Email  

Notícias

Patrulha Covid registra grande quantidade de denúncias no primeiro dia de lockdown

patrulha 

          Com o início do período de lockdown, em Franca, nesta quinta-feira até o próximo dia 10 de junho, as equipes da Patrulha Covid intensificaram as operações de fiscalização para o cumprimento das medidas regulamentadas pelo decreto municipal 11.271, que objetivam prevenir a mobilidade de pessoas,  visando conter o aumento da taxa de transmissão da Covid-19, na cidade.

            Assim como vinha ocorrendo, diariamente, o trabalho teve início às 7h e vai se estender até a meia noite, com as equipes divididas em três turnos, com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, efetuando rondas pela cidade, visando a averiguação das denúncias recebidas pelo Covizap.

            Segundo a Vigilância Sanitária, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, o trabalho está sendo bastante intenso, tendo em vista, o balanço apresentado no Boletim “Patrulha Covid”, que passa a ser divulgado, diariamente, nas páginas oficiais da Prefeitura, pelas redes sociais Facebook e Instagram.

            De acordo com os dados apresentados pela Vigilância, somente no turno da manhã, foram emitidos 5 autos de infração com interdição para duas indústrias de calçados, uma construtora, uma academia e um centro automotivo. Feitas 9 notificações e orientações, sendo cinco agências bancárias, banca de pesponto, supermercado, pet shop e drogaria, além da averiguação de 3 denúncias sem irregularidades em duas fábricas e uma loja para componentes de carros. “Estamos trabalhando de forma árdua e intensa para atender a demanda de denúncias e reclamações recebidas pelo Covizap. Só para se ter uma ideia, por volta das 15h, desta quinta-feira, registramos 1.500 mensagens pelo Covizap”, informou Mariela Fonseca, responsável pelas Vigilâncias Sanitária e Ambiental.

            Ela reforçou que as penalidades estão sendo intensificadas, no sentido de garantirem uma ação mais imediata para às pessoas, que estejam em desacordo com as medidas de lockdown, considerando a gravidade da situação epidemiológica da pandemia na cidade. “Estamos enfrentando um momento bastante delicado da doença e muitas pessoas ainda não se conscientizaram ou não acreditam nesta situação. Precisamos do apoio e da colaboração de todos para juntos vencermos essa pandemia”, declarou.

            A legislação municipal prevê que, em caso de desobediência do decreto e dos protocolos sanitários, os infratores poderão responder por crimes contra a saúde e administração pública, em geral, multas que podem chegar a R$ 290 mil (10 mil UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), apreensões de equipamentos, interdições de estabelecimentos e processos administrativos, que dependendo da gravidade, poderão culminar até em reclusão, tendo em vista que serão encaminhados ao Ministério Público para apuração. "Contamos com o apoio efetivo da população para que cumpra as medidas adotadas pela Prefeitura, visando garantir a segurança e a saúde de todos, neste momento tão difícil. Mas, infelizmente, quem estiver em desacordo e desrespeitar as ações, terá que arcar com os seus atos", garantiu. 

            Os balanços das operações realizadas no período da tarde e noite desta quinta-feira, serão divulgados nesta sexta-feira.

            As denúncias e reclamações poderão ser feitas pelo canal Covizap  - 99917-2802.  

Saúde disponibiliza primeira dose para pessoas com 43 anos ou mais com comorbidades, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais

arte vacina 280521 

            A Secretaria de Saúde anuncia para esta sexta-feira, 28, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19,  para os idosos com 60 anos ou mais e pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 43 anos ou mais, no horário das 7h30 às 16h, em 5 Unidades Básicas de Saúde do Jardim Paulista, Aeroporto 1, Leporace, Estação e Ângela Rosa.

            Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);  doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com imc > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, além de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, com idade de 43 anos ou mais. 

            Para receber a vacina é necessário a apresentação de receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.

Gestantes e Puérperas com comorbidades

            Para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade a partir de 18 anos ou mais e que apresentam comorbidades, a aplicação da primeira dose (Coronavac) continua nesta sexta-feira, no período das 7h30 às 13h, exclusivamente, na UBS Aeroporto 3, mediante a apresentação do cartão de Pré-Natal, acompanhado de laudo ou receita médica para as gestantes. Já as puérperas deverão levar a certidão de nascimento da criança, acompanhada de laudo ou receita médica, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.

2ª dose para idosos com 64 anos ou mais

             Os idosos com 64 anos ou mais poderão receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Coronavac) nesta sexta-feira, exclusivamente, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o cartão que comprove a primeira dose, após observar a data agendada para a aplicação do imunizante, que deverá ter o intervalo de 28 dias entre as vacinas.

 

2ª Dose - Profissionais de Saúde

             Os profissionais de saúde que aguardam a segunda dose da vacina (Coronavac) poderão ser atendidos na UBS Horto, das 07h30 às 13h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, as pessoas deverão observar  a data agendada para a aplicação da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 28 dias, entre as vacinas. 

Vacina Contra Influenza

            A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses  a  5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada. 

            A orientação é para que as pessoas que receberam a vacina contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data. O atendimento será prestado das 7h30 às 13h, nas seguintes UBS Planalto, Paulistano, Santa Clara, Santa Terezinha e Progresso.

Ação Social prorroga inscrições para o Programa Renda Franca

Renda

     A Secretaria de Ação Social, por meio do Conselho Gestor, anunciou a prorrogação do prazo para o recebimento de inscrições para as vagas remanescentes do Programa Renda Franca para o próximo dia 31, deste mês. A data limite para novas solicitações seria encerrada nesta quinta-feira e foi ampliada, visando oferecer uma nova oportunidade para as pessoas que desejam pleitear o auxílio emergencial.

     Os interessados em participar do Renda Franca poderão se inscrever até às 12h do próximo dia 31, deste mês, exclusivamente, pelo site da Prefeitura, acessando o link https://rendafranca.franca.sp.gov.br/.

     Segundo a legislação municipal, que cria o programa, poderão participar pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que residam em Franca, há mais de 3 anos, estejam desempregadas há pelo menos seis meses, possuam renda per capita até meio salário mínimo, sendo que o resultado da soma da renda familiar dividida pelo número de membros da família, seja até R$ 550,00, sejam membro de família monoparental (chefiadas por mãe ou pai sem cônjuge), que tenham na família, crianças ou adolescentes que estejam sob medida de proteção ou àquelas com adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas, que tenham pessoas com deficiência, estejam inseridos em atendimento, acompanhamento ou em serviços socioassistenciais no município e que não possuam outro membro da família contemplado pelo Programa Renda Franca. 

     A Secretaria de Ação Social orienta que, antes de acessar o link para efetuar o cadastro, a pessoa separe os documentos pessoais e da família, como comprovantes de renda, endereço, de desemprego, laudos médicos para pessoas com deficiência, dentre outros, que podem ser consultados pelo site. Também é importante que o interessado tenha um e-mail, que deverá ser anotado, bem como a senha, para que seja possível o acompanhamento de todo o processo, inclusive em caso de recurso.

     O Programa Renda Franca é destinado ao atendimento das pessoas, que estão em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente da ausência e insuficiência de renda por conta da pandemia, com o pagamento de um auxílio de R$ 300, por um período de até três meses, que deverão estar matriculadas e participando do curso de qualificação oferecido pela Prefeitura. Na primeira etapa, foram classificadas 425 pessoas.

     Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número (16) 3711-9814, que também é WhatsApp.

 

Inscrições para cursos

        A Secretaria de Desenvolvimento alerta para as pessoas, que foram classificadas e habilitadas na primeira etapa do Renda Franca, que estarão abertas até o dia 4 de junho, as inscrições para o curso de qualificação, que tem o tema “Preparação para o Mundo do Trabalho”, que será ministrado, exclusivamente, on-line, numa parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

        A orientação é para que, antes de efetuar o cadastro para o curso, o interessado deverá acessar o link https://rendafranca.franca.sp.gov.br/, utilizando o login e senha, que tem cadastrados para gerar um cupom (código) na área do candidato. Posteriormente, deverá acessar o link “Caminho para o Emprego” e fazer a inscrição para o curso somente relacionado ao Programa Renda Franca.

        Independente do prazo para recebimento das inscrições, as aulas terão início no dia 1º, do próximo mês e deverão ser finalizadas até o dia 11 de junho. O conteúdo será totalmente on-line e com horário livre para a escolha do candidato, com carga horária de duas horas diárias e duração de 10 dias.  

        Ao final do curso, o estudante receberá o certificado de conclusão, confirmando a sua participação efetiva nas aulas e que está apto a receber o auxílio de R$ 300,00, atendendo aos critérios estabelecidos pela lei municipal 8.994/21 e o decreto 11.215/21, que condiciona a participação dos beneficiários do Renda Franca, aos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura.

Prevenção: Prefeitura higieniza ambientes com circulação de pessoas

DSC 6486 

            Aproveitando a situação atípica que a cidade passou a vivenciar a partir da meia noite desta quinta-feira, 27, com o início da vigência do período de lockdown, a Prefeitura iniciou um trabalho preventivo de higienização nos principais ambientes com a presença frequente de pessoas. O intuito é desinfectar esses locais e contribuir para a diminuição dos riscos de contaminação do vírus da Covid-19, realizando a higienização nos pátios, corredores, recepções e áreas, onde o público necessariamente tem que se dirigir em busca de atendimento ou utilizar para outros fins, como os terminais de embarque de passageiros.

            Os caminhões pipas utilizados com frequência para a limpeza nos locais onde são realizadas as feiras livres (que estão suspensas temporariamente), estão sendo utilizados nesta operação, que começou pelo Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, na tarde desta quinta-feira.

            A previsão é concluir ainda nesta semana, a operação limpeza que também irá contemplar Pronto-Socorro Infantil, NGA, entradas das UPAS dos Jardins Aeroporto e Anita, terminais de ônibus urbano e rodoviário ‘Ayrton Senna’ e ‘Antônio Pereira Lima’, além do terminal da Praça Dom Pedro, próximo a Santa Casa de Misericórdia e o espaço do Mercado Popular Urbano.

            As equipes envolvidas passaram por um rápido treinamento para melhor eficiência dos serviços.

Secretaria da Saúde alerta para golpes de fake news

FAKE NEWS 

     A Prefeitura alerta que as publicações e áudios relacionados a campanhas, pedidos de colaboração em dinheiro, entre outros para a compra de cobertores e lençóis para o atendimento de pacientes com Covid-19, assistidos no Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz” e UPA do Aeroporto são falsos e podem ser configurados como golpes.

     A Secretaria Municipal de Saúde informa que, somente nos primeiros meses deste ano, destinou para o Pronto-Socorro, 220 cobertores e 640 lençóis, restando ainda um estoque no Almoxarifado Central de, aproximadamente, 150 cobertores e 415 lençóis. Destaca também que reconhece todas as dificuldades encontradas para o enfrentamento da pandemia, em função do aumento e da complexidade dos casos da Covid-19, porém, ressalta que as ações estão intensificadas e o trabalho redobrado pelos servidores para um atendimento de qualidade à população.

     A Prefeitura lamenta a veiculação de "fake news" e possíveis golpes, que alarmam a população e prestam um desserviço à sociedade, nesse momento crítico de pandemia.

Ação Social conclui distribuição de cestas e conta com apoio do Exército

DSC 6456     

            A Prefeitura de Franca conclui nesta sexta-feira, 28, a entrega do último lote de cestas básicas do 2º Mutirão, atendendo aos moradores da Região Oeste.

Até esta quinta-feira, segundo a Secretaria de Ação Social, foram distribuídas 4.332 cestas de alimentos para os beneficiários das regiões do Centro, Sul, Norte e Leste, cujo o cronograma foi iniciado na última segunda-feira.

            Neste trabalho conduzido pelas equipes da secretaria, está sendo de extrema importância a colaboração de um contingente de militares do Exército Brasileiro, através do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Pirassununga, sob a supervisão e coordenação do sargento Alexandre Dionísio. “O papel dos militares tem sido fundamental para facilitar o fluxo de entrega das cestas, auxiliando na condução dos produtos para pessoas idosas, com dificuldades de locomoção, muitas mães com crianças e que necessitam levar os produtos sem a ajuda de condução. Esses militares têm sido prestativos e muito disponíveis para as mais diferentes situações”, revelou um dos responsáveis da Prefeitura pela distribuição dos alimentos.

            O prefeito Alexandre Ferreira externou seus agradecimentos ao Exército, em nome da população de Franca, aos 9 integrantes da missão vinda de Pirassununga. O sargento Dionísio falou nesta quinta-feira sobre esse trabalho, observando ser gratificante, que é um dos papeis constitucionais do Exército, auxiliar a comunidade e estar ao lado dela nos instantes de dificuldades.

Entregas na Região Oeste

            A programação de distribuição das cestas básicas nesta segunda etapa, será concluída nesta sexta-feira, no CRAS do Jardim Dermínio (rua Orestes Tristão, 1181), na Região Oeste, que abrange setores da Vila São Sebastião e adjacências, a partir das 8h30. É importante que,  antes de comparecerem aos CRAS, os beneficiários verifiquem se os seus nomes constam na relação publicada pela Prefeitura, acessando o link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/acao-social/relacao-de-beneficiarios.

            As pessoas contempladas deverão apresentar um documento de identidade com foto e seguir as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, com o uso obrigatório de máscara e distanciamento social. No caso do beneficiário não poder comparecer, poderá pedir para outra pessoa, maior de 18 anos, retirar a cesta, desde que apresente um documento original do beneficiário e da pessoa, que está autorizada a retirar os alimentos e que os beneficiados obedeçam, rigorosamente, o cronograma divulgado, pois os que não se apresentarem na data e local corretos até esta sexta-feira, 28, terão inviabilizado o recebimento da cesta.

            Nesta quinta-feira, o atendimento foi direcionado aos beneficiários da Região Leste, cuja distribuição ocorreu no CRAS Brasilândia.

UAB recebe inscrições para vagas remanescentes

UAB original

            O polo de Franca da UAB (Universidade Aberta do Brasil) está anunciando a partir desta sexta-feira, 28 até às 17h59 do dia 31, o recebimento de inscrições para as vagas remanescentes do curso de Tecnologia Subsequente, com 14 vagas, na modalidade EAD (Ensino à Distância). O curso será ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus de Pouso Alegre.

            Não há cobrança de taxas e tudo deve ser feito, exclusivamente, pela internet, onde a pessoa interessada em se inscrever, pode obter mais informações e orientações complementares. Uma das condições também é que o interessado tenha o Ensino Médio Completo

            A escolha se dará mediante processo seletivo simplificado. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo site https://portal.poa.ifsuldeminas.edu.br/editais/editais2021.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais