Email  

Notícias

Franca viaja para os Jogos Abertos do Interior

       Parte da comitiva de Franca que estará presente nos Jogos Abertos do Interior em Marília já se encontra naquela cidade. A equipe de apoio viajou na manhã dessa segunda-feira, levando em caminhões os colchões e demais equipamentos necessários para o conforto dos participantes que ficarão alojados numa escola municipal até o dia 23, data de encerramento da competição.

      A cerimônia de abertura está prevista para quarta-feira, 13, com o desfile das delegações no Centro Esportivo Mariliense, o antigo ginásio do Clube dos Bancários. O evento é aberto para toda população e contará com a participação de 206 municípios, já que ao que consta houve a desistência de 4, em relação aos 210 inicialmente anunciados.

       Na programação da solenidade de abertura, algumas atrações devem chamar a atenção do público: apresentação das bandeiras pelo Tiro de Guerra, juramento dos atletas, homenagens, e a tocha olímpica. Ao todo serão disputadas 30 modalidades esportivas: Atletismo, Atletismo ACD, Basquetebol, Badminton, Biribol, Bocha, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futsal, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Kickboxing, Luta Olímpica, Malha, Natação, Natação ACD, Supino, Skate (modalidade extra), Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez.

      No total devem participar da 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni 15 mil atletas, 570 árbitros, 3 mil pessoas (entre comissão técnica e servidores), 1000 pessoas (Comitê Organizador), 200 pessoas (Comitê Dirigente) e 26 locais de provas.

Alojamentos

   Foram disponibilizadas 74 escolas municipais e estaduais como alojamentos das delegações, além das escolas estaduais de 13 municípios e do alojamento coletivo, que será no Bloco X da Unimar. O Comitê Organizador da 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior está junto com a Prefeitura recepcionando e direcionando as delegações para os locais que escolheram.

    O Comitê Organizador do evento está situado na Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (rua Olar Durigheto, 399 – Parque São Jorge) e mais informações podem ser obtidas pelo site: www.jogosabertosmarilia.com.br.

      A comitiva de Franca ficará alojada na Escola Estadual ‘Antônio Reginato’, localizada na rua Corifeu de Azevedo Marques, 807, bairro Palmital.

     Nessa terça-feira viajam os atletas do segundo grupo, formado por atletas e técnicos das modalidades de capoeira, handebol masculino e feminino, vôlei de praia, basquete masculino, ginástica rítmica, futebol feminino, badminton e xadrez. Essas equipes estarão competido a partir de quarta-feira.

    No dia 13, quarta-feira viajarão complementando a delegação as equipes de atletismo ACD (atletas com deficiência), damas, atletismo, judô, tênis de mesa, ginástica artística, vôlei masculino e feminino, malha, futsal masculino e feminino, taekwondo e os grupos de natação ACD e convencional.

Fundação Judas Iscariotes administrará Residências Terapêuticas

       A Fundação Espírita Judas Iscariotes será a responsável pela administração das Residências Terapêuticas em Franca. O programa foi lançado em setembro pela Prefeitura em parceria com o governo federal que beneficiará cerca de 100 pessoas que atualmente vivem no Hospital Allan Kardec mas estão aptas a deixar a instituição, porém seus familiares não estão prontos para recebê-las.

      Para Franca estão previstas 10 residências, sendo que cinco começarão a funcionar ainda neste ano. “Os atendimentos começam ainda em 2019, tendo em vista que a formalização da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Judas Iscariotes prevê a implantação em até 60 dias”, disse o presidente da Fundação, Cloves Plácido Barbosa. Cinco residências serão inauguradas ainda em 2019 e as demais em 2020. “Como se trata de um processo bastante complexo, precisa ser planejado com bastante cuidado. Por isso, optou-se por dividir o processo em duas etapas, sendo cinco unidades em cada. Neste momento ainda não é possível falar se a Fundação administrará as demais unidades, pois há algumas etapas administrativas e contratuais a serem definidas pelo Poder Público, mas a Fundação possui interesse em administrar as demais.”

     Como previsto pelo programa, inicialmente serão atendidos 50 moradores, sendo que cada imóvel receberá dez pessoas. Pelo menos nesta primeira etapa, as residências não serão mistas. Serão três residências masculinas e duas femininas. Serão cerca de três pessoas por quarto. “Nos quartos, os moradores poderão decorá-los para criar uma identidade”, disse Plácido. Além disso, os moradores poderão sair das casas para passear, fazer compras como uma forma de inseri-lo na comunidade. “Teremos profissionais responsáveis para acompanhá-los para dar suporte necessário e, consequentemente, treiná-los para que os mesmos consigam adquirir autonomia e, assim, gradativamente consigam realizar tarefas de maneira cada vez mais independente”, afirmou o presidente da Fundação.

     Casa residência terá uma equipe com cinco cuidadores e ainda técnicos de enfermagem ou enfermeira/o. Os profissionais vão se revezar para que os moradores nunca fiquem sozinhos. Além disso, haverá profissionais responsáveis para auxiliá-los em suas atividades de rotina como higiene pessoal, alimentação, organizar a casa e até ir ao médico.

     Os imóveis foram alugados e estão sendo preparados e mobiliados para receber os moradores que já foram selecionados pelo Grupo de Desinstitucionalização composto por profissionais da Prefeitura, Fundação Allan Kardec, Ministério Público e Departamento Regional de Saúde (DRS). O programa Residências Terapêuticas faz parte da política nacional de saúde que prevê a desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos. Cada residência terá um custo mensal de R$ 34 mil sendo que os recursos serão repassados pela Prefeitura que também é responsável por custear a montagem dos imoveis com mobília.

    Para Cloves Plácido, as Residências Terapêuticas é um grande avanço para a cidade. “É, com certeza, um grande avanço na área da saúde mental. É um serviço preconizado pela política de saúde que já deveria ter sido implementado. Este serviço proporcionará maior dignidade aos moradores que hoje encontram-se acolhidos no Hospital Allan Kardec”, disse Cloves Plácido.

Premiação do Concurso Parceiros da Saúde será terça-feira

    A Prefeitura realiza na próxima terça-feira, 12, em solenidade programada para o auditório da Secretaria Municipal da Educação, a solenidade de premiação dos alunos vencedores no VII Concurso Cultural “Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti”. Esse concurso organizado ao longo do ano pelas equipes da Vigilância Sanitária e Secretaria da Educação e participação de Serviços e Meio Ambiente, contando com a participação de alunos de escolas públicas e privadas.

    Os estudantes puderam participar nas categorias: texto, desenho, frase e vídeo. O concurso foi promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e Serviço e Meio Ambiente. Houve também a participação da Diretoria Regional de Ensino.

    O concurso tem como objetivo principal despertar nos estudantes a importância de se trabalhar em conjunto para combater o mosquito Aedes Aegypti que é transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela. Na edição deste ano, o projeto mobilizou 53 escolas com a participação de mais se 150 profissionais e 8.400 alunos na primeira etapa.

    Na 2ª etapa, as escolas selecionaram para as inscrições 315 trabalhos realizados pelos seus estudantes (rede privada e pública), sendo os protagonistas do projeto todos os alunos matriculados desde a educação infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental II.

     A premiação será no dia 12 de novembro às 14 horas no auditório da Secretaria de Educação. Os vencedores ganharão um tablet. Os 12 desenhos selecionados ilustrarão o calendário de 2020, já prontos e que serão distribuídos aos presentes.

Categoria desenho

n° aluno/autor

1º Fellipe Pietro Messias de Andrade

Emeb. Anor Ravagnani

2º Odamir José Janantonio Anastácio

Emeb Prof. Paulo Freire

3º Davi Henrique Silva Soares

Emeb Prof. Aldo Prata

4º Ana Júlia Teixeira Silva

Emeb Frei Lauro de Carvalho Borges

5º Mariane Cristina Moraes Esteves

Emeb Profª Vanda Thereza de Senne Badaró

6º Paola Gabrieli Pires Silva

Emeb Profª Dorotea Paulino Ferro

7º Anelizy de Paula do Nascimento

Emeb Maria Ângela David Henrique dos Santos

8º Catarina Cintra Manzan

Emeb Frei Lauro de Carvalho Borges

9º Maria Clara Fernandes Taveira

EE Profª Suzana Ribeiro Sandoval

10º Maria Clara Borges dos Santos Claudino

Emeb Profª Rita de Cássia Calixto Xavier

11º Marcos Eduardo Avelino Bernardes

Emeb Prof. José Mário Faleiros

12º Yasmim de Oliveira Campos

Emeb Prof Domênico Pugliesi

 

Categoria Frase

1º Bianca de Almeida Campos

Emeb Prof Aldo Prata

Profª Liuvânia Cristina do Amaral Barcelos

Água parada é o ó, mas cidade sem ação, ah tem dó!”

Categoria Texto

5º ano Maria Clara Azevedo Barbosa

EE Profª Lina Picchioni Rocha

6º ano Júlia Bernardes Oliveira

EE Prof Celso Toledo

Categoria vídeo digital

Liga de Assistência Social e Educação Popular – Lasep II

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais