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Prefeito entrega novas viaturas para a Guarda Civil Municipal

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     O prefeito Alexandre Ferreira entregou na manhã desta quarta-feira, 20, no pátio da Prefeitura, três novas viaturas para a Guarda Civil Municipal, adquiridas pela Prefeitura, com investimentos de R$ 575,8 mil, mediante recursos conjuntos de emenda parlamentar, Fundo Municipal do Meio Ambiente e próprios do município. Segundo ele, um dos últimos investimentos dessa magnitude foi feito na corporação, em meados de 2.015.
     As viaturas, todas equipadas e padronizadas, passarão a operar, imediatamente, auxiliando nas rondas nas áreas urbana e rural, cuidando da fiscalização de próprios municipais, das questões ambientais e defesa dos animais. 
     Ao lado de vereadores, o secretário de Segurança, Marcus Araújo e representantes da Guarda Civil, Alexandre Ferreira destacou o papel de cada um e o apoio junto ao município, resultando em benefícios para a comunidade. Segundo ele, uma outra preocupação é fortalecer o efetivo da Guarda Civil Municipal. Nesse sentido, o prefeito disse ter determinado à Secretaria de Recursos Humanos, agilidade no processo interno, visando a promoção dos guardas mais antigos na corporação, em respeito à equipe, para que, na sequência, possam ser contratados novos guardas e assim ampliado o efetivo.
 
 
Outros investimentos
     Fruto desse trabalho conjunto com a Câmara, o prefeito pontuou também, que a recomposição de frotas também está sendo feita junto ao Corpo de Bombeiros, onde novas viaturas já foram entregues e outras estão em processo de compra, com mais de R$ 1 milhão investidos. 
     A Polícia Militar também recebeu novas viaturas e motos adquiridos pela Prefeitura, resultando em melhores condições para o atendimento das necessidades da população.

City Petrópolis terá primeiro Ecoponto da cidade

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     O primeiro Ecoponto da cidade, localizado na Avenida São Pedro, s/n, no bairro City Petrópolis, está com as obras em andamento. Esse é um equipamento destinado ao recebimento sob vigilância e controle, de pequenas quantidades de resíduos sólidos, cujo objetivo é diminuir a destinação inadequada desses objetos em áreas públicas e ociosas na cidade, como por exemplo, restos de construções e outros materiais inertes.
     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mantém uma rotina diária de limpeza e remoção de entulhos nos diferentes pontos da cidade, especialmente, nas margens das rodovias de acesso a cidade e avenidas nos bairros mais distantes. Além desse Ecoponto no bairro City Petrópolis, um outro deve começar nos próximos dias a ser construído no Jardim Luíza, ambos na região Norte.
     O investimento feito nessa primeira unidade, que já está parcialmente fechada com muros, com serviços de alvenaria, piso armado de concreto, é da ordem de R$ 235,1 mil, oriundos de recursos aprovados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente. A autorização para as obras foi dada pela Secretaria de Infraestrutura no começo deste mês e o prazo para o término é de 120 dias. 
     O terreno pertence à Prefeitura, está sendo fechado com muro e terá um portão único de acesso,  através do qual haverá o controle do que deve ou não ser descartado, mediante autorização e acompanhamento de um profissional destinado para a função. Uma cabine coberta, instalações sanitárias e cozinha compõem o conjunto de equipamentos para o atendimento da pessoa responsável.
 
 
Jardim Luíza 
     Já com relação ao Ecoponto projetado para o Jardim Luíza, também na mesma região da cidade, o procedimento licitatório teve o seu trâmite regular. Após a análise técnica da Secretaria de Infraestrutura, foi publicado  na edição desta terça-feira, do Diário Oficial do Município, o extrato do edital contendo o resultado com a empresa vencedora. O contrato deve ser assinado nos próximos dias para o início das obras.
     O equipamento ficará localizado na Avenida Ida Zaninelo, altura do cruzamento com as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, no Jardim Luíza. O valor a ser pago pela execução dos serviços é de R$ 345.438,31 e também com prazo de 4 meses, contados da data da ordem de serviço.
 

‘Natal de Luz’ recebe propostas para decoração de fim de ano

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     A Prefeitura de Franca deu mais um passo importante para inovar na decoração natalina do final de ano, com a aprovação do Programa Natal de Luz pela Câmara Municipal, na última terça-feira, que será realizado através de parcerias. Foi publicado através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), no Diário Oficial desta terça-feira, o Edital de Chamamento destinado às empresas, em geral, que tenham interesse em patrocinar um dos 15 espaços, que estão sendo disponibilizados, compreendendo locais na região central e pontos estratégicos em bairros da cidade. O prazo para que as propostas sejam apresentadas vai até o dia 22 de agosto.
     O esforço é realizar uma decoração diferenciada e atraente para toda à população, mediante a participação das empresas que, de contrapartida, durante o período, poderão explorar os espaços publicitários, fixando placas padronizadas nos respectivos locais. A seleção das propostas será feita por uma Comissão Especial, composta por membros da equipe da FEAC.
     Na forma que estabelece a Lei Municipal nº 9.226, de 19 de julho deste ano, o chamamento tem como objeto a seleção de interessados no Programa Natal de Luz, que envolve toda a decoração e iluminação natalina nas áreas públicas especificadas, entre elas as três principais praças no centro da cidade (Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca e Carlos Pacheco), duas na Estação (Sabino Loureiro e 1º de Maio), além de outras na Cidade Nova e bairros como Vila Nova, Leporace, Parque Progresso, Miramontes, City Petrópolis, entre outros.
 
 
Das condições 
     Poderão apresentar propostas todas as empresas interessadas legalmente constituídas em contribuir com a decoração natalina das áreas públicas estabelecidas para receber o Programa Natal de Luz, que serão analisadas conforme a discricionariedade da Administração Municipal. Esses locais somente poderão ser objeto de propostas pelo adotante, com direito da exploração publicitária nos moldes estabelecidos na condição de patrocinador no período das festividades, iniciando em 27 de novembro deste ano e 8 de janeiro de 2023. Com a observação de que a montagem da iluminação e decoração seja iniciada e concluída entre os dias 1º e 26 de novembro.
     Junto aos anexos do Chamamento, a FEAC detalha a situação de cada um dos espaços,  com metragens, identificando a quantidade e portes das árvores existentes que deverão ser ornamentadas (grandes, médias e pequenas), de modo a facilitar a ocupação e planejamento pelos pretendentes a participar do chamamento. Na Praça Nossa Senhora da Conceição, foram distribuídos três espaços, próximos a Concha Acústica, arreadores da Fonte Luminosa e na Praça da Bíblia, próximo ao ponto de táxi na rua Voluntários da Franca. As laterais da Catedral também estarão disponíveis para adoção.
 
Locais
     Os locais identificados e mapeados para receber a decoração são:
Praça Nossa Senhora da Conceição (3 áreas específicas)
Praça da Paz (laterais e frente da Catedral)
Praça Barão da Franca
Praça Carlos Pacheco (em frente à Casa da Cultura e Cemitério da Saudade)
Fachada do Colégio Champagnat
Av. Miguel Sábio de Melo (em frente ao Castelinho)
Praça das Bandeiras (Cidade Nova)
Praças Sabino Loureiro e 1º de Maio), ambas na Estação
Rotatória da rua Francisco Marques (de acesso Vila São Sebastião)
Av. Abrahão Brickman (trecho pronto ao pontilhão do Leporace)
Praça de Miramontes (Capela de Santa Cruz) 
Rotatória de acesso ao bairro City Petrópolis.
 
Propostas 
     As empresas interessadas têm até o dia 22 de agosto, às 16h para protocolarem as propostas, em envelope lacrado, na sede da FEAC (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Deve constar a proposta de projeto de decoração para cada área pública, individualmente identificada, nos termos do edital, assinada pelos responsáveis legais, cópia do CNPJ e documentação pessoal e cadastros dos representantes legais.
Nas áreas autorizadas será permitida a colocação de placa publicitária, constando os dizeres “Apoio Cultural” de acordo com o padrão, formato e dimensão estipulado, de 1 mts x por 2,mts. Também será permitido desenvolver na área autorizada, ações de marketing (eventos, atrações e ações publicitárias), inclusive com montagem de stands/barracas para divulgação de seus produtos e serviços, distribuição de brindes, com prévia análise e aprovação da Administração), sendo vedada a comercialização de mercadorias e serviços nas áreas participantes do programa.
     A publicidade na placa deverá ter caráter meramente informativo, podendo ser fornecidas apenas informações objetivas, como nome empresarial ou nome fantasia, telefone, redes sociais, endereço, logotipo e slogan.  O contrato de patrocínio a partir da assinatura, terá validade até 31 de janeiro do ano que vem. 
 

Merendeiras participam de capacitação na Educação

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     A Secretaria Municipal de Educação programou para esta sexta-feira, 22, uma capacitação que será ministrada a todas as 296 merendeiras, que atuam na rede de ensino do município, versando sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. Essas profissionais são as responsáveis pela alimentação de todos os alunos da rede pública, do município e do Estado, preparando e servindo as refeições nos períodos da manhã, tarde e noite. 
    A iniciativa faz parte de uma programação de quatro módulos e será conduzida pela nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações, compondo desde 2.009, o quadro docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 
     Betânia atua ainda como nutricionista clínica (desde 2010) e pratica consultorias na área de Nutrição para empresas de Franca/SP e região (desde 2009). Foi nutricionista do SESI/Botucatu (2006-2009) e nutricionista/gerente de Serviços de Alimentação (Empresa GR S.A. 2004-2006). Atuou nas áreas de pesquisa em controle de qualidade em serviços de alimentação, produção de refeições, aproveitamento integral de alimentos, análise de alimentos, alimentos funcionais e saúde de idosos.
     A abertura do evento está prevista para às 8h, desta sexta-feira, com saudação da secretária de Educação, Márcia Gatti, no auditório da própria secretaria, no Parque Francal, seguida da palestra versando sobre a temática de 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos'. No período da tarde, haverá um espaço para apresentações diversas, denominado de ‘Seção Merenda’, com a participação também do Conselho de Alimentação Escolar.

Desenvolvimento recebe inscrições de empresas para Francal Ablac Show

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     A Secretaria de Desenvolvimento alerta que continuam abertas as inscrições para micro e pequenas empresas francanas de calçados e acessórios interessadas em participar da Francal Ablac Show, que será realizada em agosto deste ano. 
     As empresas deverão apresentar a documentação exigida no edital de chamada pública, referentes a Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal  e Qualificação Econômica e Financeira, original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão de imprensa oficial ou autenticado por servidor de administração, mediante a apresentação do respectivo original (não serão feitas autenticações no momento da abertura dos envelopes), em um envelope fechado até o dia 28, deste mês, no horário entre 08h30 e 16h30, no Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, andar térreo do prédio da Prefeitura (Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova). Serão selecionadas até 8 empresas de calçados e acessórios para organização de um espaço coletivo com estandes individuais na feira,  que será realizada no período de 22 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Expo Center Norte, em São Paulo, que objetiva expor os desenvolvimentos e lançamentos de produtos voltados para as vendas Primavera/Verão 2022/2023.
     A Prefeitura de Franca irá subsidiar parte da contratação de estandes individuais, cujo valor será de até R$ 100 mil, que será dividido, de forma equalitária, entre as empresas selecionadas. Caberá as empresas efetuarem a contrapartida das demais despesas necessárias para viabilizar o projeto, como saldo de chão, montagem de estande, despesas com viagens, hospedagem, que terão os seus atos determinados, após a definição do número real de empresas participantes.
     Serão selecionadas as que melhor se adequarem aos objetivos do evento e que as atividades desenvolvidas por elas, estejam diretamente relacionadas ao evento. Havendo, mais empresas interessadas do que o número estabelecido de vagas, serão selecionadas as que, primeiro, apresentarem interesse.
     O resultado do processo de seleção será divulgado pelo Diário Oficial do Município. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até sete dias antes do prazo fixado para a entrega dos documentos. O edital de chamada pública foi divulgado no último dia 13, deste mês, no Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link  https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2078-13072022.pdf .
 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

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     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 21, que contará com 7 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Luíza, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISISONAIS DE SAÚDE  - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Horto e Progresso, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis nas UBS's Santa Terezinha e São Sebastião, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN 
     A primeira, segunda e terceira doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Santa Clara e Planalto, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para esta quinta-feira, 21, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulistano, Paulista, Leporace, Aeroporto 1, Estação e Ângela Rosa e, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, Esmeralda, City Petrópolis e Palma, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Horto,  Planalto, Progresso, Santa Clara, São Sebastião e Santa Terezinha, das 8 às 16h. 
   Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulistano, Paulista, Estação, Luíza, Leporace, Ângela Rosa e Aeroporto 1, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

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 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

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