
A Secretaria de Saúde segue com a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Até o momento, já foram aplicadas 7.909 doses do imunizante, que protege contra três cepas do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e tipo B). “A vacinação é capaz de reduzir os sintomas. Por isso, é tão importante que o público-alvo deste primeiro momento da campanha procure as unidades de Atenção Básica e se vacine”, ressaltou Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
Podem se imunizar os seguintes grupos: crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A vacinação deve ser adiada em caso de febre moderada ou severa ou se a pessoa estiver gripada. Para se imunizar, é necessário comparecer a uma das unidades de saúde com documento pessoal com foto em mãos.