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Prefeitura anuncia Programa Dignidade para atendimento a moradores de rua

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     A Prefeitura anunciou nesta quarta-feira, 19, o início das atividades do Programa Dignidade destinado às pessoas em situação de rua na cidade.  A iniciativa coordenada pela Secretaria de Ação Social contempla três frentes de atendimento, sendo o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Serviço Especializado de Abordagem Social e o Serviço de Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua.
    De acordo com o levantamento feito pela secretaria, em 2013, na primeira gestão do prefeito Alexandre Ferreira, a cidade tinha cerca de 200 pessoas em situação rua. Hoje, este número saltou para 504 pessoas, que vivem em condições de vulnerabilidade.
    Entraram em operação a partir desta quarta-feira, dois atendimentos sendo o Serviço Especializado de Abordagem Social, que faz a identificação das pessoas em situação de rua, possibilitando atenção especializada a esse segmento iniciada no próprio contexto da rua, viabilizando intervenções voltadas ao atendimento de necessidades mais imediatas e à vinculação gradativa aos serviços da rede de proteção socioassistencial e intersetorial. A equipe é composta por educadores e assistentes sociais, que têm a função de abordar esses munícipes para a oferta dos serviços prestados. 
    Após a abordagem, as pessoas são encaminhadas para o Espaço Dignidade, que é uma unidade para o convívio e desenvolvimento de relações de solidariedade e respeito, especializados para estimular a autonomia e reinserção dos participantes para o convívio social.
    No Espaço Dignidade, além da alimentação, os participantes recebem atendimento com assistentes sociais e psicólogos, participam das atividades de higienização física e de roupas, oficinas de artesanato, preparação para a inserção no mercado de trabalho e elaboração de currículos, emissão de documentos, dentre outros. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.
    Já o Serviço de Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua - Pernoite tem previsão de início das atividades para o começo de junho, no Espaço Dignidade.
    Segundo a Secretaria de Ação Social, os Serviços de Abordagem Social e o de Acolhimento Institucional são executados em parceria com organizações da socidedade civil, que foram classificadas após a análise de projetos apresentados, por meio de chamamentos públicos. "É um problema que precisa da atenção de todos nós, para que as pessoas não sofram e possam receber cuidados com dignidade, podendo ser reinseridas no convívio da sociedade e terem uma nova oportunidade de mudar de vida",  disse o prefeito Alexandre Ferreira.
    O Serviço de Abordagem Social conta com o telefone 99965-6571 para informações relacionadas aos moradores em situação de rua. 

Fundo Social prepara Campanha do Agasalho

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     O Fundo Social de Solidariedade finaliza os preparativos para a edição da Campanha do Agasalho deste ano, que terá início a partir da próxima segunda-feira, 24.
     O evento que se estenderá até meados de julho, objetiva sensibilizar a população da cidade e empresários, a doarem roupas, agasalhos, cobertores e calçados desde infantis a adultos, que estejam em boas condições e possam ser reutilizados pelas pessoas, em situação de vulnerabilidade. 
     Cynthia Milhim Ferreira, primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, informou que essa é uma campanha que tem um apelo ainda maior por conta da pandemia da Covid-19, tendo em vista que muitas pessoas tiveram suas condições financeiras afetadas e precisam da ajuda tanto do poder público como da sociedade. "Quero pedir a sensibilidade de todos para que doem as suas roupas, agasalhos, cobertores e até calçados, que não estejam mais usando e que possam ser utilizados para aquecer às pessoas que mais precisam. Precisamos acolher, principalmente, os idosos e as nossas crianças", reforçou Cynthia Ferreira. 
     As doações poderão ser entregues em vários postos de coleta, sedes de empresas parceiras do Fundo Social, como escolas municipais, postos de combustíveis, supermercados, farmácias, dentre outros, que irão contar com as caixas de arrecadação da campanha.  A relação completa dos postos para o recebimento de doações será divulgada pelo Fussol nos próximos dias.
     Todas as doações recebidas irão passar por um período de quarentena para garantir a segurança e saúde dos beneficiários. A previsão é que a Secretaria de Ação Social faça a entrega das doações no final de julho e início de agosto para pessoas que precisam do auxílio, entidades, que acolhem crianças e idosos, mediante o cadastro municipal e acompanhamento social.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3711-9311, no Fundo Social de Solidariedade. 

Projeto prevê Auxílio Transporte Emergencial em Franca

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     O prefeito Alexandre Ferreira encaminhou à Câmara Municipal, nesta semana, uma proposta para a implantação do programa Auxílio Transporte Emergencial na cidade. A medida visa atender aos usuários dos serviços de saúde, assistência social, desenvolvimento, educação técnica e profissional, prestados pelo Município, durante este momento crítico da pandemia da Covid-19. Se aprovado, o projeto vai assegurar a passagem no transporte Coletivo Público Urbano, aos beneficiados por programas municipais de saúde, assistência social e qualificação profissional. 
     O artigo segundo, da proposta de lei, estabelece as ações oferecidas pela Prefeitura, em que os cidadãos atendidos podem ser contemplados com a concessão do vale-transporte. Entre eles, usuários cadastrados nos SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento ou acompanhamento em ambulatórios de especialidades médicas. 
     Também teriam direito à passagem emergencial às pessoas cadastradas no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), em atendimento e acompanhamento na rede de serviços socioassistenciais pública e em parceria entre entidades e a Administração Municipal, com a  comprovação do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Unidade de Cadastro Único.
     Os jovens e adultos, acima de 16 anos, inscritos nos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, destinados à qualificação e capacitação para oportunidades de emprego e renda, poderão ser beneficiados. Para isso, deverão residir há mais de dois quilômetros de distância do local de aplicação dos cursos, além de não haver oferta de vagas em local com distância menor a dois quilômetros da residência do beneficiado. 
     As passagens serão fornecidas através do SIT (Sistema Integrado de Transporte de Franca), por meio de cartão, e será proporcional à disponibilidade de recursos públicos para o programa e às necessidades do usuário para receber o atendimento nos serviços oferecidos. O benefício, instituído pela nova lei, poderá se solicitado junto às unidades municipais gestoras das ações abrangidas pelo Auxílio Transporte Emergencial. Em se tratando de idosos dependentes, crianças ou portadores de incapacidade que o submeta à dependência de terceiros, a avaliação social do pedido poderá estender o benefício aos acompanhantes.
     A proposta de lei prevê a validade do programa de Auxílio Transporte Emergencial até o dia 31 de dezembro.

Segundo leilão de animais tem todos os lotes arrematados

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     Na manhã desta quarta-feira,19, aconteceu o segundo leilão público de animais de grande porte, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, no Canil Municipal. Estavam disponíveis 10 equinos e um muar, recolhidos em vias públicas da cidade, que apesar da notificação, por meio do Diário Oficial do Município, não foram retirados pelos proprietários.
     Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, todos os animais foram arrematados e a data para o próximo leilão está prevista para a segunda quinzena de junho

Prefeito alerta sobre gravidade na saúde e adota medidas mais restritivas

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     Após dias, alertando sobre a gravidade da situação epidemiológica da pandemia da Covid-19, em Franca, com o aumento de mortes, o registro de novos casos, elevando a quantidade de internações nos leitos de UTI e Enfermaria tanto no sistema público/ SUS, quanto nos hospitais particulares da região da DRS-VIII, com picos de lotação,  alta na taxa de transmissão da doença, a superlotação do Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", que atingiu a capacidade máxima de atendimento, com o registro de 56 pacientes aguardando transferência para hospitais, por meio de regulação do Sistema CROSS, além do acolhimento de cerca de 500 pacientes, por dia, naquela unidade de saúde, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde desta terça-feira, 18, novas medidas mais restritivas para o enfrentamento a Covid-19.
     Será publicado na edição desta quarta-feira, 19, no Diário Oficial do Município, um novo decreto com as ações anunciadas durante a coletiva de imprensa realizada no Gabinete do Prefeito, que passam a vigorar a partir da zero hora da próxima quinta-feira, 20 até às 23h59 do dia 6 de junho
     De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira são determinações de caráter temporário e excepcional, com o objetivo imediato de conter a transmissão e a disseminação da Covid-19, com o toque de recolher compreendido entre o período das 20h às 5h. 
     A decisão de adotar novas ações foi tomada após uma reunião convocada, de forma emergencial, que contou com a participação de todos os vereadores da Câmara Municipal e representantes das atividades econômicas da cidade, como ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Franca) e Sindicato dos Contabilistas, no início da tarde desta terça-feira. "Um líder tem que ouvir as outras lideranças para que possa tomar as decisões mais acertadas possíveis. Foi uma reunião muito produtiva para a troca de ideias, discussões e informações. Não podemos nos omitir. Temos que tomar decisões duras, mesmo sentindo no coração, na alma e no espirito", explicou. 
     Ferreira disse que neste período irá monitorar os índices de transmissão da doença, avaliando diariamente a situação epidemiológica da cidade. 
     Confira as medidas restritivas que compõem o novo decreto municipal para o funcionamento das atividades comerciais na cidade:



Escritórios em geral e Atividades Administrativas
• Preferencialmente atividade de teletrabalho.

 

Repartições de Administração Pública Municipal (exceto secretarias e serviços essenciais)
• Preferencialmente atividade de teletrabalho.
• As repartições municipais deverão designar número suficiente para atendimento essencial à população.

 

Farmácias e Drogarias
• Atividade permitida 24h, com limitação de público em 50% da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.

 

Estabelecimentos Comerciais (Comércio em geral)
• Proibido atendimento presencial.
• Permitida a comercialização por retirada de produtos no local (take-away), através da janela (drive-thru), por entrega na casa do comprador (delivery) no período compreendido das 05h às 20h.

 

Shoppings e Galerias
• Proibido atendimento presencial.
• Permitida a comercialização por retirada de produtos no local (take-away), através da janela (drive-thru) limitado a 25% da capacidade total e por entrega na casa do comprador (delivery) no período compreendido das 05h às 20h.

 

Depósito de bebidas e Lojas de Conveniência 
• Proibido atendimento presencial.
• Permitida a comercialização por retirada de produtos no local (take-away), através da janela (drive-thru), por entrega na casa do comprador (delivery) no período compreendido das 05h às 20h.

 

Locadoras de equipamentos e utensílios para festas
• Atividade não permitida.

 

Locação de chácaras e áreas de lazer
• Atividade não permitida.

 

Supermercados  
• Atividade permitida, 24h, com limitação de público em 50% da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
• Proibido o consumo interno de produtos.

 

Padarias, Mercearias, Armazéns, Açougues, Peixarias e Hortifrutigranjeiros  
• Atividade permitida, de 5h às 20h, com limitação de público em 50% da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
• Proibido o consumo interno de produtos.

 

Restaurantes e Bares
• Proibido atendimento presencial.
• Permitida a comercialização por retirada de produtos no local (take-away), através da janela (drive-thru) no período compreendido das 05h às 20h.
• Permitida a comercialização por entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.

 

Hotelaria
• Proibição de funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação permitida somente nos quartos.

 

Escolas
• Aulas na rede municipal de ensino em forma remota e demais atividades escolares serão disciplinadas pela Secretaria Municipal de Educação.
• Rede privada regular de educação básica, ensino técnico, ensino superior e cursos livres permitidas apenas aulas remotas.
• Atividades de internato dos cursos da área de saúde estão permitidas para aqueles alunos e preceptores com esquema vacinal completo.

 

Esportes
• Eventos coletivos profissionais, amadores e de lazer - suspensos.
• Academias de esportes de todas as modalidades - atividade não permitida.

 

Parques e Clubes
• Fechados.

 

Praças
• Proibidos jogos de tabuleiros e cartas.

 

Atividades Religiosas
• Permitido a realização de atividades presenciais coletivas (como missas e cultos) limitado a 25% (vinte e cinco por cento) de sua capacidade total.
• Adoção dos protocolos geral e setorial específicos constantes no Plano São Paulo.

 

Eventos, convenções e atividades culturais
• Atividade não permitida.

 

Salões de beleza e barbearias
• Atividade permitida individual com horário marcado.

Saúde vacina pessoas com idades de 52 e 53 anos com comorbidades

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     As pessoas, com idades entre 52 e 53 anos, que possuem comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 19, a partir das 07h30 às 16h, nas UBS Estação, Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, São Sebastião, Guanabara e Paulista, mediante a apresentação de comprovantes, como receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência. Continuarão sendo atendidos os pacientes que apresentam Diabetes Mellitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas com Cardiopáticas; Cardiopatias Congênitas no adulto; Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados; Doenças Cerebrovascular; Doença Renal Crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, Doenças Reumáticas em uso de Prednisona com doses maiores de 10 mg/dia ou em Pulsoterapia; Indivíduos em uso de Imunossupressores ou com Deficiências Primárias; Pacientes Oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias Hematológicas; Doença Falciforme e Talassemia Maior; Obesidade Mórbida com IMC maior que 40 e Cirrose Hepáticachild- Pugh A, B ou C. 
     Já as pessoas com Síndrome de Down, Renais Crônicos, que fazem tratamento de Hemodiálise, Transplantados de Órgãos Sólidos e Medula Óssea, todos com idade a partir de 18 anos ou mais e pessoas com deficiências permanentes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade de 55 a 59 anos, que ainda não foram imunizados, poderão ser atendidos nas mesmas UBS e horários citados acima, apresentando os comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
     A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, nas mesmas UBS e horários citados acima. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e o CPF. As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa.
     Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.

 

Profissionais de saúde - 2ª dose
     Para os profissionais de saúde que aguardam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o atendimento será prestado das 13 às 16h, somente na UBS Horto, que deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove o recebimento da primeira dose. 

Vacinação contra Gripe Influenza

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     A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua nesta quarta-feira, 19, atendendo os idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, profissionais de saúde, além de crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. 
     Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 15 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza.

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