Praças, canteiros centrais de avenidas recebem manutenção por meio do programa Cidade Bem Cuidada
Praças, canteiros centrais de avenidas recebem manutenção por meio do programa Cidade Bem Cuidada
A Prefeitura pretende entregar, nos próximos 10 dias, o novo lago do Parque de Exposições “Fernando Costa” completamente revitalizado. O local receberá carpas comuns e coloridas (japonesas), conforme solicitação feita a partir de estudo prévio com técnicos em piscicultura. Na recente ação de limpeza daquele espaço e distribuição de alevinos mais de 130 pessoas da cidade e região foram contempladas com cerca de 5 mil exemplares do porte médio, retirados e entregues em sacos plásticos oxigenados para fins de repovoamento de represas.
O trabalho foi cercado de uma série de cuidados, já que o lago não recebia nenhuma manutenção há anos. Ele conta com 30 metros de diâmetro e uma profundidade que varia de um metro na parte central a 50 centímetros nas laterais. Ao promover o completo esvaziamento dos cerca de 320 mil litros de água, a Prefeitura encontrou além dos peixes em diversos tamanhos, todo tipo de sujeira no fundo do lago, o que resultou na perca de vários exemplares na operação de manejo, em virtude do estresse natural e falta de oxigênio. A ação ficou mais visível no instante do esgotamento final, quando caminhões com jatos de água foram utilizados para remover o barro e impurezas que armazenavam no fundo. As matrizes de porte maior foram retiradas e conservadas em caixas apropriadas e servirão para aulas práticas dos cursos de piscicultura que a Prefeitura sistematicamente oferece, sendo outra parte devolvida nos próximos dias ao mesmo local para o seu repovoamento junto com as carpas japonesas.
Como a parte técnica da Expoagro tem início previsto para o dia 12 deste mês, a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Agronegócio é concluir os reparos gerais (especialmente eliminando as rachaduras nas paredes que vinham gerando vazamento), a pintura na parte superior e outras benfeitorias no sentido de deixar o local mais bonito e atraente ao público. O local começará ser novamente abastecido entre terça e quarta-feira próximas através do poço artesiano e caminhões pipas.
As escolas municipais, que no ano passado realizaram e este também tem promovido ações envolvendo as comunidades onde se localizam com passeatas e desfiles temáticos da dengue, terão um incentivo a mais para implementarem essas iniciativas. É que a comissão responsável pelo VII Concurso Cultural realizado anualmente pela Secretaria da Saúde resolveu premiar as duas escolas que desenvolverem o melhor vídeo digital retratando o envolvimento da comunidade, geralmente os moradores e pais de alunos das imediações.
A título de exemplo este ano duas escolas em extremos diferentes da cidade realizaram esse trabalho, a “Fausto Alexandre Teodoro”, no Jardim Santa Bárbara, região Sul e “Anor Ravagnani”, no Jardim Esmeralda, na região Oeste, ambas contando com a presença das equipes da Vigilância Sanitária, do mascote e bonecos simbolizando o mosquito transmissor da dengue. Segundo os agentes da Vigilância e educadores, a participação foi muito boa e os resultados plenamente satisfatórios.
Franca, que está com quase 6 mil casos suspeitos, precisa fortalecer ainda mais as ações de conscientização e prevenção mantendo a população em permanente estado de alerta, reforça o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto. E essa iniciativa do Concurso Cultural “Cidadãos Multiplicadores”, vem de encontro a esses esforços que estão sendo feitos em todos os níveis para esclarecer e diminuir os riscos de transmissão da doença.
O VII Concurso Cultural denominado "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti " contava até então, com 3 categorias: de frase, de desenho e de produção de texto. Agora terá de Vídeo Digital, que vai escolher duas escolas para receber o Kit Passeata 2020, voltada para unidades com os estudantes regularmente matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e Médio. As inscrições serão recebidas apenas em setembro, entre os dias 2 e 10, mas as peças de divulgação estão começando a ser produzidas para serem expostas nas escolas e demais espaços.
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Recursos Humanos, promoverá a 15ª edição do Flor de Maio que homenageia as servidoras no Dia das Mães. O evento será realizado no dia 10 de maio, a partir das 10 horas, no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (Cefap) que fica na rua Francisco Barbosa, 1.480, no Cidade Nova.
Na programação está a palestra com Evelyn Ignácio, especialista em desenvolvimento humano, que abordará o tema “Vida e Equilíbrio: uma equação possível?”. Durante o evento terá ainda sorteio de brindes entre as participantes. O encerramento será com um coquetel.
Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas no sábado para o Dia D contra a gripe
O feriado do Dia do Trabalho é de muita comemoração nas dependências do Parque do Trabalhador
A Prefeitura recebeu na manhã dessa terça-feira, por meio do Chefe de Gabinete, Luis Roberto de Oliveira e o assessor legislativo, Afonso Teodoro Filho, uma comissão de taxistas e mototaxistas da cidade em que o assunto em pauta foi a finalização de um projeto disciplinando a utilização de aplicativos. Foi informado a todos que o assunto está em pauta na Administração, com um estudo preliminar em fase adiantada, mas que o interesse para finalizá-lo é ouvir todas as partes envolvidas.
Nesse sentido deve haver nos próximos dias uma reunião também com os representantes dos aplicativos. Desse encontro foram recolhidos vários subsídios expostos pelos taxistas e mototaxistas, onde cada um dos presentes pode expor os seus pontos de vista, revelou o Chefe de Gabinete, com suas razões, muitas delas cabíveis e que devem ser enquadradas dentro do que estabelece a legislação. Foi deixado claro que Prefeitura tem o interesse em solucionar esse impasse o mais breve e encontrar conjuntamente com os envolvidos uma alternativa que concilie os interesses em jogo.
Algumas adequações já foram feitas a proposta inicial apresentada, a qual será aprimorada com as sugestões expostas durante esse encontro com taxistas/mototaxistas. O que deve acontecer também a partir das demandas formuladas pelos representantes dos aplicativos. Esse serviço é amparado por legislação federal, sendo facultado aos municípios fazer a sua regulamentação, o que Franca está buscando realizar o mais breve com a participação das partes envolvidas.