Email  

Notícias

Prefeitura conclui paisagismo na avenida Geralda Rocha Silva

 Paisagismo Geralda original

         A Avenida Geralda Rocha Silva, no Jardim Tropical, recém duplicada, ganhou novas melhorias na última semana, com a conclusão da ciclovia e do paisagismo preparado pela Prefeitura. Através da Secretaria de Meio Ambiente e da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), foi executada a pista da ciclovia, com cerca de 800 metros de extensão e 2,5 metros de largura, toda concretada.
      Através da programação de arborização iniciada em outubro, foi realizado o plantio de grama nas duas margens e mais de 180 mudas de árvores produzidas no Jardim Zoobotânico. Além de melhorar as condições de segurança e o fluxo de veículos, com o novo asfalto, a Avenida Geralda Rocha Silva também recebeu nova iluminação e um sistema de galerias para captação das águas de chuvas no local.
      Além das mudas de árvores no canteiro central, outras espécies foram plantadas também nos arredores de um campo de futebol nas imediações. Entre as espécies selecionadas para o local, constam Jacarandás e Aldragos. Nos arredores do campo, foram plantadas mudas de Ipês Roxo, Branco e Amarelo, Reseda, Tipuana, Oiti e Chuvas-de-Ouro.
      Nesta mesma programação de plantios, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram na última semana, a reposição da vegetação em uma APP próxima a rua Diogo Garcia Coelho, com 150 mudas oriundas do Zoobotânico. Este local fica no Jardim Pinheiros, Região Norte da cidade.

Emdef reforça remendo asfáltico com 7 equipes

 EMDEF 7 equipes original

         A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) está com equipes reforçadas nas ruas e avenidas da cidade, cuidando da manutenção da malha viária, o que proporciona mais segurança para os pedestres e motoristas.
      Junto com as 7 equipes atuando em vários pontos da cidade no início desta semana, a coordenação do Tapa-Buracos reforça o pedido para que as pessoas continuem utilizando o canal do Tapezap (99999-8480), onde devem enviar a mensagem e indicarem o endereço que precisa de manutenção.
      Nesta segunda-feira, conforme o acompanhamento feito pela Secretaria de Infraestrutura, a Emdef está com equipes atendendo ao todo 16 ruas, distribuídas entre o Parque Vicente Leporace, Jardim Vera Cruz, no Recreio Campo Belo, Jardins Aeroporto I e III, Jardim Paraty, Residencial José de Carlo, Residencial Nova Franca, Samel Park, Vilas Santos Dumont e Raycos, Jardim Anita e prolongamento do Jardim Ângela Rosa.
Sinalização viária
      Junto com o remendo asfáltico, em outras frentes, continua sendo feita a manutenção da sinalização viária, com pintura de solo, instalação ou substituição de placas. Pelo menos, 24 ruas em bairros diferentes foram incluídas na programação deste início de semana.

Provas dos Concursos Públicos 06 e 07 acontecem neste domingo

 Provas concursos original

        A Secretaria de Administração e Recursos Humanos alerta que estão marcadas para este domingo, 19, a partir das 8h, as provas objetivas e dissertativa dos Concursos Públicos 06 e 07/23. As publicações, incluindo a lista de candidatos inscritos, poderão ser conferidas no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2403-10112023.pdf . A coordenação dos concursos é de responsabilidade do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).
      As provas objetivas do Concurso 06/23, que conta com 965 inscritos para os empregos de Agente de Defesa Civil, Auxiliar de Saúde Bucal, Orientador Educacional, Servente Merendeira, cujos candidatos tenham os nomes iniciados com as letras: V, W, X, Y e Z, Técnico em Saúde Bucal, serão aplicadas na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, na Vila Scarabucci. Já as pessoas que se inscreveram para Servente Merendeira, com as iniciais A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T e U, farão o exame na Escola Estadual David Carneiro Ewbank (CEDE), na Vila Santos Dumont. As avaliações serão compostas por 30 questões para os empregos, exceto para o cargo de Orientador Educacional, que terá 40 perguntas, com avaliação dissertativa. A duração será de três horas e meia para este cargo e para os demais, três horas.
      Para o Concurso 07/23, destinado às funções de Motorista Substituto, Professor Substituto PEB I - Educação Especial e Musical, os 132 inscritos também farão as provas na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, na Vila Scarabucci.
      Os candidatos deverão comparecer no dia do exame, munidos de caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto e borracha, com antecedência mínima de 30 minutos do horário estabelecido. Os portões serão abertos às 8h e fechados, às 08h30. Deverão apresentar documento original de identidade, sendo: RG, Carteira Expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, OAB, CRC, CRM etc.); Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Passaporte. No caso de documento digital, somente será admitido o candidato que apresentar a CNH e/ou RG por aplicativos oficiais em smartphone. Não será admitido, em nenhuma hipótese, o acesso do candidato no local da prova, após o horário definido para fechamento dos portões.
      A pessoa poderá consultar a sala e local, onde realizará a prova, através das listas, que serão afixadas nos locais de aplicação ou pelo site do IBAM, https://www.ibamsp-concursos.org.br/site/concursos/areadocandidato/768 .
Serviço:
Provas Objetivas dos Concursos Públicos
19/11/23
8h
Locais: EE ÂNGELO SCARABUCCI (Rua Rosa Del Monte, 2941 - Vila Scarabucci)
EE DAVID CARNEIRO EWBANK (Rua Alberto de Azevedo, 1279 -Entrada pela Rua Francisco Társia, s/nº - Vila Santos Dumont).

Servidores da Educação se reúnem após premiação a nível estadual

 Educacao servidores original

       O prefeito Alexandre Ferreira participou de um encontro com servidores de carreiras da Educação Municipal para ouví-los e compartilhar o prêmio recebido pela Rede Municipal de Ensino, devido aos resultados obtidos na alfabetização de crianças na idade certa.
      A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Educação. Participaram do encontro diretores, professores, merendeiras, coordenadores pedagógicos, pedagogos, inspetores, supervisores, orientadores educacionais, professores de salas de leitura, assistentes sociais, psicólogos, monitores e professores da educação especial.
      O prefeito falou sobre como foi a premiação PAR (Programa Alfabetização Responsável) e agradeceu a quem se empenha todos os dias para oferecer alfabetização e qualidade de ensino a todos. Ele fez alusão aos times de basquete e a importância de cada um fazer sua parte. “Nosso trabalho é uma resposta. Nosso time dá liga, tem muito a oferecer a nossas crianças, e o prêmio é prova disso. Somos um time”, destacou Alexandre.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, ressaltou a importância do trabalho de todos os servidores da pasta. “O processo ensino-aprendizagem é feito a muitas mãos e culmina nas boas intervenções, situações didáticas e boa relação entre professor/aluno”, disse. A secretária também agradeceu a todos que fazem a diferença na vida das crianças e suas famílias.
O prêmio
      Franca foi uma das oito cidades de todo o estado de São Paulo a conquistar o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável), que considera o desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o nível socioeconômico do município.
      A cidade ganhou um espaço maker completo, em regime de comodato, e suporte de um instrutor do Sesi-SP. Trata-se de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas, equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, ampliando as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares. O laboratório garantirá que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo.

Prefeitura homologa licitação para revitalização das praças do Centro

 Pracas no centro original

          Foi publicado nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial, o edital de homologação da licitação para a execução das obras de revitalização geral nas praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, envolvendo recursos conveniados com o Governo do Estado de São Paulo.
      As duas praças estão localizadas entre as ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, Do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha Marinho.  Pela publicação fica homologada e adjudicada a proposta da empresa, que se apresentou no certame, pelo valor de R$ 2.423.118,56.
      O projeto de revitalização contempla o alargamento de corredores, remanejamento de canteiros e jardins, objetivando ampliar os espaços de circulação, tornando o ambiente mais acolhedor. Mais de 360 bancos serão instalados, com a substituição de alguns nas duas praças, bem como 47 lixeiras em concreto e madeira vazados, bebedouros de água e um bicicletário, projetado para a Praça Barão, fazendo frente para o calçadão da rua Marechal Deodoro, além dos serviços de acessibilidade, com piso tátil e rampas.
      A Secretaria de Infraestrutura será a responsável pelo acompanhamento, com previsão de início dos serviços, em breve, que será feito por etapas.

Circuito Sesc neste domingo traz várias atrações na praça central

 Sesc original

        As pessoas que gostam de apreciar uma música, ouvir histórias, assistir teatro, circo e dança, têm uma boa opção neste domingo, a partir das 15h, na praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, com o Circuito Sesc de Artes. Contando com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), estão confirmadas diversas apresentações. Esse projeto está percorrendo 123 municípios do Estado de São Paulo, levando arte em suas múltiplas formas, gratuitamente, à população. O evento deverá se estender até às 19h.
      Dentre os atrativos previstos, está a presença do DJ Shareid, do Coletivo Tutu (SP), que apresenta o resultado de mais de 20 anos de pesquisas musicais em uma seleção combinando sons brasileiros, soul e funk, em meio a muita influência de ritmos latinos.
      'Semeando Histórias Indígenas – Povo Guarani’ é outro quadro, com as presenças de Anélita Núñez, Jeff Nefferkturu e Gabriela Núñez, com mediação de leitura, incluindo narrativas do povo guarani, aliado a histórias sobre o surgimento de brincadeiras e jogos populares. Buscam a interação com o público, fazendo desenho e, com isso, expandindo as referências sobre os povos originários e conscientização contra o racismo.
      A Festa das Flores, com Cosmic Dance Brasil (SP), é uma encenação  retratando a história do povo das flores, interpretada por atores que rumam em direção ao ‘centro da terra’ para fortificar as raízes e revitalizar sua seiva com descontração, movimentos e música ao vivo. Na mesma programação, a arte circense também poderá ser contemplada com ‘Circo Secreto', da Cia. Mevitevendo, um quadro com música, máscara e bonecos, onde os atores Cleber Laguna e Márcia Fernandes prestam homenagem ao universo do circo. Apresentam também, uma intervenção ambulante sem palavras, inspirada na atmosfera dos sonhos.
      O avanço da tecnologia estará no Circuito, com Dá Jogo! Jogos Digitais e Analógicos, Game Arte e Máquina Tudo. Trata-se de um diálogo entre jogos físicos e digitais, onde a atividade combina desafios criados por dois coletivos, apresentando narrativas afrofuturistas que percorrem memórias negras ancestrais. Uma das vivências do Máquina Tudo propõe disputas que requerem velocidade, estratégia e precisão.
      Fechando o roteiro do Circuito das Artes de domingo, o público terá música com ‘Maiador’, da Cia Delá Praká (RJ), com baião e samba de roda embalando as acrobacias, números de equilíbrio e movimentos de capoeira, entre outros atrativos inspirados na cultura regional brasileiras. Em duplas, as sequências exibem sincronia e evocam a atmosfera de acolhimento, típica do ‘Maiador’, um lugar de amparo e descanso para o gado na zona rural do Nordeste, especialmente, na Bahia.

Audiência Pública de Assistência Social acontece na quarta

 CAMARA original

          A Secretaria de Ação Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, programou para a próxima quarta-feira, 22, uma Audiência Pública, a partir das 8h, no plenário da Câmara Municipal, no bairro São José. Este encontro, que é aberto à comunidade e segmentos envolvidos, reunirá entidades ou organizações de Assistência Social inscritas, bem como as que oferecem serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, com o objetivo de efetivar a apresentação dessas ações à comunidade, possibilitando a troca de experiências e realçando a atuação da rede socioassistencial e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
      A programação será aberta com apresentação cultural e, posteriormente, ocorrerá a primeira exposição pelo conselho. Os trabalhos prosseguirão a partir das 9h, com a demonstração da Rede de Serviços  de Proteção Social Básica e da rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Depois, as equipes farão a apresentação das ações de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos, além da apresentação dos serviços de Apoio à Gestão do SUAS (Vigilância Socioassistencial e CadÚnico).
      Entre 11 e 11h30,  o espaço será reservado para debate com os presentes e esclarecimentos de dúvidas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais