Notícias

Cobranças financeiras lideram reclamações no Procon Franca

atendimento Procon original
 
      O Procon Franca registrou, no primeiro trimestre deste ano, mais de 1.473 atendimentos. As cobranças indevidas de instituições financeiras lideram as reclamações, seguidas por serviços como água, luz, telefonia e venda de produtos.
      Em janeiro, por exemplo, foram 526 atendimentos registrados. Deste total, 20% foram de cobranças indevidas. “O que mais chama a atenção é que a maioria destes atendimentos são prestados a pessoas acima de 60 anos. Elas são as que mais nos procuram para reclamar das cobranças que, geralmente, vem descontadas nas folhas de pagamento da aposentadoria ou pensão feitas por associações, sindicados e cooperativas que chegam a mais de 35 por mês. Recomendamos que os consumidores fiquem atentos, conferindo sempre os seus extratos e uma vez verificando o desconto, manter contato com o INSS ou requerer o bloqueio, bem como o cancelamento do desconto”, disse Valmir Della Motta, coordenador do Procon.
      Rita de Cássia Marques de Souza acompanhou a mãe, que recebeu um desconto indevido e foi até a unidade buscar orientação. “A gente veio aqui solicitar os contratos que a gente precisa, porque a gente entrou contra o banco, já que eles fizeram um desconto indevido na aposentadoria dela por duas vezes”, disse.
      Ela explicou que, sem a ajuda do Procon, ficariam perdidas. “É muito importante ter um órgão como este. Fomos muito bem atendidas”.
      Somando os atendimentos de fevereiro e março foram quase 1 mil. A média por dia é 50 a 60 reclamações.
      O coordenador do Procon alerta também que golpistas exploram muito estes grupos mais vulneráveis, geralmente, na faixa etária acima de 60 anos, promovendo contratações fraudulentas. “Por isso, recomendamos que as pessoas nunca forneçam seus dados e que, de preferência, estejam sempre acompanhadas de outra pessoa quando forem a uma instituição financeira”, disse.
      Outras situações muito corriqueiras, segundo Della Motta, são de compras pela internet, tais como o não recebimento do produto, dentro do prazo e sites piratas. “A quantidade de itens disponíveis ao consumidor no comércio eletrônico é ilimitada, por isso as compras pela internet têm sido uma tendência mundial e irreversível. É importante que o consumidor conheça seus direitos antes de ir às compras pela internet. Ficar atento quanto à segurança ao digitar dados pessoais ou bancários também é muito importante. Busque sempre informações sobre o site e referências com amigos ou familiares”, completou.
      O atendimento ao público do Procon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.

Franca sediará Oficina 'Alimenta-Cidades’

Banco de Alimentos original
 
      A Prefeitura realizará no próximo dia 29, às 9 horas, a Oficina 'Alimenta Cidades’, que faz parte do Programa Estratégia Alimenta Cidades, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria de Ação Social do município e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como local o Espaço Cultural ‘Dr. Walter Anawate’, sala 101 - 1º andar do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), na Unidade II (avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400).
      O evento tem como objetivo identificar as prioridades locais no tocante a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo um espaço de discussão entre o governo e a sociedade civil. Visa também integrar e aprimorar as ações entre os municípios e o Governo Federal para implementação do Programa Estratégia Alimenta Cidades, de acordo com a realidade do município.
 
Banco de Alimentos
      O evento é aberto aos profissionais de assistência social e agentes públicos de políticas setoriais, gestores, bem como produtores rurais, entidades e outros. Para participar é necessário preencher o formulário através do link https://forms.gle/XCAvDx3n8qAqs9d39.
      A oficina permitirá retratar qual é a realidade local, as demandas e a partir das ideias e sugestões, aperfeiçoar o trabalho que já é realizado e beneficia milhares de pessoas na cidade. Os atendimentos de Segurança Alimentar Nutricional, mantidos em Franca, são desenvolvidos por meio do Banco de Alimentos, unidade vinculada à Secretaria de Ação Social.
      Por meio do Banco de Alimentos, com o apoio dos CRAS e CREAS (unidades descentralizadas de assistência que realizam a triagem e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social), são distribuídas cestas de alimentos compostas entre outros produtos por banana, abacate, maracujá, limão, alface, chicória, almeirão, mandioca, batata doce, cheiro verde, berinjela, jiló, quiabo, abóbora, ovos e leite.
      Irene da Conceição Silva, que coordena o trabalho do Banco de Alimentos em Franca, enfatiza que a oficina será extremamente importante, permitindo agregar conhecimentos e avanços no trabalho que hoje é referência na cidade e no Estado.

Obras do CEPEL Vila Raycos em fase final

Cepel Vila Raycos original
 
      O Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), projetado pela Prefeitura para a Vila Raycos, na Região Oeste da cidade, está em final de construção. Equipado com quadras de vôlei de areia e basquete 3x3, protegidas por alambrados, pista de skate, espaços de circulação e convivência para os usuários, as equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) trabalham na conclusão da instalação do bebedouro, plantio de grama, pintura de demarcação da quadra de basquete e término da rede hidráulica e do calçamento no entorno.
      Para os moradores, a construção do espaço, será uma opção para o lazer e prática de atividades como basquete, vôlei e skate. Os pais ou avós, residentes nas imediações, poderão também utilizar o local para passeios e entretenimento com as crianças, tanto durante o dia como à noite, considerando que o local receberá iluminação garantindo segurança.
      A área de lazer está localizada no cruzamento das ruas João Deocleciano Luz e Dr. Carrão e conta com espaço verde de 2.300 metros quadrados com gramado e calçamento para caminhadas.
Expansão dos CEPELs em Franca
      O último CEPEL inaugurado foi no Parque dos Lima, resultado de uma parceria com a iniciativa privada. O espaço conta com três quadras de beach tênis (também adaptáveis para vôlei de areia), parque infantil e quadra de basquete 3×3.
      Além da Vila Raycos, Franca já conta com CEPELs nos bairros Jardim Martins/Continental, Parque Progresso, Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorothea, Franca Polo, Jardins Moema/Planalto, Samel Woods e Jardim Palma.
 

Educação divulga primeira convocação do ‘Bolsa Universidade’

Secretaria de Educacao original
 
      Em publicação no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 15, a Secretaria de Educação divulgou a primeira convocação do Programa ‘Bolsa Universidade’ dos classificados para a segunda etapa de seleção, que consiste em entrevistas com as assistentes sociais.
           São 66 universitários e o edital completo pode ser acessado através do link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2750-15042025.pdf ou no link do Bolsa Universidade, no site da Prefeitura.
      Nesta primeira lista, estão os inscritos da Faculdade de Direito de Franca (FDF) e Unifran, os quais tiveram a documentação analisada de acordo com os critérios do programa.
      Agora, os candidatos relacionados no edital deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal) com os documentos pessoais, na data e horário descritos para a realização da entrevista social, cujo atendimento será iniciado a partir do dia 23, deste mês até o dia 7 de maio. O não comparecimento dos alunos no dia e horário estabelecidos resultará na desclassificação.
      De acordo com a Secretaria de Educação, no dia 18 de abril serão divulgados os classificados do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).
      O 'Bolsa Universidade' é um programa da Secretaria de Educação que prevê bolsas de estudos parciais a alunos matriculados nas três universidades. Neste ano, foram 184 inscritos que passam por etapas, como entrega de documentos e entrevistas sociais e estudo sócio econômico, até serem contemplados com o benefício.
 

Prefeitura instala semáforo para pedestres na avenida Dom Pedro

semaforo pedestres na av Dom Pedro original
 
      Buscando aumentar a segurança no trânsito, a Prefeitura instalou nesta semana na avenida Dom Pedro I, um conjunto semafórico para pedestres. O equipamento fica entre os bairros Nova Franca e Parque Moema. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança, Régis Mendes, o equipamento irá orientar os pedestres no momento da travessia, reduzindo os riscos de acidentes.
      Quando a pessoa acionar o botão (botoeira) será enviado um sinal ao sistema de controle, que vai alterar o semáforo do verde para o vermelho aos veículos e sinalização verde ao pedestre. O tempo programado para travessia no local é de 12 segundos. Foram construídas também rampas de acessibilidade de ambos os lados e reforço em toda sinalização de solo.
      Quem aprovou a iniciativa foi Dinaldo dos Santos. Ele mora na Vila Gosuen e transita pela avenida todos os dias. “Ficou muito bom, né. Esta faixa de pedestre veio em uma boa hora”, contou.
      Este é o quinto semáforo específico para pedestres instalado na cidade, com previsão de ampliação gradativamente no decorrer dos meses. Um dos próximos que está em estudos é na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, nas imediações do SESC e para um segundo momento, nas proximidades do SESI, na Vila Santa Cruz.
      O diretor do Departamento de Trânsito frisou que mesmo com o equipamento, motoristas e pedestres precisam respeitar a sinalização. “Antes deste sistema era um pouco difícil para fazer uma travessia segura aqui. Com os semáforos, houve um ganho muito grande na segurança e acessibilidade aqui na região. Mas é preciso respeitar a sinalização para que não ocorra nada de grave. Motoristas e motociclistas devem transitar no limite da velocidade da via e dar preferência sempre ao pedestre. Não fazer uso do celular também é muito importante. Tudo  isso contribui para um trânsito mais seguro”, completou.
 
Mais segurança
      Em 2024, a Prefeitura já havia instalado redutores de velocidade em pontos estratégicos da avenida Dom Pedro para controlar melhor o fluxo e velocidade dos veículos.

Franca sedia Ciclo de Debates do Tribunal de Contas de São Paulo

Faculdade de Direito original
 
      Franca será sede no próximo dia 24, a partir das 14 horas, do Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Direito de Franca (FDF), na avenida Major Nicácio, 2377, bairro São José, e é voltado para  agentes da administração pública, autoridades do Executivo e Legislativo da cidade e região.
      O Ciclo de Debates, que é gratuito, tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico das lideranças dos municípios e a eficiência das administrações, tendo os seguintes temas: cuidados com a gestão administrativa e ações de fiscalização, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Regime de Compras Públicas, Planejamento e Controle, e aspectos relativos às Câmaras Municipais.
      A inscrição deverá ser feita através do link https://www4.tce.sp.gov.br/ciclodebates e o interessado receberá a confirmação da inscrição por e-mail. O controle de frequência se dará por meio de leitura de QR Code no dia do evento.
      A diretora do Departamento de Conformidade, Ana Flávia de Souza, falou sobre a importância do evento. “Sediar o Ciclo de Debates é uma honra e com certeza trará aos servidores maior celeridade, clareza e confiança para desenvolver o trabalho no dia a dia com maior eficácia e rapidez, trazendo mais qualidade ao serviço prestado. É o momento de aproximar os servidores dos agentes do Tribunal de Contas para absorver as informações que os agentes tratam durante o tempo do curso”, ressaltou.
      Além de Franca, a reunião deverá contar com a participação dos seguintes municípios da região: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Novos locais recebem iluminação de LED

iluminacao Led original
 
      A Prefeitura continua ampliando os serviços de instalação de iluminação de LED pela cidade, substituindo as luminárias a vapor de sódio. Um dos objetivos é melhorar as condições de segurança nos espaços públicos e nas vias em que o município é responsável.
      Na última semana, três novos locais foram contemplados, sendo a avenida José Lourenço, no Parque Vicente Leporace, que dá acesso ao Centro de Esportes Unificados (CEU), onde foram trocadas 22 luminárias,  com capacidade de 150 watts; a praça ‘Rosinha Candelária’, no mesmo bairro, próximo à avenida Ivete Vargas, recebeu 20 luminárias, distribuídas no posteamento que existia no local, além de uma praça em frente à Paróquia São Vicente de Paula, no Jardim Portinari, que ganhou 24 luminárias de LED.
      Nesta semana, as equipes começarão a troca das luminárias da praça ‘Geraldo Coelho’, localizada entre a rua Sacramento e avenida Paschoal Pulicano, no Jardim Roselândia. Estarão sendo substituídas 20 luminárias de vapor de sódio por LED, com 150 watts cada em oito postes.
      As equipes de elétrica da Secretaria de Infraestrutura estão seguindo um cronograma, que já beneficiou mais de vinte locais, entre praças, quadras de esportes e avenidas neste ano.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais