Dessa forma nessa quinta-feira, 1º de novembro o expediente na Prefeitura será até as 17 (com exceção da Central de Atendimento, que segue o horário bancário, às 16 h) e nas Unidades Básicas de Saúde, até as 18 h
Dessa forma nessa quinta-feira, 1º de novembro o expediente na Prefeitura será até as 17 (com exceção da Central de Atendimento, que segue o horário bancário, às 16 h) e nas Unidades Básicas de Saúde, até as 18 h
Será a título experimental e nessa quinta-feira equipes da Emdef farão a pintura de solo e a instalação, também provisório de um abrigo coberto na calçada do lado direito, bem em frente ao prédio da Unimed
Os mais de 4,5 mil servidores públicos municipais da Prefeitura receberão os salários referentes ao mês de outubro na próxima terça-feira, dia 6 e junto, metade deles a primeira parcela do 13º salário. A informação foi confirmada na tarde dessa terça-feira pela Secretaria de Finanças, destacando que a metade somente receberá essa parcela adicional por que os demais servidores já receberam, de acordo com opções feitas nas datas de aniversários ou por ocasião de saída de férias.
Ao transmitir essa notícia a Secretaria reafirma mais, que os valores correspondentes estão disponíveis nos hollerith para consulta no portal da Prefeitura, no espaço destinado aos servidores desde a última segunda-feira. Com os seus compromissos em dia também com os fornecedores, a Prefeitura antecipa que a última parcela do 13º a exemplo do que fez no ano passado, está programada para ser paga em dezembro.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Franca reúne na noite dessa quarta-feira, 31 de outubro, no auditório da Secretaria da Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), famílias acolhedoras, famílias substitutas, famílias extensas e famílias de origem para celebrar vinte anos de atividades dessa modalidade de acolhimento institucional. As equipes da Prefeitura, secretaria de Ação Social, a quem o serviço é vinculado e pessoas integradas ao Família Acolhedora, trabalharam com muita dedicação nas últimas semanas para preparar algo diferenciado e marcante na vida de muitos personagens.
Famílias que acolheram e crianças que foram acolhidas, tios, primos, avós, irmãos de sangue ou não estarão reunidos, onde algumas surpresas foram preparadas e somente serão conhecidas durante o evento. A solenidade está marcada para começar às 19 h e será marcada também, por imagens de vídeo, depoimentos de personagens que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento e fortalecimento do Serviço Família Acolhedora na cidade.
A História
No final da década de 90 nascia em Franca o Serviço Família Acolhedora, portanto são duas décadas de história, com o foco voltado para crianças e adolescentes. Esse embrião surgido em outubro de 1998 foi criado na cidade a partir de ações integradas do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência já acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.
O Serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.
Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda. Daí a importância das pessoas comparecerem e participarem do ato dessa quarta-feira, para conhecer algumas histórias e havendo interesse, receber as informações de como aderir e também se tornar uma Família Acohedora.
Outras informações podem ser obtidas a respeito do Serviço no tel. 3701-1058.
Inicialmente a UBS tem capacidade para atender 2 mil pessoas por mês, mas a média aumentará para até 4 mil, com clínico geral, pediatra, assistente social, psicólogo, dentista e equipe de enfermagem, além do quadro administrativo
Para o secretário de Administração, momentos solenes como aquele devem ser valorizados e realizados com frequência, pois ajudam a elevar a autoestima das pessoas, dos familiares, pois as adversidades e incompreensões no cotidiano são muitas, e o reconhecimento nem sempre acontece como deveria.
E para fechar a programação, nessa quinta-feira, dia 1º de novembro, um outro público formado por mulheres será alvo de uma conversa esclarecedora sobre dois temas, no ACAR, que fica em prédio anexo a UBS