Email  

Notícias

Vacina será aplicada nas creches durante campanha

       A Campanha de Vacinação contra a Gripe continua normalmente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e NSF (Núcleos de Saúde da Família) sempre das 10 às 16 horas. Além disso, a dose da vacina será aplicada nas creches com o intuito de facilitar para os pais.

     Nesta sexta-feira, 12, a UBS do Brasilândia estará com uma equipe na creche CCI Fonte de Paz, do Palestina, para aplicar a vacina nas crianças e também nos funcionários. A previsão é aplicar 120 doses a partir das 14 horas. Os pais foram informados, sendo que deverão autorizar a vacinação e levar a Caderneta de Vacinação. No dia 24 de abril, a mesma UBS atenderá as crianças da Creche Nossa Senhora das Graças, do Jardim Brasilândia.

       A UBS do Aeroporto III atenderá as crianças que frequentam a Creche Escola do Jardim Santa Bárbara. As doses serão aplicadas a partir das 8 horas. Será montado um cronograma para atender as creches de todas as regiões, os pais devem ficar atentos e se informarem diretamente na creche do filho.

      Até o dia 19 de abril, a campanha atenderá as crianças (na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias) e também gestantes em qualquer período de gestação e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Crianças que estão com vacina atrasada poderá atualizar a Caderneta de Vacinação.

     A Campanha será realizada em todas as UBS e NSF até o dia 31 de maio, sendo o dia 4 de maio o dia nacional de mobilização. Além das crianças e gestantes, a campanha também tem como público-alvo trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa.

Prefeitura contrata 214 profissionais para a Saúde em dois anos

     Uma das áreas mais sensíveis da administração municipal, a Saúde de Franca tem recebido especial atenção da Prefeitura. Prova disso, é que em apenas dois anos 214 funcionários foram contratados para atuarem no setor. Outras sete vagas estão autorizadas para serem preenchidas. Do total de profissionais contratados, 96 são médicos.
     Entre as especialidades médicas, 39 dos servidores convocados entre 2017 e 2018 pela Prefeitura de Franca são médicos emergencialistas – clínico geral, 14 clínicos gerais, 10 psiquiatras e seis ginecologistas.
     Com as contratações, a Prefeitura reativou os atendimentos no Ambulatório de Saúde Mental, na Casa do Diabético e implantou, por exemplo, o programa Sábado da Mulher, que atende pacientes em consultas previamente agendadas em mutirões realizados nas UBSs (unidades Básicas de Saúde). Já foram dez edições, com quase 800 mulheres atendidas.
     Ainda na lista dos 214 profissionais da Saúde contratados nos últimos dois anos, estão 26 técnicos em Enfermagem, 19 agentes de Controle de Vetores PPI/VS, 16 enfermeiros, 13 auxiliares de Saúde e 11 agentes de Saúde Pública – PSF

Muitas mulheres faltam no Sábado da Mulher

       A Secretaria Municipal de Saúde registrou no último sábado, o maior número de ausências de pacientes no mutirão de consultas ginecológicas oferecido na UBS da Vila Santa Terezinha, região Norte da cidade. Esse programa criado pela Prefeitura objetiva atender a demanda de consultas represadas em alguns setores da cidade e a confirmação das regiões leva em consideração antes, os indicativos de pacientes que estão à espera de atendimento.

      Uma vez confirmada a data e local do mutirão, através das equipes que cuidam das relações com os usuários são feitas ligações dois ou três dias e confirmadas com as pessoas se ainda tem interesse, sendo informadas do horário que devem comparecer. Portanto são ofertadas consultas e os exames complementares necessários, com horário marcado e nessa situação da Santa Terezinha, de 60 consultas marcadas 21 pacientes não se apresentaram.

      Foi o segundo sábado consecutivo do Sábado da Mulher no mesmo local, por conta das muitas solicitações. Até o momento perto de 900 consultas ginecológicas foram ofertadas com os respectivos exames, em edições anteriores desse programa nas regiões do Aeroporto, Brasilândia, Leporace, Paulista e São Sebastião. A próxima edição, a ser confirmada pode ser realizada no dia 13, na UBS do Parque Vicente Leporace.

 

Prefeitura estimula programa Guardiões das Nascentes

      Inspirada nos excelentes resultados do Projeto Guardiões do Espraiado, que contou com a mobilização da comunidade e de alunos, professores e pais da E.M.E.B. “Profª Maria Antônia Stevanato Reis”, do bairro Jardim Paraty, a Prefeitura de Franca lançou o Programa Guardiões de Nascentes. Busca estimular a participação da comunidade no ambiente onde vive e tem o objetivo de proteger as nascentes e as Áreas de Preservação Permanente (APP) dentro da área urbana.

       O Programa consiste em palestras de educação ambiental sobre proteção de nascentes, visando a mobilização social, mutirões de limpeza com o envolvimento da comunidade, colocação de placas educativas e revegetação das APP.
        O Programa Guardiões de Nascentes, que propõe ações simples de conscientização e cuidado, partindo da realidade local, já começou a apresentar resultados de mudanças de hábitos da comunidade e de preservação do meio ambiente por meio da educação ambiental.
       Um exemplo recente pode ser observado na região Norte. Após reunião com líderes comunitárias da Associação de Moradores dos Bairros City Petrópolis e Jardim Ipanema e moradoras sobre degradação de nascentes daqueles bairros, a Prefeitura de Franca e sua Secretaria de Serviços e Meio Ambiente deram início ao Programa no local.
      No último final de semana foi realizado um mutirão da limpeza com a participação da comunidade e pelo grupo de voluntários Teoria Verde, resultando numa mobilização exemplar dos moradores daquele setor da cidade, envolvendo a retirada de aproximadamente 30 sacos de lixo, além de resíduos inservíveis como colchões e móveis do local.

     É importante que cada pessoa, do bairro e outros setores também se conscientize e não atire lixo em terrenos vazios particulares ou públicos e nem nas praças e canteiros de avenidas. É preciso que todos colaborem e se conscientizem do impacto negativo que essas práticas causam, comprometendo a imagem do bairro e da cidade, atraindo insetos e afetando a qualidade de vida das pessoas como um todo.

 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais