Email  

Notícias

Meio Ambiente inicia programação da Semana da Árvore

Programacao Semana da Arvore 
     A programação da Semana da Árvore começa em Franca, na próxima segunda-feira, dia 20, com atividades de plantio de mudas a partir das 9h, numa área degradada existente no Jardim Palma, região Leste da cidade.  Mas ao longo dos próximos dias até a sexta-feira estão programadas ações diárias,  com os alunos nas escolas, com palestras  versando sobre essa temática e a importância da arborização urbana para uma melhor qualidade do ar e da vida das pessoas. 
     Também um dos destaques será o incentivo ao plantio de novas mudas. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente pretende presentear  na sexta-feira, 24, as pessoas com uma muda pelo sistema ‘Delivery de Mudas’ em que o solicitante será atendido no endereço que fornecer. É preciso que a pessoa faça previamente a solicitação, preenchendo o formulário: https://forms.gle/jiSV3axNKFFLYdUC6 .
 
 
Orientações 
     Junto com a distribuição das mudas, a ideia das equipes do Jardim Zoobotânico, onde elas são produzidas e formadas é passar a cada pessoa contemplada, as orientações básicas e cuidados que devem ser observados durante o plantio. Para tanto, é analisado o local onde a muda deve ser plantada e fornecida uma espécie apropriada, cujo porte não comprometa e nem prejudique a fiação elétrica, não produza raízes que possam afetar a estrutura de muros e até mesmo moradias, tubulações de água e outras dependências.
 
 
Atividades
     A programação na segunda-feira, a partir das 9h,  com equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental, será iniciada com o plantio coletivo de mudas numa área degradada existente no Jardim Palma, próximo a uma academia ao ar livre, na avenida Leila Scarabucci Guimarães. Com a chegada do período chuvoso, o propósito é começar um processo de revitalização e reurbanização do espaço, de modo que possa ser melhor aproveitado pela população da região.
     Depois dessa atividade de plantio, no mesmo dia, estão programadas atividades de Educação Ambiental, nas Escolas Estadual ‘Adelina Pasquino Cassis’, também no Jardim Palma e no mesmo bairro, na EMEB, ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’, respectivamente, às 10h e 13h. No dia seguinte, 21, a programação contempla ações de Educação Ambiental e Distribuição de Sementes, com atividades em todas as escolas da rede municipal de ensino. Para o dia 22, está previsto o Painel da Arborização, que será organizado no formato on-line. Para tanto, os organizadores do evento solicitam que sejam enviadas fotos de árvores dos bairros, onde as pessoas residem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Essas fotos vão compor o Painel da Arborização e ficarão disponíveis no site da Prefeitura.
     No dia 23, o engenheiro Maurício Mayor estará apresentando em live, às 15h, uma palestra com o tema ‘A Importância das Árvores para a Proteção do Meio Ambiente’. Na sexta-fera, 24, acontece o ‘Delivery de Mudas’, em que a pessoa pode fazer o pedido de uma muda e vai receber de presente em sua casa , conforme as orientações já relatadas, das 7h às 16h.
      Para o sábado, do dia 25, a partir das 8h, terá o Workshop de Fotografias e a sua Importância no Meio Ambiente, em que abordará a utilização de celulares para o registro das belezas naturais e também como uma ferramenta para o  auxílio na fiscalização de atos infracionais e prevenção do meio ambiente. O trabalho foi preparado pelo produtor de imagem, Bruno Marques e o fotógrafo Everton Calefe e será apresentado no Jardim Zoobotânico, no bairro City Petrópolis.
      Logo depois no mesmo local, haverá uma visita monitorada com a bióloga Taís Zimak, pelo Jardim Zoobotânico, completando com um outro Workshop sobre Interação entre Abelhas e Folhas, com o meliponicutor Ricardo Gonçalves.  
      O Jardim Zoobotânico fica na Av. São Francisco de Assis, 1.000, City Petrópolis.
 

Educação prepara período de matrículas para 2.022

MATRICULA ABERTAS 
     A Secretaria de Educação informa que será aberto o período de matrículas para o ano letivo de 2.022. 
     O cronograma estabelecido para o recebimento de novos cadastros na Rede Municipal será para o período de 18 a 29 de outubro para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. 
     Para os responsáveis que desejam matricular os seus filhos na Fase 1, nascidos entre 01/04/2017 à 31/03/2018 e Fase 2, com nascimento de 01/04/2016 à 31/03/2017, os mesmos deverão se direcionar a uma Escola Municipal de Educação Básica de 18 a 22 de outubro, deste ano. 
     Para matriculas ao 1° ano do Ensino Fundamental, nascidos de 01/04/2015 à 31/03/2016, a etapa de inscrições será de 25 a 29 de outubro. Em casos de transferência, o responsável poderá concluir a solicitação em janeiro de 2.022. 
     As matrículas poderão ser realizadas nas Escolas Municipais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, onde os interessados deverão apresentar os documentos originais e cópias da certidão de nascimento e carteira de vacinação do aluno, CPF, RG e comprovante de residência do responsável.  
     De acordo com a Secretaria de Educação, a estimativa é atender cerca 17 mil alunos da Fase 1 ao Ensino Fundamental, em 2.022. 

Judocas de Franca participam de Seletiva

 
     Apoiadas pela Prefeitura, por meio da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), duas atletas, Maria Victoria Souza Silva e Danna Asheley Ambrozio estarão presentes neste sábado, representando Franca, na Seletiva Feminina do Campeonato Brasileiro, categoria sub-21 de Judô, acompanhadas pela técnica de alto rendimento esportivo da FEAC, Luzia Lourenço de Souza Oliveira.
     A competição reunirá atletas de municípios de todo o Estado, marcando o retorno das competições de judô em São Paulo, organizado pela Federação Paulista de Judô. A presença das duas atletas representa a oportunidade de uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21. A competição iniciada nesta sexta-feira, segue com todas as medidas de segurança contra a Covid-19.

Prefeitura anuncia retomada do Programa Mais Luz

DSC 8653 
     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na manhã desta quinta-feira, 16, durante cerimônia realizada com a presença de vereadores da Câmara Municipal e jornalistas, a retomada do Programa Mais Luz. 
     O projeto implantado em 2.014, surgiu através do Setor de Ouvidoria, com o recebimento das solicitações da população para a instalação de postes e braços de luz, nos bairros da cidade. 
     Segundo o prefeito, durante o período de execução, em sua primeira gestão, o programa contava com uma programação e um planejamento mensal para a implantação das melhorias, com investimento que chegava a R$ 100 mil, por mês. 
     Ferreira informou que um levantamento realizado, recentemente, apontou que cerca de 20 processos estão parados desde 2.017. Essas solicitações passarão por uma análise e vistoria dos locais, trabalho que será desenvolvido pela Setor de Ouvidoria da Prefeitura e pelas secretarias de Infraestrutura e Finanças, visando avaliar as prioridades para a execução  dos serviços, conforme a disponibilidade financeira para a contratação da CPFL, que fará a instalação dos postes e braços de luz.  
     As solicitações da população para a implantação de nova iluminação nos bairros, poderão ser feitas pela Central On-line, no site da prefeitura, acessando o link https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login
     Durante seu pronunciamento, o chefe do Executivo esclareceu que o Mais Luz, tem o objetivo de atender a instalação de nova iluminação nos locais onde não há a melhoria. Já a manutenção e a substituição de lâmpadas, em vias públicas é de responsabilidade da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), concessionária dos serviços. 
 
     A troca de lâmpadas nas praças e áreas públicas é uma ação desenvolvida pelo poder municipal. De acordo com Alexandre Ferreira, somente nestes primeiros meses do ano, já foram substituídas 502 lâmpadas por Led e 338 reatores, em pelo menos 30 diferentes locais, como praças e locais públicos, oferecendo maior eficiência energética e também economia para os cofres municipais. "A iluminação tem uma importância muito grande para todos nós, porque oferece segurança para as pessoas transitarem com tranquilidade e maior visibilidade", disse Alexandre Ferreira.
 

Franca continua vacinando adolescentes a partir de 12 anos e retoma imunização para 18 anos ou mais

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde informou que nesta sexta-feira, 17, prossegue  imunizando com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, as pessoas com 12 anos ou mais e retoma a vacinação para as pessoas com 18 anos ou mais, tendo em vista que até esta quinta-feira, a campanha estava restrita até a idade de 17 anos, uma vez que a secretaria aguardava o envio de um novo lote de vacinas pelo Governo do Estado de São Paulo. 
     Ainda de acordo com a secretaria, a cidade segue as orientações do Plano Estadual de Imunização (PEI), tendo em vista que as grades recebidas pelo município são oriundas do Estado.
     O atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS Ângela Rosa, Aeroporto 1, Leporace, São Sebastião e Brasilândia, além do Internacional Esporte Clube, na Estação, mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, onde as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovante de endereço.
     A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento.
 
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose Astrazeneca/ Oxford / Fiocruz / Pfizer
     A Secretaria de Saúde informa que para o recebimento da segunda dose, as pessoas deverão verificar a data agendada no cartão e, caso esteja no dia correto, deverão comparecer aos postos, apresentando o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose e um documento de identidade com foto. 
     Para esta sexta-feira, 17, a segunda dose da Astrazeneca e Pfizer estarão disponível na UBS Paulista, das 07h30 às 16h.
     A Secretaria de Saúde informa que, na indisponibilidade deste imunizante e havendo consentimento da pessoa, será aplicada a vacina Pfizer, conforme orientação do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac 
     Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e das 07h30 às 16h, na UBS Progresso.
 
 
 
3ª Dose - Coronavac/ Sinovac -  Idosos acima de 85 anos e Imunossuprimidos com 18 anos ou mais
 
     Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde disponibiliza a terceira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas que tenham idade de 85 anos ou mais, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e também para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
     O atendimento será prestado nas UBS Horto e Guanabara, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:   imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 

Vacinação contra Influenza e vacinação de rotina

Vacina Influenza1709 
     Nesta sexta-feira, 17, a vacina contra a Influenza estará sendo aplicada na UBS Santa Clara, das 07h30 às 16h, destinada para pessoas, com idade acima de 12 anos.
     É importante que a pessoa apresente um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação para a avaliação da data, tendo em vista que o imunizante somente poderá ser aplicado 15 dias após o recebimento das doses da vacina contra a Covid-19. 
 
Vacina de rotina
 

Vacina de Rotina

 

Venda Legal, Vigilância notifica e orienta ambulantes

venda legal 5 Prancheta 1 
     A identificação e a regularização dos vendedores ambulantes que atuam na cidade, continuam entre as prioridades da Prefeitura, que está em contato com todos eles, através da Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais. 
     Nas últimas semanas, através da realização de um censo conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento, foi possível estabelecer um diagnóstico preliminar do número de profissionais autônomos e ambulantes, atuando nos dois chamados Mercados Populares Urbanos (MPUs), nas Praças Dom Pedro I (em frente a Santa Casa) e Nove de Julho, ambas no centro e outros pontos descentralizados.
     Esse levantamento está servindo de base para as ações da Vigilância, que emitiu neste início de setembro, mais de centenas de notificações para que os responsáveis apresentem junto ao órgão, a documentação que tenham sobre a atividade que exercem, como a desenvolvem e o local de atuação.  Foi concedido, de acordo com a responsável pela Vigilância em Saúde e Posturas Municipais, Mariela Toscano, um prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação.
     Segundo as orientações da unidade, eles têm a opção de encaminhar os documentos da atividade, que desenvolvem através do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), por meio da Central On-line, onde deverão fazer um cadastro, o login e a opção em ‘Renovação de Alvará de Inscrição’. Para os que preferirem, o atendimento também está sendo prestado na sede da Vigilância, na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.
 
 
Propósitos 
 
     Mariela Toscano observa que o intuito da Prefeitura é ajudar os profissionais que atuam tanto no Mercado Popular Urbano, como àqueles na condição de ambulantes, no sentido de se organizarem. A partir de então, poderão receber suporte para melhorar os seus negócios, instalações, aquisição de produtos, podendo obter a juros baixos, créditos pelo Banco do Povo, por meio da Sala do Empreendedor, para impulsionar suas atividades de modo mais profissional e que atendam melhor às necessidades dos consumidores. 
     Aqueles que deixarem de procurar a Vigilância serão considerados irregulares pelas autoridades sanitárias.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais