Email  

Notícias

Franca registra redução dos acidentes fatais na área urbana

 DSC 7195
     O trânsito na área urbana de Franca teve uma redução acentuada de acidentes fatais nos últimos anos, conforme aponta uma estatística do Governo do Estado de São Paulo, através do sistema de monitoramento Infosiga. Em pronunciamento feito nesta terça-feira, o prefeito Alexandre Ferreira avaliou ser um indicativo positivo e mostra que a cidade está melhor sinalizada, solicitando às pessoas que sejam mais conscientes no trânsito.
     Os números do sistema de monitoramento indicam que contra os 20 óbitos registrados nos primeiros 6 meses do ano passado, este ano, foram 12 mortes em igual período. O prefeito reiterou o pedido de atenção e cuidados redobrados de motociclistas e motoristas, pois a meta é continuar diminuindo essa estatística.
     Esses indicativos são os menores com vítimas fatais nos últimos 7 anos. Alexandre Ferreira reforçou que não obstante essa queda, é preciso seguir trabalhando, aumentando a prudência e os cuidados no trânsito, pois a vida é o bem mais precioso de todo o ser humano.
     Alguns dados estatísticos do Infosiga apontam que, ao longo do ano de 2.020, foram registradas 48 mortes, no ano seguinte (2.021), caiu para 39  e neste ano, nos primeiros seis meses foram 12 óbitos, contra 20 no mesmo período do ano passado. 
     De parte da Prefeitura, os investimentos continuam sendo feitos em todos os locais, com a melhoria da sinalização, como já foi feito na Avenida Tristão de Almeida, por exemplo, no Distrito Industrial, com dispositivos para inibir os excessos, instalação de faixas de pedestres, colocação de mais semáforos na Cidade Nova, ampliação dos contadores digitais numéricos nos principais cruzamentos, além de uma série de ações para melhorar a segurança nas ruas e avenidas. Outro investimento está sendo feito no recapeamento e novas placas de sinalização.
     Dada a vulnerabilidade que representa o transporte em motos, a orientação da Secretaria de Segurança é para que os condutores aumentem os cuidados, em especial, limitando a velocidade e respeitando a sinalização. A maioria das vítimas fatais no trânsito dos números registrados em Franca, estava na condução de motos. 
 

“Emprega Franca” divulga mais de 160 vagas de emprego

 pexels mart production 7709208
     A Secretaria de Desenvolvimento, através do Programa “Emprega Franca” está divulgando 165 vagas de emprego em diversas áreas de atuação, entre elas estão Consultor de Vendas, Auxiliar Administrativo, Operador de Telemarketing, Auxiliar de Produção, Analista Fiscal, Designer Gráfico, Social Mídia, Serviços Gerais e outros. A maioria das vagas exige Ensino Médio completo e experiência na área. 
     Para se candidatar, é necessário acessar o site da Prefeitura, no Programa “Emprega Franca”, através do link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-01082022.pdf e consultar o código da vaga de interesse, localizado no documento. O próximo passo será acessar o formulário do Google Forms, disponibilizado pelo link https://forms.gle/JNXq7AYT5f9F7GLM6 , preencher as informações solicitadas e anexar o currículo. A empresa entrará em contato. 
       As vagas de emprego são atualizadas e disponibilizadas no site da Prefeitura. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-7080.
 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 3, que contará com 7 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Planalto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES E PCD / 1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC 
     Na UBS Paulistano, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 1, Santa Terezinha, Guanabara e Estação, no horário das 8 às 16h.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 02 at 15.15.32
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
     Para esta quarta, 3, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace e Progresso, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 1, Estação, Santa Terezinha, Planalto, Brasilândia, Guanabara e Paulistano, das 8 às 16h. 
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace e Progresso, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Educação inicia formação continuada sobre Cultura Afro-Brasileira

 DSC 7167
     A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 1º de agosto, uma formação continuada sobre a 'História da África e Cultura Afro-brasileira na Perspectiva da Lei nº 10.639/03”.
   O primeiro módulo, de um total de seis, foi realizado na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, sendo diretores das escolas, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e profissionais da secretaria.
     A formação, que será ministrada quinzenalmente, até o início de novembro, com carga horária de 40 horas, incluindo atividades presenciais e à distância, objetiva atender a obrigatoriedade da questão "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03,  considerando a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação. São amplamente conhecidas as desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sexo e condição socioeconômica de suas famílias e a naturalização das desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado. Diante desse quadro, a formação aos profissionais da Educação, preferencialmente, de forma transversal e integradora, é uma ação fundamental para a implementação eficaz da Base Nacional Comum Curricular, além de ser um suporte precioso para a superação dessas desigualdades, para a necessidade da construção das “aprendizagens essenciais”, que os alunos brasileiros precisam desenvolver durante as etapas e modalidades da Educação Básica, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).
     As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Atua como psicóloga, trabalhando principalmente com crianças e adolescentes. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil, como líder do Comitê Igualdade Racial, além de Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Igualdade Racial) e ministra aulas de História na Educação Básica. 
      Com a realização dessa formação continuada, os professores poderão ressaltar em sala de aula, a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Inaugurado novo Ambulatório Escola da Uni-Facef e Prefeitura

 IMG 0079
     Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, a cerimônia de inauguração da nova unidade do Ambulatório Escola do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), em parceria com a Prefeitura.  O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Alfredo José Machado Neto e João Baptista Comparini, reitor e vice reitor da Uni-Facef, vereadores, Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, Frederico Alonso Freitas, chefe do Departamento de Medicina da Uni-Facef, Marcos Vinícius Barbosa, delegado regional do Cremesp, Clóves Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Tarciso Botto, presidente da ACIF. 
     O ambulatório instalado, em prédio anexo à unidade II da universidade (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2390), conta com 16 consultórios para o atendimento nas especialidades de Clínica Médica (geral), Ginecologia, Pediatria e acompanhamentos pós-cirúrgicos, vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ângela Rosa, para apoio no atendimento à demanda daquele setor da cidade. Os atendimentos serão iniciados a partir desta terça-feira, 2, a partir das 8h.
     A estimativa é que a nova unidade ofereça cerca de 1 mil atendimentos por mês, que serão prestados pelos estudantes dos 3º e 4º anos do curso de Medicina da Uni-Facef, sob a supervisão de preceptores e médicos, enquanto que no ambulatório que funciona no Hospital do Coração, em parceria com a Santa Casa, os serviços são oferecidos pelos alunos dos 5º e 6º anos, com as subespecialidades, cardiologia, pneumologia, cirurgias mais específicas. 
Frederico Alonso de Freitas, médico, professor e coordenador do Departamento de Medicina da universidade, destacou que é um novo espaço para o atendimento da demanda da população, funcionando em convênio direto com a Prefeitura, de segunda a quinta-feira. "Os pacientes já sairão inclusive com o retorno marcado e vamos trabalhar para a redução do absenteísmo, utilizando às sextas-feiras para entrarmos em contato com os pacientes, que faltarem às consultas, reagendando o atendimento", disse Frederico. 
     Atualmente, a cidade conta com dois Ambulatórios Escola, que funcionam mediante parceria entre a Prefeitura e Universidade de Franca, no centro da cidade e outra unidade do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), instalado no Hospital do Coração, que oferecem, em média, 900 e 630 atendimentos mensais, respectivamente, cujo encaminhamento dos pacientes é feito pela rede de Unidades Básicas de Saúde.
 

Ruas da Cidade Nova recebem novos semáforos

 DSC 7164
     Dois novos semáforos foram instalados em cruzamentos do Bairro Cidade Nova, cujo objetivo da Prefeitura é reduzir os riscos de acidentes e melhorar a segurança, tanto dos pedestres, como dos motoristas. A medida foi adotada pela Secretaria de Segurança, que contemplou com essa ação os cruzamentos das ruas Afonso Pena com Prudente de Morais e Capitão Anselmo com José Marques Garcia, esta nas imediações do DER e do Detran.
     Nesta segunda-feira, as equipes de sinalização trabalharam fazendo as adequações, com as sinalizações aérea e de solo. 
     Nos dois locais, os conjuntos semafóricos foram testados e acionados pela equipe de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente. 
     A Secretaria de Segurança reitera o apelo aos motoristas para que também façam a sua parte, dirigindo com cautela e observância as placas de orientação e aos limites de velocidade.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais