Com espaços voltados para a difusão de arte, em suas variadas formas, a Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, no Centro de Franca, está com exposições gratuitas e abertas ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. O horário estendido até o período noturno é para ter um maior número de pessoas conhecendo as mostras e visitas guiadas.
No hall de entrada, o público pode conferir o ateliê permanente do pintor italiano Bonaventura Cariolato. O Ateliê, dividido em duas salas, conta com mais de 20 quadros do artista, como o famoso 'A Velha Estalagem' (que ganhou diversas reproduções de pintores variados nas últimas décadas), objetos do pintor e plantas de obras, projetadas por ele, como a do Mosteiro de Claraval e a Capelinha, aquarelas inacabadas, cavaletes usados, cachimbos, correspondências enviadas a familiares na Europa, além de um piano com mais de 200 anos, que já foi premiado em Paris, Londres e objetiva proporcionar um ambiente mais sofisticado.
Em outras salas do andar térreo da unidade, o público pode fazer uma imersão no acervo da Academia Francana de Letras. Considerada de utilidade pública, a associação tem em seu quadro, escritores que são de Franca e que levam a literatura Brasil e mundo afora. Além de raros exemplares e obras desses autores, a sede da Academia, na Casa da Cultura, oferece projetos literários à população.
O Memorial da Resistência Negra, com acervo sobre artistas negros, é local de encontros, exposições temáticas e lançamentos de obras. O espaço também fica no térreo da Casa da Cultura, aberto ao público.
No primeiro andar da Casa da Cultura, os interessados também podem conferir uma mostra permanente de itens, que compõem a reserva técnica do MIS (Museu da Imagem e do Som), que leva o nome de Bonaventura Cariolato. No espaço, além de imagens com histórias de ícones do rádio francano, há câmeras fotográficas antigas, equipamentos de som, projetores e outros objetos, que contam a história da comunicação.
Já o segundo andar, que abriga a Pinacoteca “Miguel Ângelo Pucci”, possui exposições de pinturas e outras artes plásticas. Neste mês de junho, até o dia 30, as diferentes formas, significados e uso de cores são os elementos da exposição “O Mundo das Cores”, do artista plástico Joaquim Napoletano dos Santos.
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) oferece duas opções de visitação à população: as comuns e as agendadas, que são guiadas por funcionários, com explicações sobre os espaços, obras e artistas expostos no local. No último caso, é preciso fazer agendamento prévio pelo
(16) 3721-8692.
SERVIÇO
Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento"
Rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro
Segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas