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Saúde realiza ações da Campanha Julho Amarelo

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     A Secretaria de Saúde, por meio do Ambulatório de DST/Aids e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), participa da Campanha Nacional 'Julho Amarelo', que objetiva reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
    As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente, em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; relação sexual desprotegida; contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
     No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.
     Durante este mês, equipes do CTA estarão visitando os presídios para a realização de testes rápidos de Hepatite C, na população prisional. A estimativa é atender cerca de 400 pessoas.
   Os testes rápidos poderão ser feitos o ano todo, por qualquer pessoa, que pode procurar o Ambulatório de DST/AIDS - CTA para passar pelo procedimento, onde recebe uma autorização para realizar o exame, em laboratório credenciado pelo município. O Ministério da Saúde orienta que todas as pessoas, com mais de 45 anos de idade, façam o teste, gratuitamente e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
    As hepatite é uma doença silenciosa e os sintomas podem demorar para surgir. Posteriormente, se manifestam em forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
     O Ambulatório de DST/AIDS - CTA funciona de segunda e sexta-feira, das 7 às 16h, na Rua General Osório, 1.417 - Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-3920.
 

Desenvolvimento seleciona empresas para Francal Ablac Show

 Francal
 
     A Secretaria de Desenvolvimento inicia nesta quinta-feira, 14, o recebimento de inscrições de micro e pequenas empresas francanas de calçados e acessórios interessadas em participar da Francal Ablac Show, que será realizada em agosto deste ano. 
     O edital de chamada pública foi divulgado nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link  https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2078-13072022.pdf .
     Serão selecionadas até 8 empresas de calçados e acessórios para organização de um espaço coletivo com estandes individuais na feira,  que será realizada no período de 22 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Expo Center Norte, em São Paulo, que objetiva expor os desenvolvimentos e lançamentos de produtos voltados para as vendas Primavera/Verão 2022/2023.
     As empresas interessadas em participar, deverão apresentar a documentação exigida no edital, referentes a Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal  e Qualificação Econômica e Financeira, original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão de imprensa oficial ou autenticado por servidor de administração, mediante a apresentação do respectivo original (não serão feitas autenticações no momento da abertura dos envelopes), em um envelope fechado, que deverá ser entregue a partir desta quinta-feira 14 até o dia 28, deste mês, no horário entre 08h30 e 16h30, no Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, andar térreo do prédio da Prefeitura (Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova).
     A Prefeitura de Franca irá subsidiar parte da contratação de estandes individuais, cujo valor será de até R$ 100 mil, que será dividido, de forma equalitária, entre as empresas selecionadas. Caberá as empresas efetuarem a contrapartida das demais despesas necessárias para viabilizar o projeto, como saldo de chão, montagem de estande, despesas com viagens, hospedagem, que terão os seus atos determinados, após a definição do número real de empresas participantes.
     Serão selecionadas as que melhor se adequarem aos objetivos do evento e que as atividades desenvolvidas por elas, estejam diretamente relacionadas ao evento. Havendo, mais empresas interessadas do que o número estabelecido de vagas, serão selecionadas as que, primeiro, apresentarem interesse.
     O resultado do processo de seleção será divulgado pelo Diário Oficial do Município. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até sete dias antes do prazo fixado para a entrega dos documentos. 

FEAC promove exibição gratuita de filmes no ginásio do Leporace

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     Com apoio da Prefeitura de Franca e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), o ginásio do Parque Vicente Leporace recebe, no dia 29, deste mês, o projeto CineSolar, que traz exibição gratuita de filmes à população.
     A partir das 19 horas, o público poderá assistir a curtas-metragens com acessibilidade e, às 20 horas, será exibida a animação Rio 2. 
    Para Mateus Caetano, presidente da FEAC, ações como essa reforçam o compromisso da Prefeitura, com a cultura ao alcance de todos. “É um projeto proveniente de políticas públicas para o setor cultural, que contribui com nossa cidade e que nos deixa orgulhosos de estarmos participando. Neste ano, receberemos muitos outros projetos ligados ao segmento cultural”, afirmou.
     A iniciativa é realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o CineSolar e IBM. 
     O Ginásio do Parque Vicente Leporace fica na avenida Abrahão Brickmann, s/n.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

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     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 14, que contará com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Estação, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS A 11 ANOS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES / 1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE -  CORONAVAC 
     Na UBS Horto, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES  - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Planalto e Progresso, no horário das 8 às 16h.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (40 anos ou mais), estarão disponíveis nas UBS's Paulista, das 8 às 16h e Aeroporto 3, das 8 às 13h,  devido a comunicado de interrupção de energia elétrica pela empresa concessionária.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª, 2ª 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS)- JANSSEN 
     A primeira, segunda e terceira doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Santa Clara e Leporace, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para quinta-feira, 14, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulistano, Guanabara, Aeroporto 1, São Sebastião, Santa Terezinha, Luíza, Ângela Rosa e Brasilândia, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, Esmeralda, City Petrópolis e Palma, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Horto, Paulista, Santa Clara, Leporace, Estação, Progresso e Planalto, das 8 às 16h e  Aeroporto 3 (8 às 13h - devido a comunicado de interrupção de energia elétrica pela empresa concessionária).
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulistano, Guanabara, Aeroporto 1, São Sebastião, Santa Terezinha, Luíza, Ângela Rosa e Brasilândia, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Prefeitura alerta para prazo de solicitações de isenção do IPTU

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     A Secretaria de Finanças está alertando aos contribuintes que pleiteiam isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o próximo ano, que o prazo concedido já está aberto e será encerrado em outubro.
     Podem ser beneficiados com a isenção do tributo, as pessoas que recebam renda mensal vitalícia, amparos sociais do idoso ou para pessoas com deficiência, que tenham um único imóvel e nele residam. Para ter direito à isenção, o solicitante deve ter renda bruta pessoal ou conjugal, que não seja superior a 35 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), que este ano, corresponde a R$ 71,96, equivalendo a R$ 2.518,60. 
     Os pedidos já podem ser feitos, sem a necessidade do interessado comparecer ao Paço Municipal. Pela internet, poderá ser acessado o site da Prefeitura, no link da 'Central On-line' - https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login, onde a pessoa, caso não tenha, deverá fazer um cadastro simples e indicar o assunto para o qual busca o atendimento, neste caso, "Isenção de IPTU para aposentados, pensionistas, renda mensal vitalícia, amparo social do idoso e amparo social para a pessoa com deficiência", além dos postos do Projeto 'Prefeitura Perto de Você', espalhados pelos bairros. 
     Segundo a Secretaria de Finanças, o prazo para o recebimento das solicitações de isenção de IPTU sofreu alterações na legislação e passou a ser até o dia 30 de outubro. Até o ano passado, era permitido fazer o pedido até o último dia útil de dezembro. Com essa medida administrativa, a Prefeitura realiza o lançamento da isenção no sistema de forma antecipada, evitando que os contribuintes, que tiveram o pedido autorizado, não recebam os boletos para o exercício de 2.023.
     Até o momento, cerca de 2.300 contribuintes protocolaram a solicitação de isenção do imposto para o próximo ano.
     
Documentos
     Para pedir a isenção do IPTU para pessoas aposentadas e pensionistas são necessários os seguintes documentos: CPF, RG ou CNH; certidão de casamento ou declaração de união estável; certidão de óbito; documentos do imóvel, como escrituras, certidão de matrícula ou contrato particular com firma reconhecida; carta de concessão do benefício; e demonstrativo de crédito do benefício atualizado (não será aceito extrato bancário de conta). Caso o contribuinte seja casado, deve apresentar também o comprovante de renda do cônjuge. 
     Cerca de 8 mil contribuintes tiveram direito à isenção do imposto neste ano e as solicitações devem ser renovadas a cada ano, seguindo os critérios exigidos em lei. 
 
 
Postos "Prefeitura Perto de Você"
     Antes de comparecer aos locais é importante que as pessoas entrem em contato para confirmação do horário de atendimento, em cada unidade. 
 
Região Norte
Emeb Profª. Sueli Contini Marques 
Rua Mamede Silva, 2771 – Jardim Tropical Telefone: 3704-2105
 
Emeb Prof. Florestan Fernandes 
Rua Raquel Jacintho Mesquita, nº 900 – Jardim Vera Cruz Telefone: 3704.0288/3703.2247
 
Emeb Dr. Valeriano Gomes do Nascimento CAIC 
Rua José Gianesella, 581 – City Petrópolis Telefone: 3703.8024 / 3705.0112
 
Região Oeste
Emeb Profª Rita de Cássia Calixto Xavier
Rua Otaides Eurípedes Eleutério, nº 2505 – Jardim Pulicano Telefone: 3723.5464
 
Emeb Profª Dorotea Paulino Ferro 
Rua Joaquim Machado, nº 580 – Jardim Paulo Archetti Telefone: 3722.8817 / 3720.7750
 
Região Sul
Emeb Prof. Hélio Paulino Pinto 
Rua Urias Alves Taveira, nº 6309 – Residencial Ana Dorotéia Telefone: 3704.0935
 
Região Leste
Emeb Frei Lauro de Carvalho Borges
Rua Cândido Carlos de Mello, 2860 – Jardim do Éden Telefone: 3705.3445
 
EMEB PROFª LUZINETE CORTEZ BALIEIRO 
Rua Eunice Carmem Gonçalves Rodrigues, 2555 – Jardim Palestina Telefone: 3727.6260
 
EMEB PROF. DR. RUBENS ZUMSTEIN 
Rua Paulo Vieira da Silva, nº 2321 – Jardim Piratininga Telefone: 3706.0063
 
EMEB PROF. CÉSAR AUGUSTO DE OLIVEIRA 
Av. Major Elias Motta, 1830 - Jardim Brasilândia Telefone: 3725-2840 / 3725-9510
 
Região Centro
CENTRO DE ENSINO SUPLETIVO MUNICIPAL - CESUM - Profª Climene Rebelo Novelino Abdala 
Avenida Champagnat, 1808 – Sala 26 - Centro Telefone: 3701.8367

Recapeamento avança para a avenida Antônio Barbosa Filho

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     Após a conclusão dos serviços de recapeamento na avenida Professora Yolanda Ribeiro Novais, no Jardim do Éden, as obras para a implantação do novo asfalto foram executadas nesta terça-feira, 12, na rua  Gino Balerini (entre a Rua Romildo Morelli e a Av. José Rodrigues da Costa Sobrinho), no Jardim Planalto. Cerca de 600 metros de extensão receberam as melhorias.
     Para esta etapa dos serviços de recapeamento estão sendo investidos recursos de R$ 4,7 milhões, através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. A ação foi iniciada no mês passado, em um dos trechos da Avenida São Vicente, entre os bairros Vila Hípica e Zanetti. 
     Também será contemplada com o serviço, de acordo com a programação, a avenida Dr Antônio Barbosa Filho (entre a rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado e a Av. das Seringueiras), cujas obras serão iniciadas nesta quarta-feira, 13, a partir das 6h, com a interdição de um trecho das avenidas Antônio Barbosa Filho e Ismael Alonso y Alonso até a rua Peru, no Jardim Consolação. 
     O local atendido está sendo interditado e os motoristas orientados pela Guarda Civil Municipal para que procurem rotas alternativas. O objetivo é melhorar as condições de segurança para quem trafega e circula pelas vias públicas, compreendendo também a melhoria das sinalizações vertical e horizontal, ações estas inseridas no Programa 'Respeito à Vida'.  
      A Avenida dos Sapateiros (entre as ruas Alfredo Tosi e Dr Altino Arantes) também será contemplada pela programação. 

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