Lazer, espaços amplos para práticas esportivas, contemplação da natureza e atividades culturais com segurança. Esses elementos fazem parte do Programa ‘Parques de Franca’, lançado na manhã desta segunda-feira, 15, que trouxe todas as ações realizadas em parques da cidade, como o Parque dos Trabalhadores, Caxambu, Poliesportivo, Jardim Zoobotânico e Fernando Costa.
O evento contou com a participação de autoridades e da Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas, entidade parceira responsável pela administração do Parque dos Trabalhadores, que será reaberto ao público, em cerimônia oficial, no dia 5 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Durante a assinatura do contrato de parceria com a entidade, o prefeito Alexandre Ferreira falou sobre as melhorias feitas nos cinco parques, como forma de proporcionar espaços verdes, recreação em locais abertos e gratuitos à população. “Encontramos espaços abandonados e fizemos as melhorias para que a comunidade possa usufruir, seja para o esporte, cultura ou para passear com a família”, disse.
Confira as ações realizadas nos cinco locais, que fazem parte do Programa ‘Parques de Franca’.
Parque dos Trabalhadores
O local foi totalmente reformado e funcionará a partir do dia 5 de junho, de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas, aos sábados, domingos e feriados das 6 às 20 horas. Foram realizadas manutenções e reformas no campo de futebol, quiosques, quadras, trilhas de bike e trekking, banheiros e vestiários; instalação de iluminação; construção de três quadras de areia e área de lazer, que contempla pista de caminhada e corrida; manutenção da área de represa; roçagem e jardinagem e contratação de segurança 24 horas. Através da parceria com a Associação Amigos do Rio Canoas, serão feitos trabalhos de conscientização e educação ambiental, com um técnico em meio ambiente e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) promoverá torneios e campeonatos no local. Está na Alameda Vicente Leporace, 307, Parque dos Pinhais.
Caxambu
O antigo centro comunitário da Vila Santos Dumont foi totalmente reformado para uso esportivo e cultural. Atualmente, possui aulas de viola e violão; Centro de Rendimento de Tênis de Mesa; pista para caminhada e corrida; campo de chacrobol e quadra de areia. A FEAC também reformou o salão para garantir um espaço voltado para aulas de Teatro e instalou nova iluminação por todo o parque, que funciona de segunda a sexta, das 6 às 21 horas, aos sábados, domingos e feriados, das 6 às 20 horas. Fica na rua Francisco Társia, 215, Vila Santos Dumont.
Parque Fernando Costa
Totalmente arborizado e local de feiras, shows e eventos, o Parque de Exposições “Fernando Costa” funciona de segunda a sexta, das 6 às 19 horas, aos sábados, domingos e feriados das 6 às 18 horas. Possui pista de caminhada e corrida, espaço de recreação e atividades de diversos segmentos. É situado na avenida Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição.
Jardim Zoobotânico
Localizado em uma ampla área próxima ao bairro City Petrópolis, na Região Norte da cidade, o Jardim Zoobotânico é responsável pela formação e distribuição de mudas de árvores de diferentes espécies, em um processo que tem início com a coleta e seleção das sementes, plantio e acompanhamento da sua formação, a partir de tubetes até o porte que permite a distribuição. Agora, conta com pista de caminhada para práticas esportivas e também garante o acesso dos visitantes aos principais equipamentos existentes no parque, como Meliponário composto pelas represas naturais, colônias de abelhas sem ferrão, VITAS (Viveiro Transitório de Aves Silvestres), auditório do Núcleo de Educação Ambiental e vegetação nativa e outros locais.
Poliesportivo
Além de pintura, revitalização do telhado, dos banheiros e vestiários do Pedrocão, o Poliesportivo recebeu várias melhorias nos últimos meses. O Ginásio ‘Amauri Destro’, por exemplo, foi totalmente pintado e revitalizado. O Poli conta, desde 2.021, com um Centro de Xadrez e Damas e a partir de agosto, terá uma Sala de Games. Também houve a contratação de segurança motorizada 24 horas; troca de toda a iluminação da pista de caminhada e da área de atletismo; as quadras de basquete, areia e tênis foram revitalizadas; ocorreu a criação de espaço pet, destinado aos tutores de cães e gatos que desejam passear pelo local; reforma da piscina do Poli e instalação de uma academia ao ar livre adaptada para PCDs (pessoas com deficiência).
O Complexo Poliesportivo está aberto todos os dias. De segunda a sexta, das 6 às 21 horas. Já aos sábados, domingos e feriados, está aberto das 6 às 20 horas.