Email  

Notícias

EMEB Vanda Badaró faz gincana, atividades e leitura sobre trânsito

 brincadeiras original

     Gincana, leituras, jogos e atividades recreativas fazem parte das atividades da Secretaria de Educação, nas escolas municipais nesta semana, durante a Campanha do ‘Maio Amarelo’, que traz conscientização e educação sobre o trânsito. 
      Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vanda Badaró, localizada no Recanto Elimar, os 597 alunos estão participando de diversas tarefas em uma escola decorada com faixas, desenhos e trabalhos dos estudantes sobre o trânsito.
   Dentre as ações, que estão sendo desenvolvidas, estão produções de textos e slogans sobre trânsito, leituras e análises de reportagens, dinâmicas com objetos, exploração das informações expressas em gráficos, tabelas e infográficos. 
    Nesta terça-feira, 23, a aula de Educação Física para o 5º ano contou com uma gincana que explicou a importância do semáforo, placas e sinalizações, com o objetivo de completar o caminho dos bambolês, com o cone antes da equipe adversária, empurrando pneus e, ao chegar, os alunos respondiam as perguntas sobre o trânsito.
    Janaína Quintanilha, professora de Educação Física, que organizou a gincana, a pedido da Secretaria de Educação, falou sobre a adesão das crianças. “Fizemos planos de aula, elaboração de jogos e trabalho com os alunos sobre conscientização. Eles aderiram e participaram muito bem. Foi a primeira Campanha ‘Maio Amarelo’ e já quero outras”, disse.
     Além das atividades na quadra e nos espaços da escola, a Sala de Leitura da EMEB Vanda Badaró foi decorada e simulou uma estrada com placas de sinalização para que os alunos chegassem até livros didáticos sobre trânsito. 
     As ações do ‘Maio Amarelo’ nas escolas municipais vão até a próxima sexta-feira, 26.

FEAC e Conselho da Cultura desenvolvem Plano de Ação para Lei Paulo Gustavo

 feac fachada 2q original

     Para que os artistas francanos possam ter acesso às verbas da Lei Paulo Gustavo, voltada para a promoção e fomento da cultura no país, a Prefeitura de Franca, por meio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realiza nesta quinta-feira, 25, uma reunião para o desenvolvimento do plano de ação, que garantirá acesso aos recursos.
      O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, que convidou a população para participar, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura e do Artista Francano. Ele ressaltou o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, que tem ajudado a criar esse plano de ação e solicitou que os interessados participem com sugestões. “Da nossa parte, faremos o que for necessário para que nossos artistas possam captar e ter acesso aos recursos garantidos”, disse Alexandre.
       A lei, denominada em homenagem ao humorista e artista Paulo Gustavo, que faleceu em 2.021, em decorrência da Covid-19, visa amenizar os prejuízos do setor cultural causados pela pandemia.
      Os recursos serão destinados pelo Fundo Nacional da Cultura (FNC)para às produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, mostras, festivais e outros, por meio de editais, chamadas públicas e premiações.
      A divisão dos recursos será feita entre os municípios, Distrito Federal e os demais estados.  
 
Chamamento
     O prefeito ainda lembrou que estão abertos os editais de abertura de Chamamentos Públicos para parcerias culturais, esportivas e paradesportivas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os documentos podem ser consultados pelo site da Feac, no link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos.
     As adesões vão até o dia 19 de junho, sendo necessário apresentar o Plano de Trabalho da entidade. Os interessados deverão procurar a sede da fundação, que fica na Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, Parque Francal, no horário das 8 às 16 horas para realizar as inscrições. 
    Os dois chamamentos, tanto cultural como esportivo, objetivam ampliar os espaços e oportunidades para quem deseja praticar atividades nas duas áreas, com profissionais habilitados para atender, gratuitamente, a população, desenvolvendo cursos, oficinas, aulas de iniciação esportiva e práticas culturais, como dança, teatro, música e demais manifestações artísticas

Vigilância Ambiental recolhe 480 kg de materiais no Arrastão da Dengue

dengue dengue original 

      A Vigilância Ambiental percorreu a Vila Imperador e bairros adjacentes na manhã desta terça-feira, 23 e recolheu 480 quilos de materiais, que poderiam acumular água e servirem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, durante o 'Arrastão da Dengue'.
     Uniformizados e credenciados, os agentes de vetores percorreram as ruas do bairro e visitaram imóveis para orientar moradores e recolher objetos inservíveis. Pratos, latas, garrafas, frascos, pneus, plásticos, vasos, baldes e outros objetos foram retirados de circulação e colocados em caminhões e picapes. 
     De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o Arrastão é realizado em locais onde são encontradas as maiores quantidades de criadouros, com larvas do mosquito da dengue, conforme resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
     No dia 30, será a vez da Vila Santa Terezinha e adjacências, também a partir das 8 horas. A orientação da Vigilância é que os moradores separem os itens horas antes do Arrastão para que os agentes possam recolhê-los.

Vestiário da Vila Exposição está em fase final das obras

vestiario original 

     A Prefeitura está concluindo a construção do vestiário e o fechamento com a instalação de alambrados, no campo de futebol existente na Vila Exposição, entre a avenida Professor Nicolau Del Monte e rua Ângelo Leporace, Região Oeste de Franca.
     Os equipamentos permitirão que os frequentadores utilizem o campo com mais segurança e com um vestiário, para que possam se trocar e fazer a higiene pessoal. Nesta semana, estão sendo feitas as calçadas nas partes internas e externas e o vestiário entrará na fase de pintura.
     Os investimentos são de R$ 400 mil, oriundos de emenda parlamentar. A previsão de inauguração é para o final deste mês, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
  
Rede CEPEL
    Com o intuito de oferecer opções de lazer aos moradores, a Prefeitura já construiu e entregou Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL) nos bairros Moema/Planalto; Redentor/Vila Gosuen; City Petrópolis; Santa Bárbara; Ana Dorotheia e Franca Polo.
     Atualmente, está em construção, uma unidade no bairro Samello Woods e, em processo licitatório, CEPELs na Vila São Sebastião/Continental, Parque Progresso e Jardim Palma. Além destes, a Prefeitura já construiu e inaugurou três ‘Areninhas’, nos bairros Zanetti, Palermo City e Jardim Paulista.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 05 23 at 11.49.16 original

     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quarta-feira, 24, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
PFIZER - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (PESSOAS DE 12 A 17 ANOS) / 1ª e 2ª DOSES - GESTANTES (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE PARA PESSOAS QUE COMPLETARAM O ESQUEMA VACINAL COM ASTRAZENECA, CORONAVAC, JANSSEN E PFIZER. 
 
PFIZER BABY - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS).
 
PFIZER PEDIÁTRICA - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS).

Campanha Influenza

WhatsApp Image 2023 05 23 at 11.21.45 original 

      Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada para pessoas a partir de 6 meses  de idade. A vacina contra a Influenza está disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É recomendável o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Vacinas de Rotina

 WhatsApp Image 2023 05 23 at 11.49.15 original

     A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quarta-feira, 24, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
 
VACINA TRÍPLICE VIRAL - estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.
 
VACINA MENINGOCÓCICA C CONJUGADA - para crianças de 7 a 10 anos, que não foram vacinadas; trabalhadores da Saúde, Educação e professores. Disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.
 
VACINA MENINGOCÓCICA ACWY - para crianças de 10 a 14 anos, que ainda não receberam a vacina. Disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais