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Semana do Idoso terá como tema ‘É Preciso Saber Viver...’

 semana do idoso
     Franca terá este mês, uma Semana de Valorização da Pessoa Idosa, tendo como temática ‘É Preciso Saber Viver...’, cuja abertura está prevista para o próximo dia 26. O evento é organizado, anualmente, por intermédio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social. 
     A semana é um espaço que objetiva proporcionar oportunidades de diálogo e reflexões sobre a terceira idade, propiciando encontros e atividades, que valorizem a pessoa idosa, preservando sua autonomia e garantindo oportunidades de acesso à convivência familiar, comunitária e social. É um evento aberto a todas as pessoas da comunidade e seus familiares, profissionais das mais diversas áreas, conselheiros e autoridades.
     A abertura está confirmada para às 14h, do dia 26, com apresentação Cultural do Coral do CCI e logo depois, Coral do CCI Alegria de Viver, seguido da  entrega do Prêmio Valores da Maturidade de 2022. Na mesma ocasião, está prevista a apresentação Cultural, com a Folia de Reis do CCI LIONS Jardim Redentor, na Câmara Municipal, que fica no Parque das Águas, próxima ao Terminal Rodoviário. 
     Conjuntamente, estão envolvidos nas atividades, os Centros de Convivência de Idosos (CCIs), Centros Dia de Idosos (CDIs), Instituições de Acolhimento de Pessoas Idosas (ILPIs), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVs), Centro Jurídico Social da Unesp Franca, Ambulatório de Geriatria da Secretaria de Saúde, E.E. Dr. João Marciano de Almeida, Teatro Municipal José Cyrino Goulart, Teatro da Fundação Espírita Judas Iscariotes (FEJI). 
      O encerramento será dia 30, às 8h30, com o Baile da Amizade, no Salão Green Hall, na rodovia Rio Negro Solimões, próximo a Morada do Verde.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

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     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira, 13, que contará com 9 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.
 
1ª DOSE (3 E 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC 
     A primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderá ser aplicada nas UBS's Aeroporto 3, Brasilândia e Leporace, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Nas UBS's Aeroporto 1 e São Sebastião, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Horto, no horário das 8 às 19h.
 
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quarta dose para 40 anos ou mais, profissionais de saúde e quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, nas UBS's Paulistano e Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h. 
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE  / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A primeira, segunda e terceira doses para 18 anos ou mais, a 4ª dose para pessoas, com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas na UBS Guanabara, no horário das 8 às 19h.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta terça-feira, 13, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulista, Santa Clara, Ângela Rosa, Progresso, Leporace e Estação, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Brasilândia, Paulistano, Santa Terezinha e Guanabara, das 8 às 19h.
   Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Planalto, Paulista, Santa Clara, Ângela Rosa, Progresso, Leporace e Estação, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Prefeitura e CROSS avaliam novo sistema de regulação de pacientes

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     O prefeito Alexandre Ferreira recebeu nesta semana, em seu gabinete, três médicos ligados à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e da CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), unidade responsável pela regulação de vagas para transferência em ambiente hospitalar em todo o estado.
     O encontro contou com a presença dos profissionais Osmar Mikio Moriwak, Rosana Tamelini e Domingos Guilherme Napoli, além de Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde e Lucas Mingoni, diretor do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), onde foram apresentados e avaliados os indicadores dos 10 primeiros dias, desde a implantação da nova metodologia para o sistema de regulação de vagas, envolvendo o município e a CROSS.
     O levantamento apresentado apontou que, no período de 26 de agosto ao dia 4 de setembro, foram atendidos em média, 2.345 pacientes nos Prontos-Socorros Adulto e Infantil, UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, sendo que dessa quantidade, 65 pacientes foram inseridos no sistema de regulação, o que representa que 2,79% foram transferidos para internação em ambiente hospitalar de Franca e região. Os demais pacientes, cerca de 97%, foram atendidos nas unidades de urgência e emergência, medicados e receberam alta médica, após terem seus quadros clínicos restabelecidos.
     O médico Osmar Mikio Moriwak ressaltou que o prefeito Alexandre Ferreira estava preocupado com a grande demora para o atendimento dos pacientes, que aguardavam pela regulação de leitos e a decisão de levar essa regulação para um nível central, a CROSS, possibilitou um melhor diagnóstico sobre quais problemas estavam sendo registrados na cidade. "Apresentamos para o prefeito, o que foi observado neste período, após a implementação do novo sistema de regulação. É um processo temporário, onde com esse diagnóstico, pretendemos fazer agora os redirecionamentos para que a situação volte a funcionar com normalidade, buscando novas parcerias com outros hospitais", comentou. 
     Já o médico Domingos Guilherme Napoli fez uma avaliação positiva do novo sistema, onde é possível verificar uma melhora substancial no atendimento e na qualificação dos pacientes atendidos. "Isso leva um melhor atendimento não só para os pacientes, mas um aprimoramento do ponto de vista médico para a cidade e para a região. Antes da mudança, 8% das pessoas que passavam pelos prontos-socorros iam para a Santa Casa. Hoje são cerca de 2%. O trabalho nas unidades de urgência facilita o atendimento da regulação e, principalmente, o atendimento dos que mais necessitam e os casos mais graves", disse Napoli.
     Para o prefeito Alexandre Ferreira, os indicadores apontaram que o município tem um dos melhores atendimentos pré-hospitalares do Estado, nas UPAS e nos dois prontos-socorros. "O levantamento apontou que a Prefeitura busca internação para 2% dos pacientes, que são atendidos nas unidades, enquanto 97% dos pacientes são assistidos e medicados, têm seus problemas resolvidos e retornam para suas casas com segurança. Nós estamos buscando soluções para melhorar cada vez mais a nossa saúde. Autorizamos a construção de três UBS, sendo que a primeira já está em obras, no City Petrópolis e o NGA novo", reforçou o prefeito.  

Educação inicia matrículas antecipadas para 2.023

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     A Secretaria de Educação inicia na próxima segunda-feira, 12, o cronograma de matrículas antecipadas para o ano letivo de 2.023 da rede municipal de ensino. 
     A programação prevê a realização das matrículas em duas etapas, inicialmente, para a Educação Infantil - Fases 1 e 2, no período de 12 a 16 de setembro
     Desta forma, as crianças que vão ingressar na Fase I - Pré-Escola, que completarão 4 anos até 31 de março de 2.023 (nascidas de 01/04/2018 a 31/03/2019) e as da Fase II – Pré-Escola, que completarão 5 anos até 31 de março de 2.023 (nascidas de 01/04/2017 a 31/03/2018), deverão ser matriculadas nesta etapa, no horário das 8 às 16h, nas sedes das Escolas Municipais de Educação Básica.
      Na segunda fase do cronograma, será a vez das crianças que irão ingressar no 1º Ano do Ensino Fundamental, que completarão 6 anos até 31 de março de 2.023 (nascidos de 01/04/2016 a 31/03/2017), cujas matrículas deverão ser feitas pelos pais ou responsáveis, na semana de 19 a 23 de setembro, no horário das 8h às 16h, na sede das Escolas Municipais de Educação Básica. 
     Os pais ou responsáveis deverão apresentar no ato da matrícula, cópias da Certidão de Nascimento e CPF do aluno, CPF e RG do responsável pelo aluno, comprovante de endereço do responsável e cópia da carteira de vacinação atualizada da criança.
     Para os alunos, que frequentarão do 2º ao 5º Ano, do Ensino Fundamental, as rematrículas ocorrerão nas próprias escolas municipais até o dia 21 de outubro. Já as solicitações de transferências poderão ser feitas somente a partir de janeiro de 2.023.
      Segundo a Secretaria de Educação, neste ano, estão sendo atendidos 19.043 estudantes na rede municipal de ensino, nos Ensinos Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA/Cesum) e projetos municipais. 
      Márcia Gatti, secretária de Educação, alertou os pais para que fiquem atentos ao cronograma da matrícula antecipada, onde poderão garantir as vagas para os seus filhos, em escolas mais próximas as suas residências, facilitando também o planejamento escolar para o próximo ano letivo. 
      Confira a relação das escolas municipais, com endereço e telefones para contatos:
  
REGIÃO NORTE 
 
Sede: EMEI Prof. Walter Costa
      Rua Emílio Bruxelas, nº 3556 – Parque São Jorge
⦁ EMEI Prof. Agnelo Morato Júnior - Jardim Guanabara
⦁ EMEB Profª. Odette do Nascimento - Parque dos Pinhais
Sede: EMEI Prof. Nicanor Xavier da Cunha
      Rua Ana Aguilar, nº 1601 – Nova Franca
⦁ EMEI Prof. Sabino Loureiro - Vila Santa Terezinha 
Sede: EMEB Profª. Sueli Contini Marques
      Rua Mamede Silva, nº 2771 – Jardim Tropical
⦁ EMEI Prof. João Luís Garcia – Jardim Tropical
Sede: EMEB Profª. Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna 
      Rua Erothildes Teodoro Pereira, nº 1060 – Parque Vicente Leporace III
⦁ EMEI Profª Haidêe Marquiafave - Jardim Portinari
Sede: EMEB Prof. Florestan Fernandes
      Rua Raquel Jacintho Mesquita, nº 900 – Jardim Vera Cruz
Sede: EMEB Profª. Olívia Corrêa Costa
      Rua Antônio Miras Molina, nº 4700 – Jardim Paineiras
Sede: EMEB Profª. Maria Brizabela Bruxellas Zinader
      Rua Wilson David, nº 2640 – Jardim Luiza
Sede: EMEB Prof. Mitermair Alves Barbosa
      Rua Maria de Fátima Cáceres Mercuri, nº 3185 – Jardim Luiza II
Sede: EMEB Prof. Aldo Prata
      Avenida São Pedro, nº 601 – City Petrópolis
Sede: EMEB Dr. Valeriano Gomes do Nascimento CAIC
      Rua José Gianesella, nº 581 – City Petrópolis
Sede: EMEB Profª. Ana Rosa de Lima Barbosa
      Rua Waldomiro Gonçalves, nº 191 – Parque do Horto
Sede: EMEB Profª. Maria Ângela David Henrique dos Santos 
      Avenida Paulo Duarte, nº 235 – Parque Vicente Leporace I
⦁ EMEI Profª. Izaura Cunha Nunes – Parque Vicente Leporace II
 
 
 REGIÃO SUL
Sede: EMEB Frei Germano de Annecy
      Rua Fued Zacarias Cury – nº 1230 – Parque Progresso
⦁ EMEI Profª Elenita Mazzota de Oliveira - Jardim Ângela Rosa
Sede: EMEB Profª. Vanda Thereza de Senne Badaró
      Rua Alfonso Sanches Simon, nº 301 – Recanto Elimar II
Sede: EMEB Prof. Paulo Freire 
      Rua Luciano Villaça, nº 1102 – Jardim Aviação
⦁ EMEI Prof. Antônio Reginald Bove - Jardim Alvorada
Sede: EMEB Prof.  Hélio Paulino Pinto 
      Rua Urias Alves Taveira, nº 6309 – Residencial Ana Dorotéia
Sede: EMEB Profª. Maria Antônia Stevanato Reis
      Rua Amaury Rangel, nº 5880 – Jardim Paraty
Sede: EMEB Prof. Antônio Manoel de Paula
      Avenida Gabriela Almeida de Pirajá, nº 671 – Jardim Aeroporto II
⦁ EMEI Profª. Maria de Lourdes Lima Pelizaro - Jardim Aeroporto II
Sede: EMEB Prof. Fausto Alexandre de Souza Teodoro 
      Rua Carlos Maranha, nº 2021 – Jardim Santa Bárbara
Sede: EMEB Prof. José Mário Faleiros 
      Rua Leonardo Fernandes Martins, nº 1971 – Jardim Aeroporto III
Sede: EMEB Profª. Christianne Dezuani Dias de Oliveira
      Rua Maria de Lourdes Magrin do Val, nº 6100 – Vila Real
 
 
REGIÃO LESTE
 Sede: EMEB Prof. Marilourdes Figueiredo Iara
      Rua Horácio Saturi, nº 350 – Jardim Panorama
⦁ EMEB Profª Milton Alves Gama – Jardim Paulistano
Sede: EMEB Frei Lauro de Carvalho Borges
      Rua Cândido Carlos de Mello, nº 2860 – Jardim do Éden
Sede: EMEB Profª. Luzinete Cortez Balieiro
      Rua Eunice Carmen Gonçalves Rodrigues, nº 2555 – Jardim Palestina
Sede: EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein
      Rua Paulo Vieira da Silva, nº 2321 – Jardim Piratininga
Sede: EMEB Prof. César Augusto de Oliveira 
      Avenida Major Elias Motta, nº 1830 – Jardim Brasilândia
 
 
REGIÃO OESTE
Sede: EMEB Prof. Augusto Marques 
Rua Água Santa, nº 500 – Vila Nova
⦁ EMEI Profª. Maria Helena Teixeira - Jardim Francano
Sede: EMEB Anor Ravagnani
Rua Geraldino Augusto Machado, nº 181 – Parque das Esmeraldas
⦁ EMEI Profª. Maria Tereza Bártoli – Vila Santa Helena
Sede: EMEB Profª Dorotea Paulino Ferro
Rua Joaquim Machado, 580 – Jardim Paulo Archetti
 
Sede: EMEB Prof. e Escritor Nelson dos Santos Damasceno
Rua Cândido Francisco Pires, nº 4000 – Jardim Bonsucesso
Sede: EMEB Prof. Domênico Pugliesi
Rua Santa Luzia, nº 3421 – Santa Maria
Sede: EMEB Profª. Etelgina de Fátima Viveiros
Rua Pedro Silveira, nº 2915 – Residencial Júlio D’Elia
⦁ EMEB Profª Guiomar Ferreira Silva – Jardim Martins
Sede: EMEB Profª. Rita de Cássia Calixto Xavier
Rua Otaides Eurípedes Eleutério, nº 2505 – Jardim Pulicano
 
 
REGIÃO CENTRO
Sede: EMEB Profª Emília de Paula Tarantelli
      Rua Prudente de Morais, nº 450 – Cidade Nova
⦁ EMEI Profª Maria Pia Silva Castro - Vila Nossa Senhora das Graças
⦁ EMEI Prof. Otávio Martins de Souza Júnior - Bairro São José
⦁ EMEI Profª Izanild Paludeto Silva - Cubatão/Centro

Av. Adhemar de Barros recebe nova iluminação

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     Com o objetivo de melhorar as condições de segurança das pessoas, que circulam pelos passeios e também a visualização aos motoristas, que trafegam pelas duas pistas, a Prefeitura iniciou nesta semana, a substituição das luminárias da Avenida Adhemar de Barros. O trecho, inicialmente a ser contemplado, compreende da rotatória com a Av. Brasil, onde o serviço já foi executado, com a retirada das lâmpadas a vapor de sódio e a colocação de Led com 150 watts de potência e segue por toda a extensão, até na outra rotatória que cruza com a Avenida Hugo Bettarelo, na saída para Ibiraci, no Jardim Palestina.
     "As equipes de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente estão com a incumbência de fazer essa troca, que deve ser concluída no decorrer da próxima semana", explicou o secretário Rui Engrácia Garcia Caluz. Ainda segundo ele, essa é uma medida importante que representa mais luminosidade nas duas pistas da avenida, de grande movimentação, mais segurança para os pedestres e também condutores.
      Aliado a estes componentes, existe o fator economia, pois o consumo é bem menor que as luminárias, que estão instaladas nesse trecho. 
 

Saúde Visual atende mais de 750 crianças e chega ao Aeroporto 2

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     O Programa 'Saúde Visual nas Escolas', mantido pela Prefeitura de Franca, está percorrendo as escolas municipais desde o final do ano passado, onde o objetivo é identificar possíveis estudantes com deficiência de aprendizado, em razão do comprometimento da visão e oferecer assistência. Para isso, existe um trabalho integrado que envolve equipes das Secretarias de Educação e de Saúde, que semanalmente visitam, com um trailler móvel, as unidades de ensino com dois profissionais oftalmologistas que examinam as crianças, previamente triadas pelas próprias educadoras, em sala de aula.
     Para realizar esse trabalho, as profissionais da Educação receberam um treinamento sobre como aplicar o teste chamado de acuidade visual, que consiste em uma avaliação ocular da pessoa, que apresenta sinais de alterações na visão. Quando necessário testar a capacidade visual, este exame é feito e permite detectar o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos.  O teste especifica se a visão da criança está ou não funcionando plenamente.
     Iniciado este ano, a partir da Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli’, na Cidade Nova, o Programa 'Saúde Visual' já atendeu estudantes das escolas no Parque Progresso, Santa Rita, Jardins Aeroporto, Santa Bárbara e Aviação, Recanto Elimar e, nesta semana, chegará ao Jardim Aeroporto 2, na Escola Municipal ‘Antônio Manoel de Paula’. Nessa unidade, estão previamente relacionados, após triagem interna, mais de 220 alunos. A equipe atende às sextas-feiras e a previsão é permanecer na unidade por,  pelo menos, três semanas.
     Na unidade recém visitada, a Escola ‘Maria Antônia Stevanato’ foram examinados pelos oftalmologistas, 164 estudantes.  Os números de estudantes atendidos somente no primeiro semestre foi de 477, dos quais, 164 receberam encaminhamento e foram contemplados com armações e respectivas lentes, recebendo acompanhamento. Considerando as unidades já visitadas neste semestre, a estimativa dos responsáveis pelo acompanhamento é que o número já ultrapassou 750 alunos examinados.
     A final do semestre é feita a contabilização geral, enquanto que na medida em que são diagnosticados alunos com limitações de visão, os casos são repassados a Secretaria de Saúde, para aquisição das armações, lentes e as famílias orientadas a respeito.
 

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