É um evento aberto a toda comunidade que promete atrair milhares de pessoas, visto que diferentemente de ocasiões anteriores, quando foi realizada no Champagnat
É um evento aberto a toda comunidade que promete atrair milhares de pessoas, visto que diferentemente de ocasiões anteriores, quando foi realizada no Champagnat
Uma das razões simples é que a Prefeitura aumentou de um para dois médicos oftalmologistas que passaram a percorrer as Escolas Municipais de Ensino Básico periodicamente, onde aquelas crianças na faixa de 5 a 10 anos, com alguma dificuldade de enxergar são submetidas a consulta num trailer móvel
Em sua oitava edição, o Show de Talentos, organizado anualmente pela Prefeitura de Franca terá sua realização na próxima semana, dia 24, com uma sequência de apresentações culturais no auditório da Secretaria da Educação a partir das 19 h. Mas o prazo para recebimento das inscrições termina nesta sexta-feira, dia 19, alerta a secretaria de Administração e Recursos Humanos que está a frente dos preparativos, antecipando que os participantes – protagonistas e público, concorrerão ao sorteio de vários brindes.
O Show de Talentos é um projeto criado pela Prefeitura com o propósito de identificar e revelar os muitos talentos artísticos que existem entre seus colaboradores. São intérpretes de gêneros musicais dos mais diversos, pessoas que recitam poesias, tocam instrumentos, que tem o dom da pintura e do desenho e que poderão expor e até mesmo comercializar seus trabalhos.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Alberto Cordero Donha, observa que o Show é um espaço integração, fortalecimento de vínculos entre os servidores, onde todos estarão num mesmo nível para exibir as suas habilidades. E o público, tanto da Prefeitura como externo, terá muito a ganhar assistindo algo de qualidade e descobrindo artistas que vivem no anonimato.
Informações e inscrições no tel. 3711-9137.
Termina nesta terça-feira às 9 h, o prazo para que empresas interessadas oficializem o seu interesse em participar da Tomada de Preços para reforma do telhado do Museu Histórico ‘José Chiachiri’. A Prefeitura está empenhada em corrigir os vazamentos antes do início do período chuvoso, medida que tem o propósito de evitar o comprometimento e danos ao acervo que é guardado naquele patrimônio histórico.
Conforme constou do edital publicado ainda no mês passado, as propostas para as obras de reforma do telhado devem ser entregues dentro desse prazo, ou seja até as 9 h dessa terça-feira, com previsão de abertura dos envelopes 30 minutos depois. Junto com o prefeito Gilson de Souza, que conduziu várias reuniões na busca de uma alternativa para trocar o telhado.
Trabalhando para dar solução a essa situação, o prefeito Gilson de Souza informou que diversas reuniões foram realizadas com representantes da Associação Paulo Duarte e alguns vereadores, chegando a este encaminhamento. Ele reiterou que “o Museu é um patrimônio onde estão guardados documentos e um acervo de valor inestimável, daí termos que fazer o que for possível para proteger esse material antes que seja tarde’. O valor da proposta não pode ser superior ao teto de R$ 75,6 mil.
Por envolver intervenções em equipamento que faz parte do patrimônio histórico, haverá o acompanhamento do Comdephat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico).
A Prefeitura e a Secretaria de Ação Social trabalham nos preparativos das comemorações no final deste mês, dos 20 anos do Serviço Família Acolhedora na cidade, duas décadas de história. São poucos os serviços públicos voltados para crianças e adolescentes que completam vinte anos de trabalho efetivo.
Em 1998, de maneira peculiar e originalmente, o Serviço de Acolhimento Familiar foi criado em Franca envolvendo: Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.
O serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.
Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda que está em permanente crescimento.
Comemoração
Para marcar e difundir mais esse trabalho feito na cidade, a equipe do Família Acolhedora prepara um evento em comemoração aos 20 anos de existência do programa para o dia 31 deste mês, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro - Parque Francal, a partir das 19 h. Será uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre esse trabalho, ouvir depoimentos e constatar como o serviço fez e continua fazendo a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente das crianças.
Para uma melhor organização do conteúdo a ser mostrado os organizadores estão pedindo que as pessoas interessadas façam sua inscrição previamente, até o dia 26 próximo (sexta-feira), através do tel. 3701-1058 ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Por uma questão de comodidade as vagas serão limitadas a capacidade do local.
Serão três dias de muita vivência e troca de experiências, entre os dias 22 e 25 próximo (abertura na segunda-feira), no Dan Inn Hotel, região Sul da cidade
A cerimônia contou com a presença do prefeito Gilson de Souza, do vereador Nirley de Souza, do presidente da FEAC, Marlon Centeno, e de várias companhias que alegraram a festa