Email  

Notícias

Capacitação no Minha Chance Jovem começa segunda-feira

minha chance 
     Começa na próxima segunda-feira, 18, com 29 alunos, a partir de 16 anos, o primeiro curso de capacitação, destinado às pessoas identificadas para o Programa "Minha Chance Jovem". 
     A Secretaria de Ação Social manteve contato com os interessados e finalizou nesta sexta-feira, os preparativos envolvendo a identificação dos jovens contemplados, cujas aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, no período da tarde, das 14 às 17h, na FATEC (Faculdade de Tecnologia), instalada na Vila Imperador. A previsão é que essa capacitação prossiga até o dia 10 de dezembro, contemplando conteúdos, como Mídias Digitais, Marketing Pessoal e Informática Atendimento Pessoal.
    O propósito de oferecer essa capacitação às crianças e adolescentes, em situação de trabalho infantil nas ruas e em semáforos, com o pagamento de um auxílio de R$ 300,00, mediante a participação em cursos, é prepara-los para o ingresso no mercado de trabalho. Os participantes do programa terão acesso também a vale transporte, lanche no horário de aula, material do curso, reforço escolar e atividades de esportes e lazer, para que tenham melhor qualidade de vida e um futuro melhor.  
     A Secretaria de Ação Social confirma também, que o auxílio mensal que eles vão receber, deverá começar a ser pago no final deste mês. Uma outra observação é que a Prefeitura irá realizar essa ação, exclusivamente, para jovens já identificados, em acompanhamento pelas equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e de Abordagem, que estão em situação de trabalho infantil e outros que se encontram em situação de risco.
     Junto com a Secretaria de Ação Social, esse trabalho de implantação do Programa "Minha Chance Jovem" está sendo colocado em prática de forma conjunta, com as Secretarias de Desenvolvimento, Finanças, Educação, Saúde e FEAC.

Centro de Esportes já conta com local para caminhadas

DSC 9529 
     Aos poucos, o antigo espaço ocioso existente entre as avenidas  Flávio Rocha e William Azzuz, vai ganhando um novo formato, a partir do trabalho em andamento das obras do futuro Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), entre as Vilas Gosuen e Santa Terezinha, na região Norte da cidade. Quem circula, diariamente, pelas imediações, pode notar que o calçamento nas laterais está praticamente 100% concluído.
     Nesse calçamento já nivelado e concretado, os moradores das proximidades já podem praticar seus exercícios diários, realizando suas caminhadas, um dos objetivos da projeção do passeio. 
     No canteiro central, o serviço também está em pleno andamento, envolvendo a abertura dos cortes para drenagem da água, que uma vez captada da área interna será destinada para o sistema de galerias. As quadras, para prática de basquete 3x3 e de areia, ficarão num nível 60 centímetros mais elevado que o da rua.
     O Centro Popular de Esportes e Lazer,  além das quadras de areia e de basquete, deverá ser contemplado com uma pista de skate, um parque infantil e iluminação. A execução do projeto está a cargo da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que trabalha para concluir os drenos e iniciar nos próximos dias, a compactação e concretagem da primeira quadra. Essa iniciativa de revitalização do local pela Prefeitura, tem o propósito de transformá-lo, num espaço de convivência, lazer e recreação dos moradores das imediações.
     Os recursos investidos são da ordem de R$ 618,4 mil.  A exemplo dessa área, a Prefeitura está trabalhando no sentido de viabilizar, para o final deste ano, a recuperação do prédio e imediações da antiga Estação Mogiana.

Convocados pelo programa Bolsa Trabalho começam a validar o benefício

Bolsa trabalho 
     O programa Bolsa Trabalho, lançado em agosto, deste ano, pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, disponibilizou para a população francana, 80 vagas para as pessoas acima de 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiados, além da participação em cursos de capacitação profissional gratuitos, através da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 535,00, por um período de cinco meses, condicionado a frequência, desempenhando atividades de trabalho, nos órgãos públicos municipais por 4 horas diárias e 5 dias por semana.
     A convocação dos 80 contemplados foi realizada no mês de setembro, onde compareceram, 50 pessoas para validarem o benefício.  
     A partir de segunda-feira, os beneficiados iniciarão as atividades de trabalho em várias secretarias municipais e dentre as funções exercidas, estão as de serviços gerais ou administrativas, escolhidas pelos próprios beneficiários, através do preenchimento de um formulário. 
     Em média, os beneficiários do programa apresentam a faixa etária entre 20 e 50 anos de idade e poderão, durante este período, acessar os cursos disponíveis pelo Estado. 
     O Programa Bolsa Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional  e renda aos cidadãos, em situação de vulnerabilidade social, além de conhecimento e especialização nas áreas de  atuação de trabalho. 

Educação amplia Reforço Escolar para alunos da rede municipal

pexels skylar kang 6368835 
     A Secretaria de Educação anunciou a ampliação do Programa de Reforço Escolar, nas escolas da Rede Municipal, com a implantação do Projeto "Um dia diferente na escola”. 
     O objetivo da iniciativa é garantir até dezembro, aos estudantes de todas as escolas municipais, a recuperação contínua das aprendizagens. Durante um dia da semana, os alunos estão sendo reagrupados em novas turmas, de acordo com o seu nível de desempenho, para que os professores possam trabalhar as habilidades, que cada grupo precisa desenvolver nas disciplinas de Português, desde a alfabetização, habilidades de leitura, escrita e produção de texto, além de Matemática. 
      Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que com a retomada das aulas presenciais no município, em agosto, a Prefeitura passou a oferecer atividades de apoio aos estudantes, visando enfrentar as defasagens de aprendizagem provocadas pelo período em que as escolas ficaram fechadas, devido à pandemia. 
      Segundo ela, os professores utilizaram os resultados de atividades avaliativas e de avaliações já realizadas pelos alunos, para comporem os grupos de reforço, que estão em atividade desde o dia 9 de agosto. Os diagnósticos e atividades avaliativas aplicadas, após todas as etapas do retorno presencial, oferecem dados para a organização das turmas no dia diferente. O reforço no contraturno escolar está sendo oferecido em 34 escolas e, inicialmente, a expectativa era atender cerca 1.500 alunos. Desta quantidade, aproximadamente, 1.200 crianças estão frequentando regularmente as aulas de reforço.
     A secretária de Educação ressaltou que este trabalho visa garantir, não apenas neste dia diferente, mas em todas as aulas, a utilização de novas metodologias, levando em consideração os processos educativos dos estudantes, atividades de apoio pedagógico, metodologias reflexivas e de resolução de problemas e o planejamento, considerando os conhecimentos dos alunos. 
     Para o desenvolvimento desta ação, os professores e coordenadores pedagógicos participaram de um curso de formação, com a finalidade de subsidiar o planejamento das atividades de reforço do contraturno e do projeto “Um dia diferente na escola”, além de monitorarem a frequência dos estudantes a cada 15 dias pela equipe da Secretaria Municipal de Educação   e atender todos os dias, os estudantes com vulnerabilidades, garantindo o atendimento pedagógico necessário. Além disso, as unidades receberam materiais do Programa Ler e Escrever, EMAI, Aprender Sempre e Currículo em Ação. 
     Ainda de acordo com Márcia Gatti, para a próxima semana está prevista a segunda ação de busca ativa, visando o retorno de alunos para a escola, além da orientação e conscientização dos pais sobre a importância dos estudantes frequentarem as aulas de reforço, devido a defasagem na aprendizagem, agravada pela pandemia.  
     A secretária comentou ainda que algumas unidades escolares estão atendendo 100% a quantidade de alunos matriculados, porém em cumprimento aos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, será feita uma avaliação junto às autoridades de saúde para o anúncio do retorno total dos estudantes às escolas. Além disso, a Rede Municipal de Educação faz parte do Sistema Estadual de Ensino e deve cumprir o que for deliberado e normatizado pelo Conselho Estadual de Educação. Durante este período, com o ensino híbrido, continuarão sendo oferecidas atividades, vídeos, orientações e atendimentos remotos, bem como atividades impressas para serem realizadas em casa. "Para reconstruir a educação, precisamos de comprometimento, foco, planejamento e muita disposição", disse Márcia Gatti.

Decoração de Natal em Franca será regionalizada e vai abordar “esperança”

DIP 1741 
     Luzes, arranjos, árvores decorativas e atividades culturais nas cinco regiões da cidade. É a proposta para a ornamentação natalina apresentada, nesta quinta-feira, 14, em encontro do prefeito Alexandre Ferreira, vereadores e o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Tarciso Botto. A entidade estima que o Natal gere cerca de três mil novos empregos no período e injete mais de R$ 44 milhões na economia local. 
     O projeto de lei que autoriza a parceria entre o Município e a ACIF para a decoração natalina já foi encaminhado à Câmara Municipal. “Natal da Esperança” é o tema escolhido.  “O ano de 2022 é crucial para vida de todos nós. Sofremos muito com a pandemia. Precisamos levar esperança ao coração das pessoas de que vamos ter um novo ano diferente”, explicou o prefeito. 
     Alexandre acredita que, além de ter a função de elevar o astral da população, a decoração de Natal terá impacto direto na economia da cidade e na geração de empregos. Este ano, foram abertas cerca de 7,6 mil vagas de trabalho. A ACIF prevê que a tendência da retomada econômica e abertura de oportunidades de emprego serão acentuadas com as ações de Natal.  “É um trabalho assertivo do prefeito e vai dar um ânimo especial ao comércio e à própria população, que, sem dúvida, vai refletir em um bom momento de geração de renda e empregos”, avaliou o presidente da ACIF.  Um levantamento do Instituto de Economia da entidade revela que, pelo menos, 80% dos consumidores sentem-se motivados e atraídos pela decoração de Natal. Além do público francano, os comerciantes apostam que a ornamentação poderá atrair visitantes de outros municípios. Atualmente, o setor comercial é responsável por 28 mil empregos diretos.  
     O cronograma prevê a instalação dos enfeites em áreas tradicionais, como as praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, além do prédio do Colégio Champagnat. Porém, a pedido do prefeito Alexandre Ferreira, o projeto previu a expansão da decoração para os bairros e a praça Carlos Pacheco. Assim, além do centro, as regiões Sul, Leste, Oeste e Norte vão receber a ornamentação. O mesmo vai acontecer com a tradicional Casinha do Papai Noel, que ganhará uma versão itinerante. “É o momento de valorizarmos a comunidade e os comerciantes, que batalham, diariamente, em todas as regiões da cidade. Queremos levar esperança e ações mais perto de onde as pessoas moram”, enfatizou Alexandre. 
     Pelo projeto, a execução integral da ornamentação natalina será coordenada pela ACIF, com investimentos em conjunto com a Prefeitura e anuência da Câmara Municipal. Em anos anteriores, além de recursos, o Município entrava com o trabalho de servidores e instalava a decoração em parte dos locais, como no Edifício do Colégio Champagnat.

Prefeitura divulga gabaritos do concurso para médicos e enfermeiros

 concurso 1510
     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), responsável pela coordenação do Concurso Público 01/21, divulgaram na edição desta quinta-feira, 14, do Diário Oficial do Município, os gabaritos das provas realizadas no último domingo para as funções de médicos e enfermeiros. O edital poderá ser consultado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1891-14102021.pdf .
    No documento publicado, a comissão organizadora do concurso, informa que os candidatos que discordarem do resultado, poderão apresentar recursos, obrigatoriamente, pelo endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br, no link “recursos”, preenchendo o formulário próprio disponibilizado, com o prazo para a entrega nos dias 18 e 19, deste mês, das 9 às 16 horas, devendo utilizar um formulário para cada questão.
    As provas para os 324 candidatos inscritos foram aplicadas no último domingo, na unidade 2 da Faculdade de Direito de Franca e, segundo os organizadores, foi registrada uma abstenção de 25% para médicos, sendo que dos 56 inscritos, 42 pessoas compareceram e 14,5% para a função de enfermeiros, onde 229 candidatos fizeram a avaliação dos 268 inscritos. 
    Segundo o edital do concurso público, as provas escritas objetivas tiveram caráter classificatório e eliminatório, compostas por 30 questões de múltipla escolha. O não comparecimento às provas, por qualquer que fosse o motivo, caracterizava a desistência do candidato, resultando na eliminação do concurso público.
    Será considerado habilitado, o candidato que obtiver 50% de acerto do total das questões. 
    O concurso é destinado para a contratação de profissionais, visando o atendimento das necessidades e demandas da Prefeitura, com 19 vagas para médicos entre Endocrinologista, Ginecologistas, Neurologista Clínico Geral, Otorrinolaringologista, Pediatra, Emergencialista Clínico Geral e médico de Saúde Ocupacional, além de 2 vagas para enfermeiros. 
    Os editais com o julgamento dos recursos apresentados e a classificação dos candidatos deverão ser publicados até o final deste mês. 

Confira a programação da vacina contra Covid para esta sexta-feira

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde informou que nesta sexta-feira, 15, a programação da vacina contra a Covid-19, continua atendendo com a primeira dose, às pessoas com 18 anos ou mais, na UBS Luíza, com funcionamento das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
     A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
    Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continuará nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
    A segunda dose da Astrazeneca estará disponível nas UBS Aeroporto 1 e Paulista, das 07h30 às 16h.
 
2ª Dose - Pfizer
   As pessoas que têm o agendamento no cartão de vacinação até o dia 1º de novembro, para o recebimento da segunda dose da Pfizer, poderão antecipar a data e comparecer nesta sexta-feira, nas UBS Estação,  Ângela Rosa e Horto, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
   A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
    A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta sexta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
   O atendimento será prestado nas UBS Guanabara e Brasilândia, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
   As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
   São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
    A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 18 de março, há pelo menos seis meses da última aplicação, está prevista para as UBS São Sebastião, Santa Terezinha e Progresso, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais