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Licitação para Decoração de Natal está em fase final

natal 
     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que está à frente da coordenação para a instalação da Decoração de Natal, na cidade, estará concluindo nos próximos dias, os processos licitatórios, que visam a aquisição de materiais e a contratação de empresa para a instalação, manutenção e retirada da iluminação decorativa de Natal deste ano. 
     Na última semana, foram realizados os pregões eletrônicos dos dois processos, com a disputa de preços entre as empresas. No processo para a aquisição de materiais elétricos foi conhecida a empresa, que será responsável pelo fornecimento dos materiais e a homologação desta licitação será publicada nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial do Município, com investimentos de R$ 325 mil. No mesmo dia, também foi realizado o pregão eletrônico para a contratação de empresa, que será responsável pela instalação da iluminação, porém, este em fase de análise da documentação entregue pela empresa arrematante, que apresentou lance final no valor de R$ 113 mil. Nos dois processos foi adotado o critério de menor preço do valor global. A previsão da FEAC é que todo o processo seja concluído na próxima semana, para que a decoração de Natal comece a ser instalada.
     De acordo o projeto da FEAC, a decoração de Natal será instalada na Praça Nossa Senhora da Conceição, incluindo a Praça Central (93 árvores grandes e médias, 20 árvores pequenas ou finas, 18 arbustos e 1 árvore artificial), Catedral e Praça da Paz (42 árvores grandes e médias), Barão (24 árvores grandes e médias e 43 árvores pequenas ou finas), Carlos Pacheco (66 árvores grandes e médias e 19 árvores pequenas ou finas) e no Colégio Champagnat (42 árvores grandes e médias,  3 árvores pequenas ou finas, 4 arbustos e 63 janelas (instalação de esquadros já existentes), que irão receber cordões de LEDs coloridos, com efeitos de luz - queda de neve e cascatas, além de árvores artificiais, dentre outros. 
     O cronograma para a execução da instalação e montagem da decoração, terá início a partir da data da assinatura do contrato com a empresa vencedora. 
     O edital do projeto prevê que a iluminação de Natal esteja em funcionamento no período do dia 27 de novembro a 8 de janeiro de 2.023. A desmontagem e a retirada dos materiais deverão ocorrer no período de 9 a 31 de janeiro de 2.023. 
 
Acompanhamento
     Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 8, a Portaria 006, para a nomeação de membros para as funções de gestor e fiscal dos contratos referentes aos Pregões Eletrônicos para a aquisição de materiais e a instalação da decoração de Natal
     O gestor será Paulo de Tarso Nazar, diretor técnico da FEAC e o fiscal, José Aparecido Careta, que é chefe do Setor de Infraestrutura Elétrica e serão responsáveis pelo acompanhamento da execução dos contratos.

Prefeito inspeciona obras de revitalização da Mogiana

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     Estão em andamento, as obras de revitalização do prédio da antiga Estação Mogiana, que será contemplada com espaços de convivência, de comércio e atividades culturais. 
     O prefeito Alexandre Ferreira esteve no local na manhã desta terça-feira, inspecionando as obras que, neste momento, estão concentrados no destelhamento do prédio e serviços complementares nas partes internas.
     O prefeito salientou que as obras serão conduzidas para a preservação das características históricas, com a implantação de um Centro Cultural, um café temático, além da instalação de boxes que serão licitados em breve.  Uma outra observação feita pelo prefeito é que a Prefeitura abriu por três vezes, processo licitatório até registrar a empresa interessada em executar a obra. Um outro detalhe foi reconhecer a ajuda dos vereadores nesse processo. Esta ação também faz parte do Programa Dignidade, que ampara a população em situação de rua e revitaliza os espaços públicos para o uso de toda a comunidade.  
     Junto com as obras na antiga Mogiana, a Prefeitura trabalha para revitalizar também a Praça Sabino Loureiro, porém a terceira licitação para as melhorias na praça foi considerada deserta, ou seja, sem nenhuma empresa interessada pela obra. Uma nova licitação está sendo preparada para que, em breve, os serviços sejam iniciados e as benfeitorias previstas entregues à comunidade. Os investimentos neste projeto de revitalização são de R$ 2.962.851,47 e a previsão de término é de 12 meses.

Prefeitura entrega novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

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     O prefeito Alexandre Ferreira participou na última segunda-feira, da entrega solene na sede do 2º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros, de duas novas viaturas à corporação, sendo uma UR (Unidade de Resgate), totalmente equipada e destinada ao atendimento de ocorrências e um veículo para as atividades de fiscalização e vistorias. O prefeito foi acompanhado pelo Tenente Coronel Leal, do 9º Grupamento, sediado em Ribeirão Preto, a capitã Sandra Elaine,  responsável pelo Sub-Grupamento de Franca, vereadores, Marcus Araújo, secretário de Segurança, entre outras autoridades.
     O Sub-Grupamento de Franca abrange 33 municípios da região e as duas viaturas chegam para reforçar o aparato, destinado as demandas dessas comunidades.  A aquisição da UR ocorreu com a utilização de R$ 250 mil, oriundos de emenda parlamentar da deputada estadual, Delegada Graciela, com uma contrapartida da Prefeitura de R$ 119 mil. O segundo veículo foi adquirido com recursos próprios, no valor de R$ 85.181,00.
     Na oportunidade, o prefeito de Franca ressaltou a boa integração de ações que têm havido entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, cujos resultados são as melhorias na qualidade dos serviços oferecidos, no atendimento das necessidades da população. Observou que essa parceria só tem a se fortalecer cada vez mais, destacando que o Sub-Grupamento local é responsável por oferecer suporte para outras 33 cidades que estão integradas a nossa região. 
 
Outras viaturas 
     No início deste segundo semestre, uma outra Unidade de Resgate e um caminhão tanque para combate a incêndios foram colocados à disposição da corporação. Parte dos recursos envolvidos foram originários de emenda parlamentar da deputada estadual Delegada Graciela, com uma contrapartida de R$ 120,6 mil da Prefeitura, totalizando um valor de R$ 370.662,00.
      Também foram entregues neste ano, duas novas viaturas de médio porte e 10 motos para a Polícia Militar, mediante convênio entre Prefeitura e Governo Estadual. A Guarda Civil também recebeu três novas viaturas, já em utilização nos serviços diversos voltados à proteção dos próprios municipais, além das operações de fiscalização de crimes ambientais. 

Campanha ‘Pneu no Caminho Certo’ vai orientar sobre descarte correto

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     As Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde estão unidas em um trabalho permanente de conscientização sobre o descarte correto de pneus, resumido através da Campanha ‘Pneu no Caminho Certo’.  O propósito é conscientizar a população, em especial os proprietários de estabelecimentos relacionados ao comércio e à manutenção de pneus, sobre o descarte ambientalmente correto dos mesmos, protegendo o meio ambiente e ajudando a eliminar os criadouros do mosquito da dengue.
     O lançamento da campanha está previsto para o próximo dia 22, no Aterro Sanitário, a partir das 10h30. Nesta data, haverá uma visita coletiva dos agentes de vetores, tanto ao Aterro Municipal, como a sede da Cooperfan (Cooperativa de Trabalhadores com Recicláveis). O primeiro fica nas margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, que liga Franca a São Joaquim da Barra e a Cooperativa, no Distrito Industrial, próximo a sede da Emdef .
     Pensando em dar uma ampla projeção as ações previstas, equipes do Setor de Informação e Comunicação (IEC), da Vigilância Ambiental, estão trabalhando na elaboração de banners e cartazes para divulgar e orientar sobre o descarte correto dos pneus e como a Prefeitura pode ajudar nesse processo. Os banners serão afixados no Aterro Sanitário, margens da Rodovia e pontos estratégicos  da cidade. Da mesma forma, os principais estabelecimentos que comercializam pneus, borracharias e outros receberão visitas e cartazes. 
     O lançamento da Campanha ‘Pneu no Caminho Certo’ também fará parte das atividades da Semana Estadual de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti. Junto a entrada do Aterro Municipal, já existe uma estrutura denominada de Ecoponto, onde os pneus a serem descartados podem ser entregues. 

Leilão tem 12 animais arrematados

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     A Secretaria de Meio Ambiente, através do Canil Municipal realizou na manhã desta terça-feira, o 10° Leilão de Animais. Na oportunidade, os 10 equinos e 2 muares, que estavam disponíveis foram arrematados, totalizando R$ 7.089,96. 
      Até o momento, somando todas as edições realizadas, foram leiloados 50 animais de grande porte. De acordo com a coordenação do Canil Municipal, já existem 5 animais separados para a próxima edição do leilão, que terá a data divulgada em breve. 
     Estes animais foram abandonados em vias e áreas públicas ou vítimas de maus tratos, que são resgatados pelas equipes contratadas, que têm mantido uma vigilância e atuação permanente, em parceria com a Guarda Civil e o Canil Municipal. Conforme estabelece a legislação, depois que são recolhidos e levados para o Canil, é publicada uma notificação no Diário Oficial do Município, com as características do animal e local da ocorrência, onde o proprietário tem prazo de 5 dias para o pagamento das taxas de estadia e a retirada do animal. Caso não seja feita a retirada, o animal é destinado ao leilão. 
     As denúncias de animais de grande porte, soltos em vias e áreas públicas, poderão ser feitas pelo telefone (16) 3724-1033
     Mais informações poderão ser obtidas no Canil Municipal, localizado na rua José Gianesela, 415, Bairro City Petrópolis ou pelo telefone (16) 3703-9389.

Av. Adhemar de Barros é alvo de ação para coibir descartes irregulares

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     A Prefeitura iniciou nesta semana, um trabalho de corpo a corpo pela Avenida Adhemar de Barros, na região dos Jardins Brasilândia, Centenário, São Luiz e adjacências, para conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de lixo em vias públicas. Para isso, está contando com uma parceria com o Tiro de Guerra que, no primeiro e segundo dias de abordagens, contou com 15 atiradores liderados pelo sargento Rafael, que estiveram em contato com moradores e comerciantes instalados na região.
     Essa ação tem caráter educativo e vai continuar pelos próximos dias. O tenente H. Souza também está engajado nesse esforço e vem auxiliando na organização das equipes, que vão a campo. Nesse setor da cidade, como em outros também, a incidência de descarte irregular de lixo tem sido grande, em especial no canteiro central da avenida e demais áreas públicas. 
     Junto com as orientações aos moradores, estão sendo distribuídos folhetos de esclarecimento e informações sobre as opções de serviços gratuitos ofertados pela Prefeitura. A Guarda Civil Municipal, que faz a fiscalização periódica, esclarece que o descarte irregular de lixo é caracterizado como crime ambiental, passivo de multa, podendo o infrator responder a processo na Promotoria do Meio Ambiente. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

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     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 9, com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h. 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Paulista, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC 
     A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas nas UBS's Santa Terezinha, Santa Clara e Aeroporto 1,  das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS)  - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC 
     A primeira, segunda e a terceira doses para pessoas com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e profissionais de saúde da vacina Coronavac, poderão ser recebidas nas UBS´s Santa Terezinha, Santa Clara e Aeroporto 1, das 8 às 19h.
 
1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Planalto, Estação e Progresso, no horário das 8 às 19h.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com idade de 30 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Guanabara, no horário das 8 às 19h. 

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