira, 1060, Pq. Vicente Leporace III 
 
EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento CAIC 
Rua José Gianesella, 581, City Petrópolis 
 
EM Profª. Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jd. Redentor
 
EMEB Prof. Antônio Manoel de Paula
Av. Gabriela Almeida de Pirajá, 671, Jd. Aeroporto II
 
EMEB Profª. Christianne Dezuani Dias de Oliveira 
Rua Maria de Lourdes Magrin do Val, 6100, Vila Real 
 
EMEB Prof. Fausto Alexandre Souza Teodoro 
Rua Carlos Maranha, 2021, Jd. Santa Barbara 
 
EMEB Frei Germano de Annecy
Rua Fued Zacarias Cury, 1230, Parque Progresso 
 
EMEB Prof. Hélio Paulino Pinto 
Rua Urias Alves Taveira, 6309, Res. Ana Dorotéia 
 
EMEB Prof. José Mário Faleiros 
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jd. Aeroporto III 
 
EMEB Profª. Maria Antônia Stevanato Reis 
Rua Amaury Rangel, 5880, Jd. Paraty 
 
EMEB Prof. Paulo Freire 
Rua Joaquim Emerenciano, 1102, Jd. Aviação 
 
EMEB Profª. Vanda Thereza de Senne Badaró
Rua Alfonso Sanches Simon, 301, Recanto Elimar II 
 
EMEB Prof. César Augusto de Oliveira 
Av. Major Elias Motta, 1830, Jd. Brasilândia 
 
EMEB Frei Lauro de Carvalho Borges 
Rua Cândido Carlos de Mello, 2860, Jd. do Éden 
 
EMEB Profª. Luzinete Cortez Balieiro 
Rua Eunice Carmem Gonçalves Rodrigues, 2555, Jd. Palestina 
 
EMEB Profª. Marilourdes Figueiredo Iara 
Rua Horácio Saturi, 350, Jd. Panorama
 
EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein 
Rua Paulo Vieira da Silva, 2321, Jd. Piratininga 
 
EMEB Anor Ravagnani 
Rua Geraldino Augusto Machado, 181, Parque das Esmeraldas 
 
EMEB Prof. Augusto Marques 
Rua Água Santa, 500, Vila Nova
 
EMEB Prof. Domênico Pugliesi 
Rua Santa Luzia, 3421, Santa Maria 
 
EMEB Profª. Dorotea Paulino Ferro 
Rua Joaquim Machado, 580, Jd. Paulo Archetti
 
EMEB Profª. Etelgina de Fátima Viveiros 
Rua Pedro Silveira, 2915, Res. Júlio D’Elia 
 
EMEB Profª. Nair Martins Rocha 
Rua Padre Conrado, 1900, Vila Santos Dumont 
 
EMEB Prof. e Escritor Nelson dos Santos Damasceno 
Rua Cândido Francisco Pires, 4000, Jd. Bonsucesso 
 
EMEB Profª. Rita de Cássia Calixto Xavier
Rua Otaídes Eurípedes Eleutério, 2505, Jd. Pulicano 
 
EMEB Profª. Emília de Paula Tarantelli 
Rua Prudente de Morais, 450, Cidade Nova 
 
EM Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jd. América 
 
CEI (Centro de Educação Integrada) 
Rua Prudente de Morais, 426, Cidade Nova

Secretária Nacional dos Direitos Humanos visita Franca para conhecer o projeto Moradia Primeiro

 direitos humanos original

       A segunda-feira, 29, foi de visitas em Franca. A secretária nacional dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, acompanhada de diretores e assessores, esteve na cidade para conhecer os projetos da Secretaria Municipal de Ação Social, voltados para as pessoas em situação de rua. Dentre eles, o 'Moradia Primeiro', que será referência para a implementação da iniciativa a nível nacional.
         A secretária foi recebida pelo prefeito Alexandre Ferreira, em seu gabinete. Além dos representantes do Governo Federal, participaram do encontro, servidores da Secretaria de Ação Social, Defensoria Pública, a Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, organização responsável pelo Espaço Dignidade e pela Abordagem Social e duas pessoas assistidas pelo projeto 'Moradia Primeiro'. 
      O prefeito explicou como funciona a ação, que tem como objetivo, disponibilizar a locação de um imóvel, com a Prefeitura sendo responsável pelo pagamento do aluguel, para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida. Atualmente, 110 pessoas estão inseridas na iniciativa. A secretária afirmou que o 'Moradia Primeiro' de Franca é pioneiro no país e destacou a importância do olhar que a administração pública do município está tendo a quem precisa. “Essas ações feitas são muito importantes e se vê um empenho para cuidar dessas pessoas. Estamos felizes de ver, como as coisas são executadas e nos colocamos à disposição”, disse.
    Durante o encontro, Isadora aproveitou para convidar o prefeito e a Secretaria de Ação Social para participar de um Seminário Internacional que acontecerá, nos próximos meses, com o intuito de apresentar a outros países, o que Franca tem feito para as pessoas que estão nas ruas. 
    Leonardo Pinho, diretor nacional da Política para População em Situação de Rua do Governo Federal, disse que a cidade é inspiração para as capitais Recife e São Paulo e que essa política pública adotada por Franca deve ser expandida para todo o Brasil.
 
Emoção
     A reunião contou com a participação de Vitor Teodoro e Clara Rodrigues. Eles já moraram nas ruas de Franca e, hoje, estão sendo assistidos pelo projeto 'Moradia Primeiro'.
    Em conversa com o prefeito Alexandre Ferreira, Clara contou que ela e o marido foram para as ruas em 2.019, por não conseguirem pagar o aluguel. Em 2.021, a equipe de Abordagem Social conduziu-os para o Espaço Dignidade.  Desde então, ela e o marido moram em um sítio. “Antes, a gente era caseiro. Hoje, a gente arrendou o sítio, tem nossa plantação, nossos seis cachorros e uma alegria só”, disse Clara, que ainda leu uma carta que escreveu ao prefeito e à equipe da Ação Social, em agradecimento por ter saído das ruas.
    Vitor tem 63 anos, sendo que 13 deles, viveu sem um teto. Há 15 dias, ele aceitou o amparo das equipes de Secretaria de Ação Social e já está pronto para alugar uma casa. “Hoje, eu estou em uma pensão e agradeço muito tudo que fizeram por mim. Vocês (Prefeitura) me acolheram, hoje eu tomo banho, como, durmo na pensão, mas já quero minha casinha”, disse. 
 
Visitas
     Após a reunião no gabinete, a secretária e a comitiva seguiram para residências de pessoas assistidas pelo 'Moradia Primeiro', na Vila Gosuen, Jardim Aeroporto e Vila Santa Terezinha. Eles se despediram com informações dos projetos de Franca para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e o compromisso de que a cidade participará do seminário internacional, voltado às políticas públicas para aqueles que vivem nas ruas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais