Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Vacinação contra gripe se encerra na sexta-feira, 7

 

vacina

     A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação contra gripe segue até a próxima sexta 7 de julho, ressaltando que não há, até o momento, previsão de prorrogação da campanha. Portanto, aqueles que não se vacinaram ainda têm chance de fazê-lo na Rede Municipal de Saúde, bastando que se dirijam a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou núcleo ESF (Estratégia Saúde da Família), de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.  

     Na quinta-feira, dia 6, está prevista a divulgação de mais uma parcial dos números de cobertura que, de acordo com a última divulgação, está próximo a 68 mil pessoas vacinadas, que representam 77% da meta.  O atendimento é gratuito e incluiu, na segunda quinzena de junho, vários grupos prioritários, entre eles moto-taxistas, taxistas, motoristas de ônibus, pessoas com 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, entre outros.

     O Secretário Municipal da Saúde Rodolfo Moraes Silva reforça a importância da vacina e orienta a quem não se vacinou para não perder a oportunidade de se prevenir contra a gripe.

     Dentre o público alvo, aqueles que cumprem penas em regime fechado a cobertura foi superior a 234%, vindo depois mulheres puérperas, com 95% e os idosos acima de 60 anos com 85,2%.

     Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone (16) 3711-9435.

Governo Municipal recebe “Famílias Acolhedoras” em reunião

 

Foto familia acolhedora e prefeito Medium

     Representantes do programa “Famílias Acolhedoras” estiveram em reunião com o prefeito Gilson de Souza na tarde da segunda-feira no gabinete. Em pauta, a solicitação de apoio do Governo Municipal para ampliação do programa que atende crianças “que precisam de acolhimento fora da família de origem”, como diz o documento de apresentação do programa, que esclarece também que o acolhimento tem que ser autorizado pelo Ministério Público, através de Termo de Guarda Provisória. Embora seja por tempo indeterminado, a criança fica com a família acolhedora até que seja feita a análise da situação do acolhido e a definição judicial de seu encaminhamento, que pode ser a reintegração à família de origem ou o direcionamento para adoção.

     O prefeito Gilson de Souza ouviu as representantes, afirmando que “o programa Família Acolhedora tem vital importância social e o Governo Municipal não olvidará esforços para que possa não só ser ampliado mas também melhorar sua atuação”.

     Participaram da reunião com o prefeito o Secretário de Ação Social Edgar Ajax Filho e as representantes do programa Maria Beatriz S. Pinto, Silvia Renata da Silva Lino e Luzia Ferreira. 

Conferência Municipal acontece neste sábado

 

     Está programado para este sábado, dia 8, a realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde, explorando o tema “Saúde Pública se faz com uma Atenção Básica Fortalecida”, abrindo espaço para população tomar conhecimento das ações praticadas pela secretaria e também oferecer contribuições para melhoria do atendimento.

     De acordo com o Secretário Municipal da Saúde Rodolfo Moraes Silva, dezenas de convites foram enviados para entidades representativas e autoridades, com o objetivo de receber o maior número de participantes, ampliando sugestões para implementação de novas medidas que possam aprimorar cada vez mais os serviços prestados.

     Moraes Silva, que será responsável por uma das palestras, lembra que o evento é aberto para toda a população, sendo que a abertura da conferência está prevista para as 8h30, no Anfiteatro do Centro Uni-Facef, localizado na Avenida Major Nicácio, 2400, no bairro São José.

     De acordo com a programação, pouco antes da abertura oficial será feito o cadastramento e entrega dos materiais da conferência para, logo após, terem início as exposições dos profissionais envolvidos. A palestra com o secretário de Saúde terá como tema “Atenção Básica: Desafios e Vantagens”, culminando com apresentação das conclusões, debates, votação das propostas e das moções, seguidas do encerramento, previsto para o final da tarde. 

Reunião debate implementações do Sistema de Inspeção Municipal

 

DSC 9120 Medium

      As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca, juntamente com representantes do comércio de alimentos, se reuniram com o prefeito Gilson de Souza, na última sexta-feira 30 de junho, para tratar de ajustes e implementações no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM tem como propósito acompanhar e certificar a origem e condições dos produtos que são processados no âmbito do município, fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria de Saúde. O intuito maior do Governo Municipal foi de alinhar e integrar ações, obtendo um atendimento mais ágil para os profissionais que atuam com o comércio de alimentos – a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Desenvolvimento se preocupam em garantir que as condições de manipulação e conservação dos produtos alimentícios sejam adequadas de modo que cheguem aos consumidores com qualidade e prazo de validade.

     Com a presença de dirigentes dos principais supermercados e açougues da cidade, que comercializam carnes temperadas, foram definidas as adequações na Lei em vigor. De acordo com o Governo Municipal, é necessário que o processo de comercialização atenda plenamente as condições de segurança da população previstas em lei

     

O papel do SIM

     Criado em outubro de 1996 e regulamentado em janeiro do ano 2000 pela Prefeitura, o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) é ligado à Secretaria de Desenvolvimento e tem entre seus objetivos orientar comerciantes no sentido de regularizarem a situação dos estabelecimentos urbanos e rurais, levando sempre em consideração os padrões sanitários exigidos para a manipulação, processamento e industrialização de produtos alimentícios de origem animal, evitando os riscos de contaminação, minimizando danos à saúde pública através de certificação e garantia de qualidade dos alimentos para consumo humano.

     O SIM está instalado no Parque Fernando Costa e à disposição para passar orientações sobre obtenção dos registros do estabelecimento comercial, procedimentos corretos de manipulação de alimentos, entre outras informações sobre a legislação em vigor.

Prefeitura melhora condições das vias rurais do município

 

mataburros Sec.Servicos04 7 Medium

     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, vem promovendo nos últimos dias uma série de serviços nas estradas rurais do município. As boas condições dessas estradas são importantíssimas, pois atendem o escoamento da produção agropecuária, das crianças que estudam na cidade e também são elo de ligação entre a cidade e vilarejos rurais. O trabalho envolve a manutenção e reconstrução das cercas que margeiam as estradas, desobstrução de canaletas, abertura e limpeza de represas secas, substituição ou instalação de novos mata-burros.

     A secretaria informa que foram feitas intervenções na região do Paiolzinho, Furna dos Taveira e região do Bom Jardim, no setor Oeste da cidade. A secretária da pasta Rosaura Garcia Zuccolo explica que há um número significativo de pequenos proprietários rurais nos arredores do município que dependem dessas estradas em boas condições, por isso, a manutenção precisa ser constante, oferecendo conforto e segurança aos usuários.

     Ela reforça que, com essas ações, o Governo Municipal atende solicitações de diversos proprietários rurais, principalmente na substituição dos mata-burros de madeira por mata-burros com estrutura de ferro que, além de maior durabilidade, oferece maior resistência e estética.

     Ao melhorar as vias rurais da região, a Prefeitura atende também o projeto de Turismo Rural que está em fase de implantação pela Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento.

Revolução Constitucionalista completa 85 anos com solenidade em Franca

 

monumento soldado constitucionalista praca 9 de julho 3 Medium

     A Divisão de Cultura da FEAC e o Museu Histórico José Chiachiri realizarão, no dia 9 de julho, solenidade em lembrança aos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 – um marco na história recente do país e em especial do estado de São Paulo, que liderou o movimento para a implementação de uma nova constituição para o Brasil depois do golpe de estado de Getúlio Vargas em 1930.  

     De maneira geral, as cidades paulistas se organizam em cerimônias cívicas em memória aos voluntários que participaram do movimento revolucionário que buscou, em vão, evitar a ditadura promovida por Getúlio, que duraria 15 anos – 1930/1945.

     A cerimônia terá início às 8h30 do dia 9, em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, instalado na Praça 9 de Julho, Centro, mais precisamente no cruzamento da Rua Ouvidor Freire com Rua Voluntários da Franca, que leva esse nome em homenagem aos soldados do município que participaram, voluntariamente, dos combates.  

     Outra ação comemorativa acontece no Museu Histórico, com uma exposição temática contando um pouco dos acontecimentos da época, apresentando as armas, fardamentos e outros equipamentos utilizados pelos paulistas na guerra – a mostra é gratuita e aberta para toda população.

     Militares da Polícia Militar, do Exército, atiradores do Tiro de Guerra e autoridades civis devem, como de costume, participar da solenidade.

     Embora, atualmente, não exista nenhum dos combatentes francanos vivo, a solenidade normalmente carrega momentos de emoção, principalmente quando os nomes daqueles que tombaram em combate são anunciados, o que comove familiares e amigos dos destemidos soldados que lutaram nas frentes de batalha, em busca de um país livre e democrático.

Mudanças no trânsito na Rua Francisco Marques já estão em vigor

 

     Está em vigor desde a manhã dessa terça-feira, 4, as mudanças implementadas em um trecho da rua Francisco Marques, próximo ao pontilhão da Vila São Sebastião, restringindo uma das conversões de acesso à rodovia Cândido Portinari (condutores que faziam o sentido bairro – cidade, logo após a travessia do pontilhão, tinham a opção de convergirem à esquerda com destino a rodovia. Isso retardava a liberação do tráfego no sentido cidade – bairro).  Outra mudança é no semáforo que funcionava em três tempos e passa a operar com apenas dois, diminuindo tempo de espera e, consequentemente, agilizando o fluxo dos veículos nas duas pistas da rua. As alterações foram precedidas de avaliação técnica e testes feitos previamente em horários de fluxo normal de veículos e, principalmente, na hora do rush.

     Com o impedimento da conversão, quem desejar acessar a Rodovia Cândido Portinari precisará seguir adiante pela rua Francisco Marques e realizar o contorno na rotatória existente na altura das ruas Dr. José Diniz Moreira e Corifeu e Azevedo Marques. Para orientação aos motoristas, houve reforço da sinalização, tanto de solo como aérea, e colocação de obstáculos no local onde era permitido fazer a conversão.

     O secretário municipal de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli, esclareceu que mantém equipes no local, monitorando o comportamento dos motoristas frente às mudanças, ressaltando que nos testes prévios os resultados foram positivos e espera que as ações melhorem o fluxo de veículos no local.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais